Desventuras em série: Serraria Baixo-Astral - Lemony Snicket

>>  segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SNICKET, Lemony. Serraria Baixo-Astral. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 176p. (Desventuras em série, V.4). Título original: The Miserable Mill.

“É uma injustiça atroz, não resta dúvida, que os Baudelaire passem por tantos apertos, mas a história deles é assim, fazer o quê¿ Por isso, agora que eu já contei que o começo será... Os órfãos Baudelaire olharam através da janela suja do trem e contemplaram o negrume melancólico da Floresta Finita, pensando se algum dia a vida deles melhoraria, larguem este livro se quiserem evitar uma história desagradável.”

Serraria Baixo-Astral de Lemony Snicket é o quarto volume da série Desventuras em série, se você ainda não conhece clique AQUI. E acompanhem mais um capítulo da triste história dos três órfãos Baudelaire que mais uma vez se metem nas histórias mais desagradáveis possíveis e sempre com finais muito infelizes.

Depois do fiasco com a tia Josephine os órfãos são enviados para um parente distante que vive em uma serraria no meio da Floresta Finita. E lá Violet, Klaus e Sunny vão trabalhar como adultos no corte das árvores em troca de 1 chiclete no almoço, 1 bife com gosto de sola de sapato no jantar e proteção contra o Conde Olaf.

Eles tentam ao máximo ver o lado bom de toda a tragédia, mas o item mais importante da lista pelo jeito não irá funcionar. Isso porque o conde Olaf aparece disfarçado mais uma vez e ainda por cima com uma hipnotizadora como aliada.

E se você está se perguntando como uma série onde só acontecem coisas ruins e finais desoladores pode fazer tanto sucesso, vai descobrir que o exagero e o absurdo é o forte do autor e que um livro triste pode ser muito bem-humorado. Este é o livro mais triste também até agora, quando as coisas realmente começam a piorar para as crianças. O cenário é desolador, o tutor não é nem mesmo um parente das crianças e o leitor fica agoniado com tanta desgraça que acontece com as crianças. O livro tem um mistério que começa a se desenrolar no decorrer dos volumes.

Eu adoro esta série, muito divertida para crianças e adolescentes. Este achei o mais chatinho de todos até agora, mas mesmo assim me divirto muito com a série. Podem ler os post sem medo de spoiler, porque os livros são muito independentes, mas a premissa é a mesma: tragédia, disfarce, conde Olaf e um novo tutor rs. 

Coleção Desventuras em série:
  1. Mau começo
  2. A sala dos répteis
  3. O lago das sanguessugas
  4. Serraria Baixo-Astral
  5. Inferno no colégio interno
  6. O elevador Ersatz
  7. A cidade sinistra dos corvos
  8. O hospital hostil
  9. O espetáculo carnívoro
  10. O escorregador de gelo
  11. A gruta gorgônea
  12. O penúltimo perigo
  13. O fim
Livros extras:
  • Lemony Snicket: Autobiografia não autorizada
  • As cartas de Beatrice (Os demais com tradução livre, ainda não lançados no Brasil)
  • O livro Vazio
  • Os incompreensíveis quebra-cabeças: irritantes jogos que irão irritar muitas pessoas
  • As notáveis notações
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO