target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Eragon - Christopher Paolini

>>  terça-feira, 29 de janeiro de 2013


PAOLINI, Christopher. Eragon. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005. 468p. (Ciclo da Herança, v.1). Título original: Eragon.

De repente uma rachadura apareceu na pedra. Mais outra e outra. Petrificado, Eragon inclinou-se para a frente, ainda segurando a faca. No topo da pedra, onde todas as rachaduras se encontravam, um pequeno pedaço se mexeu, como se estivesse se equilibrando em cima de alguma coisa, em seguida se ergueu e caiu no chão. Depois de outra série de chiados, uma pequena cabeça escura saiu pelo buraco, seguida de um estranho corpo distorcido. Eragon agarrou a faca com mais força e segurou-a imóvel. Logo, a criatura havia saído completamente da pedra. Ela ficou parada por um momento, depois, agitou-se em direção ao luar.
Eragon recuou, chocado, em pé, na frente dele, lambendo a membrana que o envolvia, estava um dragão.” p. 36

Este é o primeiro livro do Desafio realmente desafiante do blog Silêncio que eu to lendo. Item 16 cumprido: Re-ler e resenhar um livro que leu a muito tempo e nunca resenhou!

Eu amo a série de Eragon, já li os 3 primeiros livros há muitos anos atrás, e finalmente lançaram o último livro aqui no Brasil no final do ano passado. Fiquei na maior dúvida se resenhava o livro novo sem os anteriores – na época que li ainda não tinha blog – e o desafio caiu como uma luva. Só que dancei no item 16, agora vou querer reler e resenhar os três hehe. Eu amo historias sobre dragões, amei este livro tanto quando eu li que estava até com medo de reler e não gostar tanto. Descubra o que eu achei de Eragon do Christopher Paolini.

Eragon, 15 anos, é um jovem camponês que vive no pequeno e afastado vilarejo de Carvahall, ao lado do tio Garrow e seu primo Roran. O rapaz foi adotado pelos tios ainda recém-nascido, quando sua mãe entrega o filho para o irmão, pede que cuide dele e desaparece no mundo.  Ele não se lembra da mãe, mas vive uma vida tranquila com a família e faz de tudo para ajudá-los. É dos poucos que tem coragem suficiente para encarar a Espinha para caçar, um lugar temido por todos os aldeões mais supersticiosos.

E é em uma de suas caçadas que algo estranho acontece, um barulho de explosão, um rastro de fogo na floresta, e uma estranha pedra lisa e azul no meio de tudo. Curioso ele leva a pedra para casa, a família está sempre em dificuldades financeiras e ele pode vendê-la para ajudar.

Mal sabia ele que aquilo não era uma pedra, valiosa ou não. Era um dos últimos ovos de dragão, e Eragon só descobre isso quando o ovo eclode e o dragão nasce diante de seus olhos. Ele logo se encanta pelo dragão e decide cuidar dele e escondê-lo de todos.

Mas as notícias voam, e logo espiões do Império chegam a pequena Carvahall. Um vilarejo no meio do nada, mas as garras do Rei Galbatorix estendem-se por todo o reino. Eragon tenta avisar sua família e fugir, mas não chega a tempo para ajudá-los, uma tragédia acontece... e ele foge com a ajuda de Brom, um contador de historias misterioso que vivia na cidade.

Brom sabe tudo sobre dragões, sobre a sua Saphira. Ele começa a treinar o uso da espada com Eragon, que logo descobre que também pode fazer uso de magia. Sim, ele é um Cavaleiro de Dragão agora, provavelmente o primeiro depois de muitos anos, desde que o Rei exterminou todos os cavaleiros que não uniram-se a ele.

Ele tem muitos desafios pela frente, Galbatorix quer capturá-lo e colocá-lo sob suas ordens; os principais inimigos do Império, os Varden, também tem interesse no rapaz e seu dragão. Ele precisa ter cuidado, suas escolhas envolvem poder e perigo. Traições ocorrem por todos os lados. Será que Eragon precisa correr e se esconder? Ou será que ele escolherá lutar? E, ao lado de quem? Elfos, anões, homens, todos tem interesse no destino do Cavaleiro. Suas escolhas poderão salvar ou destruir o mundo em que vive.

“O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo.”

~~~~~~~

Ah que felicidade, eu continuo amando esta série!! Bom, pelo menos o primeiro livro. Engraçado que com o tempo, e com tantos livros lidos, vamos nos tornando mais críticos, e eu realmente temi não gostar tanto dele agora. Mas, Eragon continua encantador, bem escrito, e cheio de aventuras, magia e reviravoltas.Vale lembrar que não é um infanto-juvenil padrão, o livro segue a linha épica, é muito descrito e mais lento e por isso muita gente não gosta, acha devagar.

Eu lembro que na época foi a primeira série que me encantou no “pós Harry Potter”, a magia dos Cavaleiros é poderosa, mas inconstante. Nós nunca sabemos o que ele é capaz ou não de fazer, e o quanto isso vai lhe custar. Na mitologia do autor, a magia está ligada a energia do corpo de quem a usa, ou seja, se usar uma mágica forte demais, o portador pode se enfraquecer tanto que vem a falecer.

Eragon é o legítimo mocinho, o menino pobre e simples, sozinho no mundo, que de repente se torna O CARA. Bem no estilo HP. Ele é também muito humano, cheio de boas intenções e bem inocente. O bom que Saphira está sempre junto dele, e o dragão tem bem mais juízo do que o rapaz rs.

E o livro é repleto de bons personagens, Brom com seu conhecimento e jeito misterioso; Saphira com toda sua força, garra e sabedoria; o encanto dos elfos, a braveza dos anões, a força dos reis – neste lado a coisa é bem Senhor dos anéis sabem? 

Eu não posso contar mais sem deixar spoilers, mas espero que tenha dado para conhecer bem o mundo fantástico criado por Christopher Paolini. E, por favor, não compare este ótimo livro com a triste adaptação cinematográfica que fizeram. O filme lançado em 2006 infantilizou a obra, cortou partes importantes, fez tanta lambança que nem fizeram os outros filmes da série, uma pena. Lembro que na época eu quase chorei de frustração no cinema, aff.

Se você gosta de literatura fantástica juvenil, magia, dragões e um romance épico cheio de ação, espero que já tenha lido este livro ou esteja para fazer isso AGORA. =] Leiam!!

E para quem ainda não viu, todos os livros do desafio serão resenhados também em vídeo, espero que gostem. ^^ 




Série Ciclo da Herança do Christopher Paolini
  1. Eragon
  2. Eldest
  3. Brisingr
  4. Herança (Inheritance)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

Posts Recentes

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO