Herança - Christopher Paolini

>>  sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PAOLINI, Christopher. Herança. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2012y. 790p. (Ciclo da Herança, v.4). Título original: Inheritance.

“O gosto de cinzas encheu sua boca. Ele estava tremendo; lágrimas de raiva, medo e frustração enevoaram-lhe os olhos. Arya estava ferida – talvez morta. Nasuada tinha sido capturada, e logo estaria nas mãos dos torturadores mais habilidosos de Galbatorix.
O desalento se apoderou de Eragon.” p.342

Depois de ter relido Eragon em janeiro, eu finalmente consegui reler todos os anteriores para chegar ao final da saga. Bom, eu acho que é o final, vi comentários por ai que o autor pensa em escrever um quinto livro, alguém confirma a informação? Eu acho que não, este livro termina bem redondinho e não fica com pontas soltas no final. A não ser que seja algo tipo muitos anos depois, até faria sentido... Mas enfim, enquanto isso na sala de justiça, outra saga chega ao fim e hoje vou falar para vocês sobre Herança do Chistopher Paolini.

A série conta a historia de Eragon, um camponês de 15 anos que acha um ovo de dragão e se torna um cavaleiro. Uma grande tragédia se abate em sua família - seu tio e irmão adotivo-, já que agora ele está na mira do rei, Galbatorix. Eragon parte rumo a novas descobertas, para treinar e aprender a ser um cavaleiro e lutar contra a força maligna do império. Até que chegue o dia em que ele esteja forte o suficiente para lutar contra o rei na batalha final.

A partir daqui contém spoilers se você não leu Eragon , Eldest e Brisingr. Confira a resenha dos livros anteriores.

Brisingr termina com mais uma batalha, Eragon e os Varden estão lutando arduamente e conquistando várias cidades que pertenciam ao império. Enquanto Eragon e Arya lutam uma batalha importante em Feinster contra três magos inimigos, Oromis e Glaedr enfrentam Murtagh e Thorn em uma luta mortal. Com a ajuda de muitas Eldunarí, Murtagh derrota o elfo e seu dragão, matando-os quando Galbatorix invade sua mente. Apesar de vencer esta batalha, Eragon fica arrasado pela perda do mestre, e o coração do dragão Glaedr está desolado pela perda de seu cavaleiro.

Eles seguem em frente, pouco a pouco e lutando bravamente vão conquistando cada uma das cidades que separam os Varden de Galbatorix. A batalha é sangrenta, muitas perdas vão tornando a luta difícil para os aliados, falta comida e Nasuada precisa tomar decisões difíceis para manter a ofensiva unida. Roran agora é uma arma importante na mão dos Varden, e apesar de ser apenas um homem, suas decisões corajosas o levam a liderança do Batalhão.

Já Eragon, mesmo com a ajuda de Saphira, Arya, Blodhgarm e os outros elfos, sabe que não será capaz de vencer o rei e todos seus Eldunarí. Depois de descobrir que é dos corações de vários dragões mortos que Galbatorix tira seu poder, Eragon está assustado, teme não estar a altura do desafio. Ele treina, armazena seu poder, e torce para que seja suciente.

Agora rumo a capital Uru’baen, eles enfrentarão finalmente Galbatorix, e Eragon precisa conseguir uma vantagem. E é assim que ele segue a segunda dica de um menino gato e parte a procura de uma arma contra o rei. Resta saber se Solembum estava certo, e se existe uma esperança na busca desesperada do cavaleiro e seu dragão.

Confiante Galbatorix espera calmamente em seu castelo... os Varden, os Anões, Elfos, Urgals, Meninos gatos e demais aliados marcham para a batalha final.

~~~~~~~~~~~

O fim de um saga cheia de batalhas e onde temos como objetivo final destruir um grande mal sempre será interessante, infelizmente, Paolini se perdeu durante o caminho. No geral o livro é muito legal, acontecem várias coisas interessantes e o final é o esperado, mas o autor deixou de fazer uma ótima saga, para fazer uma série mediana, quando aumentou a quantidade de livros. É perceptível o quanto ele enrola a partir do segundo livro, são cenas desnecessárias, descrições chatas que não acrescentam nada na historia, e muita, muita coisa para encher linguiça. E se vocês pensarem que li Eragon pela primeira vez em 2005 e quanto tempo esperei pelo final, vocês vão entender as minhas altas expectativas.

Eu fico triste com isso porque amei Eragon, eu sou apaixonada por batalhas épicas e por dragões e é um gênero que eu nunca me canso de ler. E você vai acompanhando os livros, e eles só caem de qualidade até o final. Mesmo assim eu estava ansiosa por Herança, curiosa para saber o que aconteceria.

Eu gostei de muitas partes, no geral o livro me prendeu e gostei da forma como o autor não termina tudo de forma abrupta. Paolini não foi brilhante, mas foi coerente e amarrou bem todas as pontas da historia. Tem um depois da guerra, algo que me lembrou muito o final de O senhor dos anéis,  sabem?

O problema aqui é que muita coisa foi tão previsível, que deixou o final chato. Eu esperava uma batalha épica, e tudo se resolveu de forma muito fácil, parece que o autor não soube aproveitar seu personagem mais assustador, Galbatorix. O rei era uma lenda desde o primeiro livro, aqui quando você espera finalmente conhecê-lo e ver seu poder... ele continua sendo apenas uma lenda, nada sobre o personagem é realmente apresentado.

Achei também que Paolini ficou com dó de abrir mão de personagens mais importantes, era uma guerra, eu realmente esperava mais mortes. Isso nem é spoiler ok? Muita gente morre, mas eu esperava algo bem mais trágico rs.

No fim terminou como eu esperava, não tive surpresas, mas curti a leitura e o final da saga. Quem leu conte aqui também o que achou, se eu for indicar épicos têm muitas séries melhores do que O Ciclo da Herança, mas para os fãs de dragões eu sempre acho que vale a pena a mitologia que o autor criou, eu nunca vou esquecer Saphira, sua inteligência e sua ferocidade. ^^

Série Ciclo da Herança do Christopher Paolini
  1. Eragon
  2. Eldest
  3. Brisingr
  4. Herança (Inheritance)
Avaliação (1 a 5): 

Comentou? Não esqueça de preencher o formulário do Top Comentarista de Outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO