A tormenta de espadas - George R. R. Martin

>>  quinta-feira, 25 de abril de 2013


MARTIN, George R. R. A tormenta de espadas. São Paulo: Editora Leya, 2011. 884p. (As Crônicas de gelo e fogo, v.3). Título original: The storm of swords.



“Quando terminou, ainda restava encher mais de três quartos de sua página, entre o leão de ouro no escudo carmesim ao topo e o escudo branco e vazio no fundo. Sor Gerold Hightower tinha começado a sua história e Sor Barristan Selmy continuara-a, mas o resto teria de ser escrito pelo próprio Jaime Lannister. Dali em diante, poderia escrever o que quer que decidisse escrever.

O que quer que decidisse...” p.754



Por falta de tempo eu acabo deixando estes livros por muito tempo na fila, mas cada vez que começo a ler um deles, fico abismada de como pude demorar tanto, os livros são todos fenomenais. Este foi o meu livro escolhido para o Clube das Chocólatras deste mês. O autor George R. R. Martin tem um dom singular para manter o leitor preso a seus livros, um dos motivos é que o autor não poupa nenhum de seus personagens, e você realmente não sabe quem irá morrer a seguir. Este é o livro que dará origem a terceira temporada da série de TV que começou há pouco, no terceiro volume de As crônicas de gelo e fogo com A tormenta de espadas.

Se você ainda não leu os livros anteriores, recomendo que leia a resenha de A guerra dos tronos, pois apresenta os personagens mais detalhadamente. Se você ainda não começou esta série... você não sabe o que está perdendo. ^^ Ahhh e a série da HBO é ótima, mas não é a mesma coisa que ler os livros, juro! =]


Contém spoilers se você não leu os livros anteriores.

O inverno ainda não chegou, mas está cada vez mais próximo dos Sete Reinos. A batalha em Porto Real terminou, por enquanto, e cabe a casa Lannister reconstruir a cidade que foi destruída, principalmente pelo temível fogo vivo de Tyrion. O duende não saiu bem da batalha, apesar de ter salvado a cidade e o traseiro real de Joffrey acabou quase morto, com uma terrível cicatriz no rosto e sem o cargo de Mão do Rei, já que seu pai, Tywin Lannister, chegou para “salvar o dia” e assumiu o cargo. Sansa – mais sonsa do que nunca – está livre do compromisso com Joffrey, já que foi trocada pela aliança com os Tyrell, mas agora tem que lidar com um novo desafio.

Stannis Baratheon depois de perder quase toda sua tropa na batalha, voltou para Pedra do dragão ao lado da mulher vermelha, Melisandre de Asshai, e com o rabo entre as pernas. Mas segundo ela, R’hllor é poderoso, e um sacrifício trará de volta o poder a Stannis, o único e verdadeiro rei.

O Rei do Norte, Robb Stark, ainda não perdeu nenhuma batalha, mas está acuado em Correrrio, com poucos aliados e enfrentando as consequências da vitoria dos Lannister em Porto Real. Robb pode ser muito bom com a espada, mas quando a guerra envolve outros desafios, ele é apenas um garoto inexperiente.

Catelyn Stark fez uma grande besteira em nome do amor, depois de acreditar que seus dois filhos mais novos estavam mortos – Bran Rickon – ela faz um sacrifício acreditando que suas filhas – Sansa Arya ­­– ainda são prisioneiras da Rainha Cersei, e liberta Jaime Lannister do cativeiro. Ao lado do Regicida, e jurando levá-lo em segurança a Porto Real para a troca está Brienne, a donzela de Tarth. Jaime mudou muito durante todo o tempo preso, e agora tem questões pendentes a resolver no Reino.

Arya Stark segue um longa jornada para tentar chegar em Correrrio, mas apesar de toda sua coragem e inteligencia, têm complicações que uma menina de 9 anos não consegue resolver sozinha.  Enquanto isso seu irmão, Bran, que todo mundo acha que está morto, segue seu caminho pelo Norte, a procura do corvo de três olhos, ou algo assim rs. Bran é um fofo, e morro de pena dele, aleijado, nas costas do Hodor, e sem saber para onde está indo.

Daenerys Targaryen, e seus três dragões, estão no leste e navegam em direção ao reino que lhe pertence. Mas antes de voltar ela precisa de uma tropa, e para isso irá aportar em terríveis cidades dominadas pelos senhores escravocratas.  Apesar de nova, Daenerys agora é uma mulher poderosa, e irá fazer de tudo para conquistar o que lhe pertence.

Uma ameaça mais iminente chega até a Muralha, o povo livre está pronto para a guerra, os selvagens querem atravessar a Muralha com milhares de homens, gigantes e mamutes. Jon Snow, o bastardo de Winterfell, está entre eles, e divide-se entre seu papel de infiltrado e seu coraçãoo, ele não sabe que caminho seguir.

A guerra continua, o inverno está chegando. ^^

~~~~~~

Este livro é perfeito, como os anteriores, faltam até adjetivos para descrever como me sinto a cada volume da historia incrível que o George R. R. Martin criou. Mas este também é o mais triste deles, tiveram cenas e mortes que acabaram comigo. Tem o tal falado “casamento vermelho” que me tirou o sono, fui dormir arrasada com o que a aconteceu. O único consolo é que logo depois tem um “outro casamento” que me fez dar pulinhos de alegria.

É incrível como nenhum personagem está a salvo nestes livros, você nunca sabe realmente quem pode morrer a seguir e o livro termina de forma fenomenal. Outra coisa que me assusta é como os Starks são azarados, coitados. Morro de dó da Arya e do Bran andando sozinhos por aí, até que... hehehe.

Apesar de eu amar o Tyrion e suas tiradas inteligentes, o grande personagem deste livro é Jaime Lannister. E quem diria, mais um que era tachado apenas como vilão e que eu passei a gostar, daqui a pouco vou estar torcendo só para os Lannister.

O terceiro volume trás muitas reviravoltas, tantas que não tenho ideia do que pode acontecer no reino no próximo volume. Eu devorei o livro, amei cada uma das páginas e fiquei arrasada em boa parte delas. Agora que terminei posso começar a assistir a terceira temporada da série. Estou ansiosa ^^

Sem dúvida eu indico este livro para todos que gostam de romances épicos, para aqueles que gostam da série e ainda não leram os livros, e para aqueles que ainda não sabem, mas estão perdendo a melhor série dos últimos tempos. Deixa de ser preguiçoso e leia logo!! =]

Série As Crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin
  1. A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
  2. A Fúria dos Reis (A Clash of Kings)
  3. A tormenta de espadas (A Storm of Swords)
  4. O festim dos corvos (A Feast for Crows)
  5. A dança dos dragões (A Dance with the Dragons)
  6. The winds of winter (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  7. A Dream of Spring.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO