target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Amanhã: Escuridão, Seja Minha Amiga - John Marsden

>>  terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MARSDEN, John. Amanhã: Escuridão, seja minha amiga. São Paulo: Editora Fundamento, 2009. 232p. (Amanhã, v.4). Título original: Darkness Be My Friend.

“Eu tinha esperanças de que o que havia me acontecido em Wirrawee por causa do soldado tivesse consumido as minhas partes fracas e inúteis e que o que houvesse sobrado fosse forte. Forte o suficiente para eu conseguir fazer o que viesse pela frente.” p. 76

Para quem ainda não conhece, Amanhã é uma série de sete volumes, todos já lançados no Brasil, que tem um ar distópico e, apesar dos protagonistas adolescentes, é uma aventura com guerra, sangue e morte. O autor não poupa os protagonistas e foi com ansiedade que comecei o quarto volume com Amanhã: Escuridão, seja minha amiga do John Marsden.

Breve resumo (sem spoilers) para quem ainda não conhece a série: Amanhã narra as aventuras de um grupo de amigos residentes no interior da Austrália. Eles fizeram uma viagem para acampar no Inferno – lugar isolado e de difícil acesso - e não ficaram sabendo do que acontecia na cidade. Ao voltarem para casa, encontram as casas desertas, animais mortos e todas as famílias desaparecidas. Aos poucos eles descobrem que o país foi invadido e os moradores estão presos em uma espécie de campo de concentração. Eles estão sozinhos. Eles precisam lutar contra os invasores. A guerra começou. Confira as outras resenhas AQUI.

A partir daqui contém spoiler se você não leu os livros anteriores.

A invasão mudou para sempre a vida de Ellie e seus amigos, mesmo depois de conseguirem escapar da batalha com a ajuda dos neozelandeses, nada será como antes. Eles perderam demais, sofreram e lutaram, mataram a sangue frio. Nem toda terapia do mundo conseguirá deixar Ellie forte e confiante como antes.

E eles precisam voltar. Para ajudar um grupo de soldados do Capitão Iain, para quem sabe, conseguirem rever os pais. A missão do grupo é sabotar o novo e enorme aeroporto de Wirrawee.

Só restaram cinco. Os outros estão mortos, baixas da guerra. Talvez eles estejam mais fortes e preparados, o ódio e o desejo de vingança é capaz de muita coisa. Também estão frágeis, assustados, traumatizados. Sofrendo pelos seus mortos.

A missão do grupo é apenas guiar os soltados, mas eles acabam se arriscando em mais um plano muito perigoso, e descobrem que mais uma vez, estão sozinhos.

~~~~~~

No terceiro dia, a geada foi o melhor livro da série até agora e eu estava ansiosa para saber o que aconteceria a seguir. Do jeito que as coisas estão, não vão sobrar muitos personagens até o final. O John Marsden é ruim demais com eles, ruim nível “Michael Grant” rs, fico agoniada a cada capítulo. O lado bom é que o leitor sempre se surpreende e sofre junto.

Eu amo a série como um todo, é uma das melhores nesse estilo e dá de dez em muitas famosinhas por aí, mas este volume foi o mais fraco até agora. Não é ruim, mas me deixou frustrada. Tive a sensação que eles nadaram, nadaram e morreram na praia, tanto esforço para nada. Sei que o pau vai quebrar no próximo, com o título de Vingança em chamas e aquela capa já da para imaginar, mas este foi um festival de burrices. Planos sem noção, riscos absurdos, loucura atrás de loucura. Fora que Ellie está bem chatinha e a narrativa é toda feita por ela.

Não estou dizendo que não gosto da personagem, pelo contrário. Entendo o tanto que ela está sofrendo, seus traumas e medos. Ela passou por coisas em meses que pessoas normais não enfrentam a vida toda, mas suas lamúrias e decisões precipitadas me deixaram agoniada demais. Os outros personagens estão ótimos, com destaque para Fi, que amadureceu muito e deixou de ser a menina frágil do grupo. Kevin também está bem menos chato, graças. Compreendo que a intenção desse volume foi mostrar que nem tudo é tão fácil assim, que eles estão novamente sozinhos e por conta própria e que os riscos são sempre, mortais.

Só posso dizer, que venha o próximo. Espero conseguir ler mais rápido, curiosa para saber como termina. Este foi minha leitura do mês do Clube dos chocólatras, agora é torcer para encaixar logo os outros na meta de leitura. Eu amo essa série e indico para todos que gostam de um bom juvenil, não têm medo de sangue e amam uma leitura que surpreenda. Leiam!

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, seja minha amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn).
Adicione este livro ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

Posts Recentes

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO