Amanhã, quando a guerra começou - John Marsden

>>  quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


MARSDEN, John. Amanhã, quando a guerra começou. São Paulo: Editora Fundamento, 2010. 254p. (Amanhã, v.1). Título original: Tomorrow, when the war began.

“Nessa vida de castelos de areia,
Duas coisas são firmes como a rocha.
Bondade diante da dificuldade alheia
Coragem diante da dificuldade nossa.” Pg 189

O que você faria se o mundo que você conhece deixasse de existir da noite para o dia? Eles eram apenas adolescentes, viviam uma vida tranqüila em uma cidade do interior da Austrália e nunca poderiam imaginar o que iria acontecer. Em uma aventura extraordinária e cheia de adrenalina embarquem em Amanhã, quando a guerra começou de John Marsden.

Ellie  e sua amiga Corrie queriam fazer algo diferente naquele feriado de Natal, ao invés de ir a Feira anual da cidade como sempre faziam resolveram acampar no Ponto do Alfaiate e quem sabe descer até o Inferno. 

O lugar era uma garganta cheia de rochas, selvagem e de difícil acesso. Não era muito conhecido e eles nem sabiam se conseguiram descer até lá, mas o que importava era o acampamento, a trilha, a diversão. Então eles partiram por 5 dias para acampar:  Ellie, Lee, Homer, Fiona, Robyn, Kevin e Corrie.  

Mas eis que chega o dia de voltar para casa, a primeira parada era a fazenda de Ellie. E é lá que eles viram que tudo estava diferente. A fazenda estava abandonada, os cachorros mortos amarrados nas coleiras e nenhum sinal de vida. Aparentemente a cidade estava deserta, os animais estavam mortos, os telefones e a energia cortados.

Em choque eles descobrem que a cidade em que vivem havia sido invadida por um inimigo desconhecido, suas famílias haviam sido aprisionadas ou mortas e uma guerra estava acontecendo no país. Eles estavam sozinhos, em uma cidade sitiada e precisavam sobreviver.

Lutas, esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da vida de todos eles.  Eles não sabem se todos vão sobreviver à terrível nova realidade, mas decidiram que não vão se entregar, eles vão lutar e resistir.

“Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos que reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz diferença – o que faz realmente diferença. Já faz um bom tempo.”

Este livro me pegou de jeito, comecei a ler sábado de manhã, tive que sair à tarde, voltei peguei o livro e só parei de madrugada quando terminei. A história é emocionante, cheia de situações inacreditáveis, cenas fortes e muita aventura.

Amanhã quando a guerra começou é o primeiro livro de uma série (já completa e com todos lançados por aqui!) de sete livros, que foi escolhida como a melhor série pelos jovens leitores dos EUA, Suécia e Austrália e é leitura obrigatória para quem gosta do estilo. Para vocês se situarem esta série é mais antiga do que as que eu vou citar, mas tem um mote parecido com Gone e Jogos Vorazes.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ellie que foi a escolhida do grupo para guardar para a posteridade tudo que eles viveram. Narrado por uma adolescente o livro tem seus dramas, paixonites, briguinhas e cenas divertidas; mas isso não tira o clima tenso que acompanhamos até o final do livro.

Eu gostei muito dos personagens, eles são diferentes e eu fiquei querendo saber mais dos sentimentos de cada um. Temos o inconseqüente Homer que de repente se transforma em líder do grupo; Ellie uma garota forte e decidida; a frágil Fiona, a menina rica da turma que teve que se adaptar aquela nova vida mais do que todos; Lee com seu jeito sério e compenetrado; a força de Robyn, atleta nata que encara todas as situações que eles estão vivendo.

E vamos acompanhado a luta dos sete amigos pela sobrevivência, suas aventuras por abrigo, comida e suprimentos. Eles enfrentam soldados, eles correm de tiros, a cidade é bombardeada, seus familiares estão presos e eles estão sozinhos lá fora. 

O livro foi adaptado para o cinema, eu ainda não assisti, mas pelo que consegui descobrir ele foi lançado em 2009 e aqui foi direto para as locadoras. O trailer está bem legal , assistam:



Quer mais? Série indispensável na estante se você é fã de aventuras, das melhores séries infanto-juvenis do mercado e como sempre a Fundamento arrasa na Edição. Eu quero ler a série toda, preciso da continuação urgente. Leiam!

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, Seja Minha Amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO