Amanhã: No terceiro dia, a geada - John Marsden

>>  segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MARSDEN, John. Amanhã: No terceiro dia, a geada. São Paulo: Editora Fundamento, 2009. 236p. (Amanhã, v.3). Título original: Tomorrow: The dead third day, the frost.

“Uma onda de medo percorreu meu corpo quando percebi que estávamos solucionando um a um os nossos problemas. Aquilo só podia significar uma coisa: que iríamos pôr o plano em prática. Fiquei zonza só de pensar nisso. Meu Deus, será que era possível? A gente já havia ido tão longe, testado nossa sorte tantas vezes. Em vez de parar enquanto era tempo, a gente estava fazendo exatamente o contrário.” p. 88

Jurem solenemente que vocês vão ler esta série! É sério, vocês não têm ideia do que estão perdendo. Esta é das melhores séries juvenis que eu já li, o terceiro livro é o melhor até agora e eu estou apaixonada por Amanhã. Para quem não conhece, a série já terminou, são 7 livros e todos já lançados no Brasil. John Marsden não poupa seu público, seus livros tem muita aventura, sangue e morte. Nenhum protagonista está a salvo. Hoje vou falar de Amanhã: No terceiro dia, a geada de John Marsden.

Breve resumo sem spoilers para quem ainda não leu nenhum livro da série: Amanhã narra as aventuras de um grupo de amigos residentes no interior da Austrália que tiveram seu país invadido em uma guerra. Eles estavam acampados no Inferno – lugar isolado e de difícil acesso - e não ficaram sabendo de nada. Ao voltarem para casa encontram a cidade deserta, animais mortos e todas as famílias desaparecidas. Aos poucos eles descobrem que o país foi invadido e todos os moradores estão presos em uma espécie de campo de concentração. Eles estão sozinhos. Eles precisam lutar contra os invasores. A guerra começou. Resenha do primeiro livro AQUI.

A partir daqui contém spoiler se você não leu os livros anteriores.

EllieLeeHomerFiRobyn estão sozinhos no Inferno após o último grande ato contra a guerra. Eles explodiram uma rua inteira e mataram oficiais importantes. Antes de poder comemorar a vitória descobriram o corpo de Chris no meio da estrada; infelizmente o amigo havia se metido em um acidente inútil devido as suas constantes bebedeiras e acabou morrendo sozinho. Isto e toda a tristeza causada pela guerra e pelas mortes deixam todos em estado de apatia por um bom tempo.

Eles estão sozinhos, sabem que Corrie continua em coma no hospital e não tem notícias de Kevin desde que ele se entregou para salvar a vida da amiga. Ellie e Lee estão muito distantes, em algum momento ela deixara de amá-lo e nem sabe como. Homer está abalado e tem explosões de humor aleatórias. Lee sempre calado e distante. Fi com sua aparência frágil é a mais forte do grupo, a única que parece ainda estar inteira. Robyn não para de emagrecer e nunca parece comer nada. Ellie tem pesadelos horríveis, com o rosto dos soldados mortos, não consegue dormir há muito tempo.

Mesmo com o grupo fragilizado e cansado eles sentem que precisam fazer alguma coisa, fazer diferença na guerra novamente. Eles já explodiram uma ponte, já mandaram pelo ar uma rua inteira onde viviam soldados do alto escalão e agora vão à ativa novamente. A missão agora é mais arriscada, se bem sucedida pode mudar o curso da guerra e colocá-los como inimigos numero 1 dos invasores. Suspense, ação e explosão onde em qualquer momento, tudo pode acontecer.

“Virei especialista em medo. Acho que já senti todas as emoções fortes que existem: amor, ódio, inveja, raiva. Nada é tão intenso nem nos atinge tão profundamente quanto o medo. O medo toma posse da gente como nenhuma outra emoção faz. É um tipo de doença, uma febre que nos domina.” p.5

Este livro teria me matado se meu coração fosse fraco, gente que agonia. Sabe aquele desespero que sentimos quando não temos ideia de quem pode morrer? Aqui isto acontece o tempo todo. Ellie é forte, está sempre a liderança da turma junto com Homer e por isso fica com as piores tarefas. Os outros estão sempre prontos para segui-los, para colocar outro plano em curso.

Eles estão cansados, magros, provavelmente anêmicos e muito traumatizados. Vivem escondidos da mata, evitando patrulhas e caçando para sobreviver. A frente inimiga avança, começam a colonizar as fazendas onde eles moraram. Grupos de trabalhos escravos são enviados para limpar ou fazer obras nas propriedades.

Se eles quiserem participar ativamente da guerra precisam ir ainda mais longe, precisam se arriscar em outra missão de vida ou morte e realmente prejudicar o inimigo. Será que todos sairão com vida desta nova etapa?

O legal deste livro é que embora eu quase sofra um ataque cardíaco os livros tem um final para a aventura que eles estão vivendo. No próximo livro uma nova etapa, sempre penso se  ele terá personagens suficientes até o final. O.O É uma pegada meio Gone e meio Jogos Vorazes, mesmo que nesta série não tenha nada de distópico ou sobrenatural.

Sem dúvida eu indico, para adolescentes e adultos, para todos que gostam de suspense, ação e muita aventura. Leiam!!

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, Seja Minha Amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO