Amanhâ: O silêncio da noite - John Marsden

>>  quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MARSDEN, John. Amanhã: o silêncio da noite. São Paulo: Editora Fundamento, 2008. 240p. (Amanhã, v.2). Título original: Tomorrow: The dead of the night.

“Continuei correndo, mas não estava com muito medo, pois sabia que eles não conseguiriam nem seriam loucos de nos seguir pelo meio da mata. Ali era nosso habitat natural. Naquele lugar, eu me sentia tão em casa como os gambás, os porquinhos-do-mato e as cacatuas. Não deixaríamos nenhum estranho se intrometer e nenhum invasor entrar. Aquele era o nosso lugar, e nós iríamos defendê-lo.”p.57

Esta é uma daquelas séries que todos deveriam conhecer, uma das melhores séries juvenis que estou acompanhando. Amanhã tem um mote que me lembra Jogos Vorazes e gostei mais ainda deste segundo livro.  Este é o segundo livro de uma série (completa e com todos lançados por aqui!) de sete livros e é leitura obrigatória para quem gosta do estilo. John Marsden não poupa morte, sangue e cenas fortes em uma série repleta de ação do início ao fim, hoje com vocês Amanhã: o silêncio da noite.

Amanhã narra as aventuras de um grupo de amigos que viviam em uma pequena cidade da Austrália e que haviam viajado para acampar no Inferno – uma garganta de rochas, selvagem, afastada e de difícil acesso. Ao voltarem da viagem eles encontram a cidade deserta e os animais todos mortos, descobrem que todos os habitantes haviam sido feitos prisioneiros em uma espécie de campo de concentração e que o país estava em guerra. Sozinhos eles se mantém escondidos, mas acabam tendo que se defender dos soldados e formar um grupo de resistência contra os invasores.

A partir daqui contém spoiler se você não leu o livro anterior.

Ellie, Lee, Homer, Fi, Robyn e Chris voltaram para o Inferno após a corajosa investida contra o inimigo na ponte. Eles só teriam motivos para comemorar se não fosse ter perdido Kevin e Corrie; para piorar nem sabiam se a amiga baleada havia sobrevivido e o que teria acontecido com Kevin.

Desanimados, tristes e bravos uns com os outros eles observam os dias passarem vagarosamente no Inferno, mas sabem que precisam sair daquela apatia e fazer alguma coisa. O inimigo fica mais cruel com o passar dos dias, o perigo aumenta e eles precisam continuar desconhecidos. Quando voltam a cidade no cair da madrugada, descobrem que os oficiais estão ocupando algumas casas, a cidade está sendo colonizada.

Ficam sabendo que pacientes são abandonados nos hospitais, pessoas são torturadas na Feira e os sobreviventes são tratados como animais. A população aprisionada está magra, doente e sem esperança. Eles não sabem como estão suas famílias, se todos estão vivos e não podem fazer nada. 

Em uma pequena exploração na floresta eles conhecem os Heróis de Harvey, que prometem segurança e ataques contra os soldados inimigos. Porém nem tudo aquilo parece ser verdade. De repente Ellie e seus amigos precisam mais uma vez tomar a dianteira e atacar as tropas inimigas.  Pessoas morrem, adolescentes viram assassinos e não sabem até onde podem ir em busca de justiça. 

Esta série é fodástica! Desculpem, não achei outra palavra para explicar. Mais uma vez varei a noite grudada ao livro e estou louca pela continuação. O autor não poupa seus personagens, nunca sei quem irá sobreviver para o próximo volume da série. Gostei mais deste livro do que do primeiro, aqui já começa com tudo acontecendo.

No início do texto disse que o livro me lembra a trilogia Jogos Vorazes – que eu amo. Amanhã não é uma série distópica, mas o mundo muda totalmente para todos da cidade após a invasão, os adolescentes ficam sozinhos e precisam fazer de tudo para sobreviver, inclusive matar. As cenas são tão fortes e assustadores, o autor não poupa nossa imaginação em suas descrições, se você não gosta de sangue e morte fique longe.

Eu gosto de todos os personagens, o livro é narrado em primeira pessoa por Ellie, como se ela estivesse escrevendo os acontecimentos em um caderno para a posteridade. Lee é umapersonagem que me conquista a cada página, ele e Ellie engatam um namoro e as cenas no meio de todo aquele caos são impressionantes. Homer e Fi começam a formar um casal e Robyn é a mais forte de todos, embora a liderança do grupo fique mais a cargo de Homer e Ellie.

Sem dúvidas recomendo. Uma série fantástica e uma edição primorosa – capa e edição muito bem feitas e texto bem revisado. Leiam!! Depois voltem aqui e me contem se gostaram, eu preciso da continuação urgente.

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, Seja Minha Amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO