A cruz de fogo - Diana Gabladon

>>  segunda-feira, 8 de julho de 2019

GABALDON, Diana. A cruz de fogo- 1ª e 2ª partes. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2009. 1312p. (Outlander, v.5) Título original: The fiery cross.

“A maldita cobra estaria mesmo morta?
Seria muito venenosa?
O búfalo teria escapado?
Sando Deus, ele estaria fazendo aquilo de modo certo?
Brianna o mataria se ele deixasse seu pai morrer. Claire também.” p.492 (parte 2)

Se não por para os protagonistas ficarem entre a vida e a morte, não é Outlander! E eu finalmente consegui tirar mais um da fila e li essas 1312 páginas (ufa). O quinto volume da série com o casal mais amado dos romances trás a família Fraser em 1770 com A cruz de fogo da Diana Gabaldon.

Claire Randall é uma enfermeira inglesa do século XX, que viaja para as Highlands Escocesas para passar as férias com o marido, Frank Randall, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ao visitar um círculo de rochas considerado sagrado, Claire é transportada no tempo, para o século XVIII. E é lá, tentando curar o ombro de um rapaz ferido, que sua vida muda para sempre. O rapaz ferido é um escocês ruivo, lindo, com 1,90 metros e lindos olhos azuis, Jamie Fraser. Perdida e sem saber como fora parar no passado, Claire se une a Jamie em casamento, e juntos eles vão viver uma das mais belas histórias de amor da literatura.

A partir daqui contém spoilers para quem não leu os livros anteriores.

Jamie Fraser recebeu do Governador da Carolina do Norte, EUA, uma grande concessão de terras para administrar. Ele conseguiu arrendatários, levou a família para o meio do mato e construiu uma fazenda do nada. Cedeu terras aos colonos e uma pequena comunidade começou a se formar, Fraser’s Ridge crescia. Sua esposa, Claire Fraser, cuida da horta, administra a casa e atende como médica de toda a região.

Brianna e Roger MacKenzie voltaram ao passado, e depois de muitos desencontros estão juntos e prestes a se casar oficialmente, ao lado de todos os amigos e parentes. Eles tiveram um filho, Jemmy, e Roger reza para que a criança seja realmente seu filho, embora já o crie como tal. O maldito Stephen Bonnet continua vivo em algum lugar, e Jamie fará de tudo para encontra-lo e vingar a honra da filha.

A tia de Jamie, Jocasta, também iria se casar mais uma vez. Duncan Innes era o noivo, e os dois casamentos seriam realizados no mesmo dia. Todos estavam felizes com a ocasião, embora sofressem sempre que se lembravam de Ian, o rapaz tinha ficado com os índios no lugar de Roger, e ninguém sabia se ele ainda vivia.

Jamie agora é um senhor de terras, e precisa atender quando o governador, Tyron, ordena que ele forme uma milícia para lutar em nome de do rei contra os Reguladores, homens do povo que se uniram para lutar contra os altos impostos e outras injustiças cometidas contra os donos de Terra. Ele não tem escolha, precisa partir e obedecer. Enfrentando perigos, inimigos e a própria natureza, eles seguem em frente. Eles agora têm algum conhecimento do que o futuro lhes reserva, mas será que esse futuro não pode ser alterado?

“Corri o polegar de leve pelas juntas de seus dedos, ouvindo os ruídos e a agitação da casa embaixo, amortecidos, mas cheios de vida.
- Vai funcionar – eu disse baixinho, após um minuto. – Sei que vai.
- Eu sei – ele disse. Ele respirou fundo, e finalmente, começou a chorar.”
p. 545 (parte 2)

~~~~~~~~~~

Eu sofro demais com esses livros! Nesse volume nem sei quem sofre mais, Roger ou Jamie. E agora temos dois casais para torcer muito. Com todas as dificuldades da época e os perigos da floresta, o risco é diário. E Jamie já tem 50 anos, eu fico agoniada e pensando em como será o futuro, já que a série não está perto do fim. Medo dos livros continuarem em algum momento só com Roger e Bri, meu coração não vai aguentar.

Falando exclusivamente desse volume, para mim foi o mais lento da série toda, e olha que os livros normalmente são todos muito bem detalhados e bem ambientados, então no geral, são lentos mesmo. Mas esse chegou a ser cansativo, principalmente na Parte 1 (eu tenho as edições da Editora Rocco, então a partir do terceiro, todos os livros são divididos em 2 volumes). Para vocês terem uma ideia foram mais de 200 páginas contando 1 DIA da vida deles; desde que eles acordaram até a noite, deu sono. A parte 1 foi toda lenta e sem grandes acontecimentos, o ruim é que quando fica animado, tem sempre alguém em risco de vida rs. Minha unica reclamação com o livro todo são essas partes lentas.

A Parte 2 já começa cheia de adrenalina com um envenenamento suspeito e novos inimigos. Roger come o pão que o diabo amassou, ele e Jamie ficam entre a vida e a morte – de novo. E depois de muito sofrimento a parte 2 termina com uma grande alegria. Eu amo os personagens, os protagonistas e os coadjuvantes. E foi lindo acompanhar todos eles vivendo com uma família na Fraser’s Ridge, adoro a senhora Bug e morro de medo das mulheres engravidando sem parar (métodos contraceptivos são bem ineficientes nessa época, mesmo com o todo o conhecimento e ajuda de Claire). Brianna tem a força do pai e o coração da mãe, é lindo vê-la amadurecendo e seguindo em frente naquele mundo tão brutal. E claro, o amor de Jamie e Claire deixa todas as leitoras com o coração aquecido, é muito amor por eles, é lindo de se ver o amor deles mais maduro, mas sempre tão unidos e apaixonados.

Fica já a saudade e eu louca para ler o próximo livro enorme rs. Para quem ainda não acompanha, a série de TV Outlander é razoavelmente (rs) fiel aos livros e é uma delícia ver tudo isso na TV. Algumas cenas eu já leio e fico imaginando como vai ser na série. A série de TV encontra-se na sua Quarta temporada e os episódios estão acompanhando o livro anterior, Os tambores de outono.

Eu obviamente indico muito essa série para todos que curtem romances históricos, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Outlander de Diana Gabaldon
  1. A viajante do tempo (Título original: Outlander)
  2. A Libélula no Âmbar (Título original: Dragonfly in Amber)
  3. O Resgate no Mar 1ª Parte e O Resgate no Mar 2ª Parte (Título original: Voyager)
  4. Os Tambores de Outono 1ª Parte e Os Tambores de Outono 2ª Parte (Título original: Drums of Autumn)
  5. A Cruz de Fogo 1ª Parte e A Cruz de Fogo 2ª Parte (Título original: The Fiery Cross)
  6. Um sopro de Neve e Cinzas 1ª Parte e Um sopro de Neve e Cinzas 2ª Parte (Título original: A Breath of Snow and Ashes)
  7. Ecos do Futuro 1ª Parte e Ecos do Futuro  2ª parte (An Echo in the Bone)
  8. Written im my own heart's blood (Os demais ainda não lançados no Brasil)
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de julho!


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO