Dexter é delicioso - Jeff Lindsay

>>  segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

LINDSAY, Jeff. Dexter é delicioso. São Paulo: Planeta, 2011. 352p. (Dexter, v.5). Título original: Dexter is delicious.

“Os alunos que vimos eram todos brilhantes, bonitos e educados, e os professores pareciam ser inteligentes e dedicados, por isso comecei a apreciar os benefícios da educação privada. Se eu tivesse tido a oportunidade de frequentar um lugar como esse, quem sabe o que poderia ter me tornado? Em vez de um simples analista de borrifos de sangue que escapa furtivamente a noite para matar sem consciência, poderia ter me tornado médico, ou físico, quem sabe até um senador que escapa furtivamente a noite para matar sem consciência. Era terrivelmente triste pensar em todo o potencial que desperdicei. ” Cap.7

Eu me divirto com os pensamentos de Dexter como este acima, morro de rir! Adoro a série Dexter, não sei como demoro tanto para conseguir ler os livros aiai. A série de TV que terminou há alguns anos, eu também adorava, mas os livros têm muita coisa diferente da série, como costuma acontecer. Hoje conto para vocês o que achei do quinto volume, com Dexter é delicioso do Jeff Lindsay.

Dexter vive o disfarce de um cara normal muito bem, esconde de todos aquilo que chama de seu Passageiro das Trevas. E tudo faz parte desse disfarce. Seu trabalho como analista de sangue da polícia de Miami, seu relacionamento com Rita e até suas brincadeiras com os dois filhos dela, Astor e Cody. Sua irmã Deborah agora conhece um pouco de sua natureza, e tenta entender e respeitar, afinal, foi o pai dos dois, Harry, que o treinou. Ele caça os monstros que a polícia deixa escapar. Ele é um assassino de psicopatas!

A partir daqui pode conter spoilers se você não leu os volumes anteriores da série.

Dexter Morgan está repensando toda a sua vida e seu comportamento. Ele quer ser um homem melhor, uma pessoa melhor, ele tenta manter seu “Passageiro das Trevas” sobre controle e ser um homem comum. Tudo isso após o nascimento da sua filha, Lily Anne. A bebê faz com Dexter pela primeira vez sinta o que é amor, e a nova gama de sentimentos que vem junto: medo, remorso, pena, empatia. Ele não é mais um homem sem alma, e tenta de verdade melhorar seu comportamento.

Sua esposa Rita está muito ocupada com a recém-nascida para se preocupar com o marido, ou com os filhos mais velhos. Astor e Cody também têm um lado negro, Dexter prometeu treiná-los, mas agora não pode fazer nada disso, ele precisa ser melhor, precisa que eles se tornem crianças comuns e amáveis. Tudo fica mais complicado quando seu irmão biológico chega a cidade e se apresenta como Tio Brian. Dexter não sabe o que o irmão quer e sabe que algo bom não virá dali. O irmão começa a frequentar sua casa e conhecer melhor sua família. Ele está desesperado e morre de medo que Deborah o veja, afinal, da última vez que ela viu Brian, ele estava tentando partir sua irmã adotiva em pedacinhos.

Deborah está ocupada tentando lidar com sua complicada vida pessoal, já que o namorado, Kyle Chutsky, não se sentia um homem completo com todos os seus ferimentos, e se recusava a ter uma família ou a se casar com ela. Ao mesmo tempo, ela precisa investigar o desaparecimento, ou assassinato, de uma jovem de 17 anos, Samantha Aldovar. Ela odeia seu novo parceiro (para variar) e acaba arrastando Dexter para a investigação.

A moça pode estar envolvida com um grupo gótico, em que os membros se declaram vampiros. Porém, os raptores da menina não querem apenas o seu sangue, e é tudo muito mais sombrio do que um clubes de adolescentes fãs de Crepúsculo.  Eles ficam muito interessados em Dexter, e querem a sua carne, literalmente.

~~~~~~

Adorei!! Um dos melhores da série até agora! Muda muito o estilo com Dexter tentando mudar e não matar, o que dura até um pouco mais de 50% do livro. Muito legal suas preocupações novas com a filha e a família, seu apego e ao mesmo tempo medo do irmão, que também é um assassino, mas livre das restrições do código do Harry.

Dexter é um personagem hilário. O livro é sempre todo narrado por ele, então é muito bom acompanhar sua mente psicopata. Ele pensa cada coisa e faz cada comentário em pensamento que dou muitas risadas durante a leitura. Gostei muito desse volume onde ele está mais humano e começa a sentir tantas emoções após o nascimento da sua filha.  Ele querendo ser uma pessoa melhor, não matar, cuidar da família... e ao mesmo tempo pensando em que mundo a filha vai crescer se ele não se livrar da escória que habita Miami rs.

Os outros personagens são bem legais também. Deborah, a irmã adotiva de Dexter, irrita bastante. Ela exige e Dexter faz tudo que ela quer, do jeito que ela quer, tenho preguiça do seu jeito brusco e mal-humorado! Rita é uma santa, aquela esposa que fica em casa cuidando de tudo e não implica com as andanças noturnas do marido. Brian foi uma surpresa, simpatizei com ele. Mas fico com medo do que ele irá fazer a seguir. 

Eu assisti a série de TV toda (foram 8 temporadas com 12 episódios cada). O ruim é que já fazem anos e acabei não conseguindo ler os livros na época. Então minha falta memória não me ajuda, fiquei o livro todo tentando lembrar o que acontece com o Brian na série e nada. E lembro da tragédia envolvendo Rita, não sei se vai ser igual nos livros e quando vai ser. Não lembro também do que acontece com a Debra, já que aqui ela descobre que está grávida e na série acho que não tem isso. Alguém que assistiu e tenha memória me ajude por favor!! Rs.

Voltando ao livro, a única coisa fraca em Dexter é a parte de investigação policial. Eles fazem cada coisa, a cena final lá no barco, por exemplo, e nada acontece. Dexter invade uma fábrica, é sequestrado, depois nada. Ninguém toma depoimento dele ou da irmã, ninguém questiona como eles estavam lá e quem atirou. Essa parte é sempre bem fraca.  

No mais eu adoro!! E mais uma vez espero conseguir parar de enrolar e terminar logo a série rs. É uma série bem diferente e vale a leitura demais. Indico sempre, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Dexter de Jeff Lindsay
  1. Dexter: A mão esquerda de Deus (Darkly Dreaming Dexter)
  2. Querido e Devotado Dexter (Derly devoted Dexter)
  3. Dexter no Escuro (Dexter in the dark)
  4. Dexter – designer de um assassino (Dexter by Design)
  5. Dexter é delicioso (Dexter is Delicious)
  6. Duplo Dexter (Double Dexter) 
  7. Dexter em cena (Dexter's final Cut)
  8. Dexter está morto (Dexter is dead)

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de Fevereiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO