Execução - Alexander Gordon Smith

>>  segunda-feira, 3 de agosto de 2020

SMITH, Alexander Gordon. Execução. São Paulo: Editora Benvirá, 2017. 352p. (Fuga de Furnace, v.5). Título original: Execution.

“Meu corpo fora transformado pelo novo néctar. Eu estava mais alto do que nunca, e ainda mais forte. Mas não era só isso. O veneno de Furnace também tinha invadido minha mente, arrancando os últimos vestígios de minhas lembranças, tudo o que sobrara do garoto que eu havia sido um dia.
Fiz uma promessa bem ali na torre. Encontraria Alfredo Furnace e o mataria. E, se o mundo ficasse na minha frente, que Deus o ajudasse, porque eu o despedaçaria, o veria queimar.
Nada me impediria de conquistar a minha vingança.
Aquele garoto, aquele menino chamado Alex Sawyer, não teria desejado isso. Mas a opinião dele não importa mais. Ele morreu.
Ainda assim, preciso contar a história dele. Contar como ela termina.
Porque é a única chance que tenho de resgatá-lo. ” p. 14

Mais uma série pouco conhecida, que sou fã! Fuga de Furnace se difere e muito de outros juvenis, uma distopia pesada, com uma pitada aterrorizante. E para melhorar, a série já foi finalizada no Brasil, então vocês têm todos os livros a disposição!! Confiram o que achei do final com Execução do Alexander Gordon Smith.

Alex Sawyer tinha 12 anos quando foi acusado e condenado por matar seu melhor amigo, Toby; inocente e condenado a prisão perpétua na Penitenciária de Furnace, o inferno na terra. Alex roubou, traiu e enganou, sabe bem que merece castigo. Mas ninguém merece Furnace. Guardas sádicos, cães infernais, monstros que invadem as celas e levam crianças que nunca mais voltam. Os detentos se matam, brigam e acabam morrendo, são assassinados, é um caos total. A única escapatória é fugir.

A partir daqui contém spoilers dos livros anteriores, então se ainda não conhece a série confira as resenhas dos livros anteriores (links no final da resenha).

Alex Sawyer escapou da prisão, apenas para encontrar um pesadelo maior. Todos os monstros também escaparam, Furnace abriu as portas da prisão e soltou um pesadelo no mundo. Vikings, Ratos, Ternos-Pretos, todos eles espalhando o caos na Terra. Seus amigos Simon, e Lucy, estão com ele, mas pouco podem fazer.

Alex jurou matar Alfredo Furnace. Agora ele mesmo também é um monstro, transformado pelo néctar, com as lembranças do passado se esvaindo.  Porém, para fazer isso, primeiro eles precisam escapar da nova prisão onde se encontram, o hospital do exército.

Eles são cobaias, os experimentos matam. E Alex sabe que de um jeito ou de outro... o fim chegou!!

~~~~~

Para quem curte distopia essa série é imperdível! Com um lado assustador e uma narrativa muito pesada, ela é diferente de tudo o que eu já li.   Os livros são realmente de arrepiar, são crianças passando por tantas coisas, que nem em seus piores pesadelos eles poderiam imaginar.

Desde o primeiro livro essa série me pegou de jeito! Fiquei louca para saber o que aconteceria e morrendo de pena de Alex e todos os seus amigos. Muito se foram no decorrer dos livros e eu sofri muito por eles. O terceiro livro é sem dúvida meu favorito, mas a série como um todo é muito bem escrita e bem construída.  Acabou que foi outra que ficou parada na estante e só agora consegui terminar, mas valeu demais a pena.

Nesse volume temos um Alex tentando manter um fio de sua humanidade. Ele está quase se transformando em um monstro como todos os que foram infectados, mas ele mantém algumas lembranças, e nunca esqueceu seu nome, nem quem ele é. E é com isso que ele conta para deter Furnace, o criador de todo o caos. Já Furnace, tem certeza que conseguirá transformar Alex em seu general, para conduzir seus monstros na guerra contra os humanos.

O livro é angustiante até o final! Tive muito medo do que aconteceria com Alex, afinal um “final feliz” já tinha deixado de parecer plausível desde o livro anterior. Algumas partes me emocionaram, a força de uma criança para fazer o que é o certo, mesmo depois de todo o horror que passou e que causou, sem controle sobre si mesmo.

O “sobrenatural” que baseia toda a série e só agora é revelado, ficou um pouco abaixo das minhas expectativas. Aquele néctar preto todo e a fonte dele sendo meio que a origem de todo o mal. Eu preferia que não fosse tão sobrenatural os experimentos. Por outro lado, me surpreendi, gostei da ilha e tudo o que envolve Furnace.

A série é bem forte e pesada, como já disse. Não são livros que indico para todo mundo. Mas se você curte se jogue, é uma das melhores distopias que já li! Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Fuga de Furnace do Alexander Gordon Smith
  1. Encarcerados (Lockdown)
  2. Solitária (Solitary)
  3. Sentença de morte (Death sentence)
  4. Fugitivos (Fugitives)
  5. Execução (Execution).
Interligado: 0.5 The night children: escape from Furnacy story.

Avaliação (1 a 5): 3.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO