Segredos mortais - Robert Bryndza

>>  sexta-feira, 30 de abril de 2021

 


BRYNDZA, Robert. Segredos mortais. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2020. 288 p. (Erika Foster, v.6). Título original: Deadly secrets.

"Enquanto o sangue jorrava, manchando o manto de neve, e a vida deixava seu corpo, Marissa pensou ter reconhecido o rosto por trás dos grandes olhos de vidro da máscara de gás." p.14

Erika Foster é uma das séries policiais que acompanho atualmente. Com narrativa fluída e de fácil compreensão, o autor ganhou muitos fãs no Brasil. Confiram o que achei do sexto volume da série com Segredos mortais do Robert Bryndza.

Esta resenha pode conter spoilers sobre livros anteriores, apenas sobre a vida pessoal dos protagonistas.

Marissa Lewis é uma linda mulher, uma dançarina burlesca que chama a atenção por onde passa.  Ela vive apenas com a mãe, uma alcoólatra que se sustenta com a ajuda do governo. Marissa é ambiciosa e é capaz de tudo para conseguir o que quer. Em uma noite escura, enquanto voltava do trabalho com a neve caindo e as ruas vazias, ela é cruelmente assassinada na porta de casa. 

A detetive inspetora Erika Foster, está fragilizada após seu último caso e o término de seu relacionamento com Peterson. Apesar disso, em pleno Natal, ela parte com determinação e assume mais uma investigação. Uma linda moça com o pescoço cortado, jogada na neve, sangue congelado por todo lado. A cena é triste e macabra. 

Ela logo relaciona o assassinato a um criminoso que ataca e estupra homens e mulheres, de várias idades, escondido atrás de uma máscara de gás. A investigação segue este curso, porém a vida de Marissa é muito mais complexa. Ela se envolveu com dois homens casados da vizinhança, chantageava um deles, planejava fugir com o outro, trabalhava como cuidadora para uma senhora muito rica e aparentemente roubou um par de brincos de diamantes. Era seguida por um stalker da vizinhança... a lista de suspeitos só aumenta.

Quando Erika tem problemas pessoais na família e precisa se afastar da investigação por alguns dias, Moss assume seu primeiro caso como inspetora chefe. E tudo toma um rumo inesperado. 

~~~~~~

Engraçado que eu amei o primeiro livro desta série e já fiquei super fã! Fui logo comprando todos e indiquei fervorosamente para todo mundo. Depois li o 2 e o 3, e adorei! O problema é que para mim o nível caiu após o terceiro livro... os últimos livros perderam conteúdo na trama investigativa e estagnaram os personagens, e foi o que senti aqui também.

Eu sinto falta principalmente de uma maior evolução da protagonista. Adoro Erika desde o primeiro livro, uma personagem complexa e muito sofrida.  Ela perdeu o marido de forma traumática e nunca se recuperou. Hoje é uma mulher na faixa dos 50 anos, sozinha e com a vida muito bagunçada. O problema é que ela é assim desde o primeiro livro... com passos de tartaruga ela passou a beber menos ao longos dos livros e começou meio que um relacionamento, mas até isso terminou em pizza.  Gosto também dos personagens secundários e, por outro lado, gostei e Moss e Peterson ganharem um pouco mais de destaque neste volume.

Falando especificamente sobre este volume, eu achei o enredo interessante, mas não curto quando o suspeito/assassino ganha narrativa e já mostra de cara quem ele é (mesmo sendo apenas um homem mascarado). Eu desconfiei dos dois principais desdobramentos, embora uma coisa ainda tenha me surpreendido no final.  Apesar do desenvolvimento ser um pouco raso, eu gosto quando mato parte da charada, significa que o autor escreveu algo coerente, que você consegue chegar lá se juntar as peças. Gostei dos desdobramentos finais, uma parte me deixou tensa até o final. 

Este foi o último volume lançado da série, e não se tem informações sobre se haverá um próximo livro ou previsão de publicação. Eu acredito que continue, tudo está ainda muito aberto na vida dos personagens. Mas sempre me dá um medo quando a série fica assim no limbo... como "final de série" este livro não serve rs... 

Enfim, apesar de achar alguns livros medianos eu curto muito a narrativa do autor e a premissa, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Segredos Mortais  

Série Erika Foster do Robert Bryndza:
  1. A garota no gelo (The girl in the ice)
  2. Uma sombra na escuridão (The night stalker)
  3. Sob águas escuras (Dark water)
  4. O último suspiro (Last breath)
  5. Sangue frio (Cold blood)
  6. Segredos mortais (Deadly secrets)
  7. Testemunha fatal (Fatal Witness)
  8. Lethal Vengeance (ainda não lançado no Brasil)

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO