Top 10: Os dez melhores livros de 2021

>>  quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

 


Olá, pessoal!

Oba! Esse ano tenho um Top 10 para chamar de meu! Então, comecei o ano de 2021 planejando iniciar meu canal no YouTube, escolhendo as leituras que planejava fazer, sobretudo aquelas que considerava que não poderia terminar 2021 sem ler, assim como aquelas que queria trazer para vocês aqui no blog, torcendo para que a vacina viesse logo e essa pandemia finalmente terminasse.


De certa forma, todas as expectativas acima foram atendidas (exceto em relação ao fim da pandemia que não acabou ainda, né?), mas, junto com elas 2021 trouxe um presente que já era muito esperado: meu pequeno Joaquim. Assim, de repente, deixei de ser apenas a Evelyn colunista do VL, youtuber iniciante, leitora compulsiva, para me tornar, além disso tudo, a Evelyn mãe.


Ao contrário do que esperava, as leituras continuaram a fluir bem após o nascimento do Joaquim e consegui remanejar tudo para que desse a devida atenção a ele e, ainda assim, pudesse ler e produzir o conteúdo para o blog.


Foram, assim, 81 livros lidos. A maioria ficou com nota mediana. Infelizmente, muitos poucos conseguiram conquistar meu coração para atingir as 5 estrelinhas. Menos do que eu gostaria. Mas, sem sombra de dúvidas, os escolhidos ficarão para sempre em minha memória e coração. Alguns do Top 10, eu confesso, não foram nota 5, mas, de certa forma, acabaram sendo mais marcantes do que alguns que atingiram a nota máxima.


E eis o Top 10 de 2021, em ordem decrescente!


10. O apanhador no campo de centeio - J.D. Salinger


Ainda sem resenha aqui no blog, mas que será publicada em breve, o livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente rebelde, que foi expulso da segunda escola e pretende protelar até o último minuto para contar o fato para os pais. E assim, o leitor acompanha 4 dias que o personagem passa perambulando nas ruas de Nova York reclamando de tudo e falando bastante palavrão. Um clássico que pode provocar um sentimento de ódio pelo personagem, mas que vale muito a leitura!


 

 

 

 

 


9. A montanha mágica - Thomas Mann


Também sem resenha aqui no blog até o momento, o livro traz a história de Hans Castorp que resolve se aventurar nos alpes suíços, em um manicômio para tuberculosos. Um dos livros mais difíceis que já li na minha vida, perdendo, talvez, apenas para Grande sertão: veredas. E, apesar de não ter sido um cinco estrelas, foi uma jornada tão puxada, edificante e marcante que não podia ficar de fora do Top 10.


 

 

 

 

 


8. Duna - Frank Herbert


Li essa história em dois formatos em 2021: Graphic Novel e em prosa. Adorei os dois formatos e amei a história demais! Uma distopia com ficção científica que conquistou meu coração de forma irreversível. Não vejo a hora de ler o restante da série.


 

 

 

 

 


7. Hilda Furacão - Roberto Drummond


É claro que tinha que ter literatura nacional nesse Top 10, certo? E que livro, gente! Não esperava gostar tanto quando comecei a leitura, mas esse livro, que traz história do cotidiano de um repórter, em uma Belo Horizonte dos anos 60 (que me deixou com vontade de sair fazendo um tour pela minha cidade para rever os lugares mencionados no livro), além de contar a história de amor de uma prostituta e um frei vai ficar para sempre no meu coração. 






6. E o vento levou... - Margareth Mitchell
(Resenha da Alice)

Para mim, uma das melhores leituras da LC aqui do Blog!Um livro que, apesar de não ter envelhecido bem trouxe, na minha opinião, um contexto histórico importante e necessário, sobretudo, para nos ensinar como não ser uma pessoa racista. Scarlett, uma personagem nada amável e que não conquistou a empatia de quase ninguém ao longo da LC, com certeza, será uma personagem inesquecível.




5. O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë

Por falar em personagens que não conquistam empatia, o que dizer de um livro que odiei TODOS os personagens e simplesmente AMEI a história? Uma história de amor nada romântica e um tanto trágica me surpreendeu de forma positiva e fiquei apaixonada pelo livro.



 

 

 

 


4. A trança - Laetitia Colombani

Um livro que engana pelo tamanho. Três mulheres, de três países distintos são unidas pela "trança" do destino, pelos fios, as mechas de uma trança metafórica. Uma história linda, tocante e completa, apesar das poucas páginas.


 

 

 

 

 


3. Tudo é rio - Carla Madeira


Outro livro que usa a metáfora para contar a historia de vida de três pessoas que acabam tendo os destinos cruzados pela confluência do rio da vida. Um casal marcado pela dor da perda e uma prostituta obcecada por um amor que ela queria só porque não podia ter. Um texto cru e direto que pega fundo na alma e no coração.


 

 

 

 

 


 
2. Antropoceno - Notas sobre a vida na terra - John Green

Se eu já amava John Green como escritor e pessoa antes de ler um livro de não ficção escrito por ele, passei a amá-lo ainda mais após este livro. Uma análise do autor de temas do cotidiano, com direito a estrelinhas como nota, que me fez me interessar até pelo mais bobo assunto, como o jogo do Mário Kart. Vou levar esse livro pra vida! (e a mania de dar notas para assuntos aleatórios, também!)



 

 


1. Torto arado - Itamar Vieira Júnior


Após a leitura deste livro tive certeza de que nenhum outro tomaria o seu lugar. Um livro que traz a abordagem de assuntos delicados como a escravidão, a reforma agrária, religião. Assuntos aparentemente anacrônicos, mas que permeiam ainda hoje as relações sociais e de trabalho nos lugares mais afastados do nosso país, onde os direitos humanos não se aplicam e as leis são feitas por aqueles que dominam (ou pensam que dominam) a terra, os meios de produção e, sobretudo, as pessoas. Um livro que tocou fundo, que me surpreendeu de forma positiva e que só poderia ocupar o primeiro lugar deste Top 10.





Espero que tenham gostado do meu Top Favoritos de 2021. Para 2022, minhas expectativas vão um pouco mais baixas, diante da incógnita que será. Mas, enquanto a leitura for um hobby, uma distração, um refúgio na minha vida, seguirei lendo e trazendo resenhas para vocês! Aproveitem para me contar qual o Top 10 de 2021 de vocês!


No mais, desejo que todos tenham um 2022 muito iluminado, com momentos e leituras incríveis! E espero vê-los sempre por aqui para falarmos sobre livros!



Feliz ano novo!




            Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!
 
 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO