Assassinato no Campo de Golfe – Agatha Christie

>>  sexta-feira, 21 de janeiro de 2022


CHRISTIE, Agatha. Assassinato no Campo de Golfe. Rio de Janeiro: Editora Globo Livros, 2020. 288p. Título original: The Murder on the Links.
 
Assassinato no Campo de Golfe é o terceiro livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE. Foi publicado em 1923 tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos e traz a segunda aventura do detetive belga Hercule Poirot. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.
 
“Já descrevi Hercule Poirot antes. Que homenzinho extraordinário! Altura, um metro e cinquenta e poucos. Cabeça em formato de ovo, sempre ligeiramente inclinada para o lado. Olhos verdes cujo tom se intensifica quando ele está exaltado. Bigodinho alongado, eriçado e pontiagudo, em antigo estilo militar, demonstrando notável ar de dignidade! Sempre muito bem arrumado, aparência impecável. Afinal, ele tem paixão absoluta pela perfeição. Ao ver um objeto fora de prumo, uma sujeirinha qualquer ou um mero desalinho no traje de uma pessoa, sente-se aflito como que torturado, não descansando enquanto não encontra um modo de corrigir a falha. ‘Ordem’ e ‘Método’ são como deuses para ele. Demonstra certo desdém por provas tangíveis, como pegadas e cinzas de cigarro, afirmando que nunca servem, por si mesmas, para conduzir o detetive à solução de um crime. Ao afirmar isso, costuma bater na cabeça ovalada com absurda complacência, acrescentando com grande satisfação: - O verdadeiro trabalho ocorri aqui dentro. Vem de dentro para fora. As pequeninas células de nossa massa cinzenta, lembre-se sempre delas, mon ami.”
 
Foi muito bom retornar ao mundo de Poirot, que acho muito mais interessante daquilo que vimos no último livro, O ADVERSÁRIO SECRETO. Há algo hipnotizante e carismático no detetive belga, em sua classe e raciocínio que sempre estão muito a frente do leitor e de todos os outros personagens da obra. Especialmente de Hastings, personagem central nessa história. Novamente o narrador, temos nele um completo oposto do detetive belga: Hastings é desatento, desorganizado, inocente e, convenhamos, lhe falta inteligência.
 
A história começa com Poirot recebendo uma correspondência de Paul Renauld, pedindo ajuda pois está diante de um grande perigo. Ele então vai acompanhado de seu amigo, o Capitão Hastings, para Merlinville-sur-Mer, na França. Assim que chegam na propriedade encontram a polícia local que dá a notícia do assassinato do Sr. Renauld, que foi encontrado morto esfaqueado nas costas dentro de uma cova recém-cavada ao lado de um campo de golfe local. Poirot decide ficar para investigar o assassinato diante da sensação de ter chegado tarde demais para ajudar seu cliente. A narrativa então nos apresenta ao ciclo social de Renauld: começamos com a esposa, Eloise, que afirma ter sido amordaçada e amarrada por 2 homens estranhos às 2 da manhã. Há o filho do casal, Jack, as empregadas da casa, e uma vizinha um tanto quanto misteriosa, Madame Daubreuil. Com o tempo, vamos descobrindo outros personagens, adicionando suspeitos à lista e retirando alguns, mas algo é marcante e muito importante para a história: Poirot tem certeza que todas essas circunstâncias o fazem lembrar de um caso antigo. Seria essa a chave para a resolução da investigação?

O segundo livro da “série Hercule Poirot” é um excelente exemplar para a consolidação do personagem. Ele é claramente o protagonista da história, apesar do forte enredo que envolve Hastings. Após apresentar o detetive em O Misterioso Caso de Styles, nessa segunda aventura a autora consegue explorar um pouco mais as peculiaridades do caráter e profissionalismo de Poirot, com descrições melhores e mais profundas. Isso é feito muito bem ao contrapô-lo com dois personagens: Hastings e Monsieur Giraud, o chefe de investigação designado ao caso pela polícia francesa. Hastings aqui aparece irritantemente como um homem honesto, mas suscetível aos sentimentos e facilmente enganável. Já Giraud me parece ser central para diferenciar Poirot de todos detetives da literatura policial. Ao procurar provas em pistas minúsculas, apelar para disfarces (adorei a cena em que ele se esconde no arbusto para escutar conversas) e ter um estilo pomposo e aparecido de investigação. Christie critica habilidosamente os detetives Sherloquianos e mostra que seu Poirot não é mirabolante, ele é um cavalheiro muito inteligente e que consegue fazer conexões lógicas como nenhum outro (no livro e na literatura).
 
Sobre o livro, mais uma vez vou retomar a resenha que a Nanda publicou em 2010, ainda somente com 2 parágrafos e uma excelente capacidade de síntese:
 
“O milionário Renauld é assassinado logo após escrever uma carta solicitando os serviços de Poirot. O famoso detetive e o Capitão Hastings começam a investigação e se deparam com um passado sombrio, uma possível amante, uma esposa apaixonada e um filho revoltado.
 
Poirot também irá disputar a resolução deste crime com um detetive da jovem guarda que acredita que seus métodos estão ultrapassados. Agora é uma questão de honra para o nosso detetive. Desvendar o crime, tirar um inocente da cadeia e desmoralizar o pretensioso detetive Giraud. Embora eu tenha achado o livro confuso em algumas partes, Hastings e Poirot compensam com seu senso de humor crítico e um final bem interessante.”
 
O senso de humor realmente é mais afiado aqui do que em O Misterioso Caso de Styles, mas eu definitivamente acho Styles um livro melhor e mais completo. Mesmo assim, Assassinato no Campo de Golfe entrega o que promete: investigação inteligente, Poirot afiado, leitura fácil e fluida e um final surpreendente.
 
Eu sei que vocês vão me perguntar se eu adivinhei o assassino e a resposta é não, mas cheguei perto. A minha estratégia dessa vez é ir contra tudo o que Hastings pensava ou achava, e consegui chegar bastante perto da resolução!
 
E vocês, o que acharam?
 
Até mês que vem, dessa vez com um livro de contos: POIROT INVESTIGA! Ultimamente tenho gostado bastante desse estilo literário, então será muito interessante ver como Agatha Christie sai em histórias mais curtas e dinâmicas.
 
Adicione ao seu Skoob!
 
Série Hercule Poirot
 
1.  O Misterioso Caso de Styles (The MysteriousAffair at Styles), 1920
2.  Assassinato no campo de Golfe (The Murder on the Links), 1923
3.  Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
4.  O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
5.  Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
6.  O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
7.  Café Preto (Black Coffee), 1930
8.  A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
9.  Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
10.  Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
11.  Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
12.  Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
13.  Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
14.  Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
15. Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
16.  Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
17.  Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
18.  Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
19. Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
20. O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
21. The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
22. Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
23. Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
24.  Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
25.  Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
26.  A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
27.  Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
28.  Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
29.  Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
30.  Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
31.  Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
32.  A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
33.  Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
34.  Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
35.  A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
36.  Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
37.  A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
38.  Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
39.  Os Relógios (The Clocks), 1963
40. A Terceira Moça (Third Girl), 1966
41. A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
42.  Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
43.  Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
44. Cai o Pano (Curtain), 1975

Avaliação (1 a 5):


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO