A falta que me faz - Meg Cabot

>>  quarta-feira, 3 de abril de 2024

CABOT, Meg. A falta que me faz. Rio de Janeiro: Galera Record, 2018. 300p. (Desaparecidos, v.5). Título original: Missing you.

"O motivo pelo qual pode ter ouvido falar de mim é que sou a menina apelidada pela imprensa de Garota Relâmpago, porque fui atingida por um raio há alguns anos e acabei desenvolvendo o que chamam de poder paranormal para encontrar pessoas desaparecidas através de meus sonhos." p.9

A série Desaparecidos da Meg Cabot já foi uma das minhas queridinhas de YA. Mas a série começou a ser lançada em 2011 e este último livro só saiu em 2018, 4 anos após o quarto livro! Essa falta de compromisso de algumas editoras com as séries, acabam fazendo com que os leitores parem de comprar séries em andamento. Sempre comentam comigo que só compram depois de lançar tudo, o que também, óbvio, diminui as vendas e faz a editora abandonar. É um ciclo vicioso péssimo e que me entristece, afinal, como confiar que teremos todos os livros para ler? Também da Galera, nunca vou me esquecer do final de Gone, que eu amava e nunca lançaram o último livro... Este, A falta que me faz, quinto e último volume da série, demorou tanto para lançar que até desanimei de ler. Mas finalmente tirei da estante e finalizei mais uma série! Confiram o que achei! 

Jessica Mastriani, 19, finalmente tem a vida de uma adolescente/jovem adulta normal! Mas para isso precisou perder seus poderes, isso devido aos traumas causados pelo FBI, que enviou Jessica para a guerra, para ajudar a encontrar inimigos e reféns no Afeganistão. Ela não é mais a "Garota Relâmpago", não consegue encontrar mais pessoas desaparecidas e está feliz. Finalmente conseguiu acabar com os pesadelos, os terrores noturnos e ter alguma normalidade. 

Ela agora vive em NY com a melhor amiga, Ruth. Ela está estudando música na Juilliard, trabalha voluntariamente ensinando crianças a tocar e vive em uma das cidades mais movimentadas do mundo. O problema é que, ao contrário do que todos pensam, Jess não está feliz. Não gosta de NY, não quer tocar em uma orquestra famosa e nem ser uma musicista profissional. O que ela quer fazer é um problema... já que Jess não faz ideia. 

Quando seu ex-namorado, Rob, aparece do nada na sua porta, Jess quase tem um infarto! Ela nunca superou Rob, mas os dois haviam terminado já há 2 anos, quando ela voltou de viagem e presenciou Rob em uma cena desagradável, envolvendo uma loira com seios enormes. Rob nunca a procurou, e eles terminaram assim, sem nem conversar direito.  

Agora ela descobre que Rob tem uma meia-irmã, Hannah, que ele descobrira a pouco e estava passando uns tempos em sua casa. Hannah tem apenas 15 anos e desapareceu completamente. Rob pede que Jess o ajude, ela diz que perdeu os poderes. Ele fala que seu irmão mais velho, Douglas, contou tudo sobre ela. E acredita que ela possa tentar! Entre matar o irmão e ficar completamente sem palavras, Jess precisa pensar em suas prioridades...  E ignorar o quanto Rob continua lindo, afinal, ela não tem mais nada haver com ele, nada!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Obviamente, eu teria gostado bem mais se tivesse lido há anos atrás, quando li o restante da série. Muito tempo se passou, eu já mal lembrava dos livros anteriores e meu gosto literário mudou bastante, leio muito pouco YA atualmente. 

A série continua fofa e bem divertida, gosto dos personagens, gosto da narrativa da Meg e do enredo. Adoro o pai de Jess, um fofo! Só que tudo é muito corrido e alguns acontecimentos são completamente surreais, isso tira um pouco da graça para mim. Eu queria que ela tivesse desafios maiores, tudo se resolve muito fácil e rápido. 

O romance foi o que mais deixou a desejar, eu gosto muito de Jess e Rob, desde o primeiro livro, mas eles ficaram dois anos sem se ver. E mesmo dando para perceber que eles ainda se gostam, é isso, eles são amigos, tentando encontrar Hannah. E é isso até quase no final, quando, de repente, em um piscar de olhos, tudo muda. Achei corrido e meio forçado, esperava mais desta parte. [ALERTA DE SPOILER] Do nada Rob conta que naquela época, não era nada daquilo (ela viu ele beijando uma cliente) e que iria pedi-la em casamento para a mãe dela parar de achar que ele não queria nada sério. E tinha planos para eles se casarem depois de terminar a faculdade e etc. Aí ela pega a aliança, e eles não conversam (de novo). Aí nas últimas páginas ela pergunta se ainda era válida a proposta, ele diz que sim, e eles ficam noivos. [FIM DO SPOILER]. 

Bom, a série é fofa para o público jovem, indico muito. Mas para o público adulto, se fosse hoje, eu não iria gostar tanto, certeza rs. Quem leu me conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!

Série Desaparecidos (1-800 Vanished) de Meg Cabot
  1. Quando cai o raio (Título original: When lightning strikes)
  2. Codinome Cassandra (Code name Cassandra)
  3. Esconderijo perfeito (Safe house)
  4. Santuário (Sanctuary)
  5. A falta que me faz (Missing you).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO