Nada fica no passado - Jennifer Hillier

>>  segunda-feira, 8 de abril de 2024

HILLIER, Jennifer. Nada fica no passado. São Paulo: Faro Editorial, 2023. 288p. Título original: Jar of hearts.

"Aquela primeira noite com Calvin foi a primeira e última vez que ela achou bonito o relacionamento deles. A primeira e última vez que não pareceu complicado. A primeira e última vez que o coração e a mente de Geo eram puros. Se de algum modo ela pudesse isolar aquela noite e lembrar-se de tudo como foi, poderia até ser uma lembrança feliz. Afinal de contas, Calvin James foi o seu primeiro amor." p. 117

Não conhecia a autora ainda, mas vi muitos elogios sobre o primeiro thriller da autora canadense, lançado no Brasil. Confiram o que achei de Nada fica no passado da Hennifer Hillier. 

Durante a adolescência Angela Wong, Georgina Shaw e Kaiser Brody foram amigos inseparáveis. Aos 16 anos Angela era uma moça belíssima, Georgina a melhor amiga bonitinha e Kaiser, o amigo que ficou popular por tabela. Kaiser era apaixonada por Geo, que só tinha olhos para seu primeiro amor, Calvin James. Mais velho, dominador, ciumento e agressivo, ela ignorava a opinião dos amigos e deixava tudo de lado por Calvin.  Até que em uma noite, uma tragédia mudou a vida de todos!  Angela foi assassinada, seu corpo não foi encontrado. 

14 anos depois
Um corpo é encontrado na floresta, essa descoberta leva à prisão de Calvin por este crime e mais três mulheres assassinadas nos anos que se seguiram. Um serial-killer vai a julgamento.  Kaiser nunca superou o acontecido, sofrendo a perda de uma amiga e o afastamento de Geo, ele se forma e se torna detetive do departamento de polícia de Seattle. Ele agora investigava o passado.  

E Georgina se tornou uma mulher de negócios de sucesso. Trabalhava em uma grande empresa e era noiva do filho do dono. Ela tinha beleza, riqueza e uma carreira. Teria tudo que sempre sonhou, se não fosse o passado que ela nunca conseguiu esquecer. Georgina é presa por acobertar Calvin, ela sempre soube o que tinha acontecido com Angela, onde o corpo havia sido enterrado e nunca contou a ninguém. Geo é condenada há 5 anos de prisão. Logo depois, Calvin é julgado e condenado. 

Todos acham que a história agora é passado, a verdade veio à tona e o caso foi solucionado. Mas existem mentiras e segredos ainda não revelados, fatos que mais uma vez podem mudar o futuro dos envolvidos.  

Novos corpos começam a aparecer, Kaiser tenta solucionar esse novo caso complexo e tão semelhante ao passado. Para isso ele precisa da ajuda de Geo, que se recusa mais uma vez a falar a verdade. 

"O passado está sempre com você, queira ou não pensar sobre isso, assuma ou não a responsabilidade. Você carrega o passado consigo, porque ele transforma você. Pode tentar enterrá-lo e fingir que nunca aconteceu, mas isso não funciona. Geo sabe disso por experiência própria. Porque as coisas enterradas podem voltar, e de fato voltam." p.117

~~~~~~~~~~~~

A autora tem muito potencial! A trama é diferente, surpreende e prende o leitor até o final. Algumas coisas me decepcionaram, mas no geral achei a leitura muito interessante e fiquei curiosa para ler outros livros da autora.

Normalmente em livros de seriais-killers nós temos uma caça pelo culpado, o assassino evoluindo aos poucos. Aqui começamos com o assassino preso, mas ele foge em seguida, e temos uma ex-namorada dele da adolescência, que ajudou a acobertar o assassinato da melhor amiga, até então o primeiro crime do cara. E ela ainda guarda segredos, então não dá ainda para saber a verdadeira participação dela em tudo. Agora cinco anos depois ela vai sair da prisão, e ele está foragido. Bem interessante tudo. 

Eu gostei dos personagens, embora a narrativa fosse um pouco truncada em alguns momentos. Isso de alternar passado e presente, sem nunca explicar realmente o que aconteceu incomoda um pouco. Algumas pistas estavam lá, e eu logo tive algumas teorias e estava certa no final. Geo para mim sempre foi uma vítima, entendo a condenação dela por falso testemunho e cumplicidade em um crime. Mas era uma moça de 16 anos, apaixonada, aterrorizada e abusada, física e psicologicamente.  Queria mais sobre Kaiser, achei o desenvolvimento do personagem mais fraco, mas gostei dele no presente. No final, a maioria dos personagens eram pessoas de caráter fraco, muito falhos, alguns eram realmente pessoas horríveis.

Meu problema foi com o final, achei fraco, corrido e muito mal elaborado. Esperava mais dos desdobramentos e do final em si. O "quem matou" não me surpreendeu, eu tinha uma teoria e ela se provou verdadeira. [ALERTA DE SPOILERS] Desde que a primeira mulher foi assassinada com a criança, um filho biológico dado para a adoção e se provou ser filho do tal Calvin eu já imaginei que era um filho dele mais velho, o assassino. E eu também desconfiava que Geo teria engravidado após o estupro (por isso ela ficou 1 ano fora da escola), então liguei os pontos. Já esperava que seria o filho dela e do Calvin o novo serial-killer, genes herdados do pai, e ele no final iria tentar matá-la. Sem surpresas aí. Achei o final tosco, no sentido que Geo atira em Calvin no filho e nada é mostrado. Já aparece ela no futuro, casada com Kaiser e visitando o túmulo do "filho". Achei isso preguiçoso e muito mal feito, com certeza ela, ex-presidiária, enfrentaria consequências por matar dois homens a sangue frio. E esse finalzinho fofo, depois de tudo o que ela fez foi bem aquém do esperado. Essa história dela ter desmembrado o corpo da amiga no maior sangue frio, também não me convenceu. [FIM DO SPOILER] 

Apesar de não ter amado pelo final, achei um thriller psicológico bem interessante. Enredo bom e diferente, escrita fluída e que prende a atenção do início ao fim. Já quero outros livros da autora, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO