Um corpo na biblioteca – Agatha Christie
>> segunda-feira, 14 de julho de 2025
CHRISTIE, Agatha. Um corpo na biblioteca. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2020. 192p. Título original: The body in the library.
"Como lhes falei, tenho uma mente muito desconfiada. Meu sobrinho Raymond diz (de brincadeira, claro, e de modo muito afetuoso) que minha mente é como uma bacia. Ele diz que a maioria dos vitorianos é assim. Tudo o que posso dizer é que os vitorianos sabem um bocado sobre a natureza humana." p. 182
Chegamos ao 43º livro do Projeto Agatha Christie e as resenhas dos livros anteriores, você encontra AQUI. Este mês temos mais um livro protagonizado pela Miss Marple, confiram o que achei de Um corpo na biblioteca!
Mrs. Bantry dormia tranquilamente quando foi acordada pela criada com uma informação inquietante, para dizer o mínimo. Um corpo tinha sido encontrado na biblioteca da casa! O Coronel Bantry mal pode acreditar, mas ao chegarem ao local se deparam com o corpo de uma moça jovem, desconhecida para eles, assassinada em sua biblioteca. A moça jovem foi estrangulada e a polícia logo é chamada.
Sem confiar na polícia e preocupada com o que os vizinhos certamente irão falar... Mrs. Bantry chama sua amiga e vizinha, Miss Marple, já que Jane tem uma certa "curiosidade" por assassinatos, e já teve mais sucesso do que a polícia no passado.
O corpo da moça é identificado como sendo de Ruby Keene, uma dançarina do Hotel Majestic. Sua prima, Josephine Turner, identificou a jovem, que havia desaparecido do hotel na noite anterior, antes do seu último número de dança. Ninguém sabe o que aconteceu com ela, ela não conhecia os Bantry e, aparentemente, não existia motivo para a sua morte.
Quando um segundo corpo é encontrado e a polícia não consegue fazer nenhuma conexão entre os crimes, cabe a Miss Marple descobrir o culpado, antes que algum inocente pague pelo crime.
~~~~~~~~~~~~~
Eu adoro tanto a Miss Marple! É a minha personagem queridinha da Agatha, e esta é ainda sua terceira aparição no projeto. Ela aparece rapidamente em um livro que não é narrado por ela, e depois em um livro de contos. Ainda acho que aqui ela teve pouco destaque, não sei se isso muda nos próximos, espero que sim.
Miss Marple rouba todas as cenas e as parte em que ela participa são muito divertidas. Ela sempre consegue encaixar qualquer acontecimento, por mais bizarro que seja, em um caso de algum vizinho ou conhecido. Ela sempre consegue achar uma ligação ou imaginar algo que vai acontecer porque assim são os seres humanos. Amo os exemplos todos que ela cita e em como ela deixa a polícia no chinelo sempre hehe.
Os personagens secundários são interessantes e fiquei bem curiosa em descobrir quem assassinou Ruby e porquê. O motivo fica bem claro logo no início, só que os suspeitos todos possuem álibi e a história só se complica quando uma adolescente é encontrada morta, sem nenhuma ligação com Ruby.
Eu achei o final corrido, mas adorei os desdobramentos. Eu matei parte da charada, mas errei o assassino. [ALERTA DE SPOILERS] Eu desconfiei que o tal Basil havia movido o corpo para a biblioteca do Coronel, só para sacanear, e por isso desconfiei dele. Por outro lado, estava claro que o motivo era dinheiro, e os únicos beneficiados com a morte de Ruby eram os dois herdeiros do Mrs. Jefferson. Mas os dois tinham álibi. Cheguei a achar também que era por causa da nora dele, aí seriam ou seu pretendente e amigo, ou o dançarino/treinador de tênis. Desconfiei de Josie no começo, mas deixei de lado por ela não ter motivo. No final era realmente Josie, juntamente com o ex-genro dele, porque eles tinham se casado e perderiam a herança. O tal do Basil tinha realmente movido o corpo (que os assassinos colocaram na casa dele para acusá-lo), mas não tinha matado ninguém. [FIM DOS SPOILERS] Achei genial a forma como Miss Marple descobriu tudo, principalmente, sobre a ligação entre as duas moças.
Eu amo a autora e estou adorando o projeto. Indico Agatha sempre, tanto para novos leitores do gênero, quanto para quem ama ficção policial, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Miss Marple
1.5 The Regatta Mystery and Other Stories, 1939
2) Um Corpo na Biblioteca (The Body in the Library), 1942
3) A Mão Misteriosa (The Moving Finger), 1942
4) Convite para um Homicídio (A Murder Is Announced), 1950
4.5 Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
5) Um Passe de Mágica (They Do It with Mirrors), 1952
6) Uma Porção de Centeio (A Pocket Full of Rye), 1953
7) A Testemunha Ocular do Crime (4.50 from Paddington), 1957
8) A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd from Side to Side), 1962
9) Mistério no Caribe (A Caribbean Mystery), 1964
10) O caso do Hotel Bertram (At Bertram's Hotel), 1965
11) Nêmesis (Nemesis), 1971
12) Um Crime Adormecido (Sleeping Murder), 1976
Avaliação (1 a 5):