O Belo Mistério - Louise Penny
>> segunda-feira, 8 de setembro de 2025
PENNY, Louise. O Belo Mistério. São Paulo: Editora Arqueiro, 2025. 448p. (Inspetor Gamache, v.8). Título original: The Beautiful Mystery.
“- Eu acho que, quando a gente se importa com alguém, tenta proteger o outro – disse Gamache, escolhendo as palavras com cuidado.
– Mas, às vezes isso é como bloquear um goleiro em um jogo de futebol ou hóquei: em vez de proteger o jogador, você só faz com que seja mais difícil para ele ver a ameaça que está vindo. E o mal é causado. Por engano.”
A série Inspetor Gamache é uma das minhas favoritas atualmente, quando falamos em ficção policial. Ela tem uma abordagem muito empática e um desenvolvimento psicológico muito interessante. Chegamos ao 8º volume da série, confiram o que achei de O Belo Mistério da Louise Penny.
Esta resenha contém spoilers sobre os livros anteriores! Esta série precisa ser lida na ordem.
No mosteiro de Saint-Gilbert-Entre-les-Loups, escondido nas profundezas das florestas do Quebec, vivem vinte e quatro monges Gilbertinos. Eles fizeram voto de silêncio e vivem em paz e oração. E assim eles viveram por séculos, sem quase ninguém saber da existência daquele mosteiro, quem eles eram ou onde viviam.
Buscando formas para cuidar da estrutura do mosteiro, e sem outros recursos financeiros, eles acabam gravando um CD de cânticos religiosos, para arrecadar algum dinheiro. No entanto, por ironia do destino, esses homens se tornaram célebres no mundo inteiro por seu canto gregoriano, uma música que provoca um efeito tão profundo que passou a ser conhecida como ''o belo mistério''.
Depois disso, todo mundo começou a descobrir quem eles eram, onde estavam, e a tentar visitar ou entregar no mosteiro, perturbando a paz em que sempre viveram. Quando um dos irmãos é assassinado, eles finalmente precisam quebrar o silêncio e o isolamento e deixar o inspetor-chefe da Sureté Du Québec, Armand Gamache, e seu braço direito, o agente Jean Guy Beauvoir entrarem no mosteiro.
À medida que conversa com os monges, Gamache começa a enxergar as rachaduras e os problemas entre aqueles que deveriam viver em paz. Os conflitos no mosteiro se tornam cada vez mais visíveis. Ao mesmo tempo, Gamache precisa lidar com seus próprios demônios, quando seu chefe e inimigo, o superintendente Sylvain Francoeur.
~~~~~~~~~~~~
Eu amo a autora, o protagonista e a narrativa dessa série tão bem construída. Dito isso... este livro não funcionou muito para mim. Achei terrivelmente lento e tedioso, é o maior da série e o livro todo se passa no mosteiro, sem quase nada acontecer, com os monges contando a mesma coisa de novo e de novo... Continua muito bem escrito, mas o assassinato e o suspense não me empolgou em hora nenhuma.
Por outro lado, a parte pessoal do desenvolvimento dos personagens é o foco do livro. O suspense fica meio a margem, e os problemas de Gamache e Jean Guy, as sequelas emocionais do tiroteio onde perderam tantos agentes é o foco do livro. Gamache não se recuperou por se sentir responsável pelas mortes de tantos agentes novos que confiavam nele, que eram sua responsabilidade. E Jean Guy ficou gravemente ferido e acabou viciado em medicamentos para dor. E a tensão entre eles, os dilemas, permeia o livro até o final, principalmente porque o insuportável do Francoeur está lá tentando jogar sal nas feridas de todo jeito. Essa parte foi excelente, mas eu tenho ranço com o Jean Guy desde o início da série, então ele mais me irritou do que comoveu hehe.
Senti falta dos personagens legais de Three Pines que adoro, dos outros oficiais da equipe do Gamache, como a Laroche, etc. E aí temos um livro todo só do chato do Jean Guy, ele estava até melhorando, mas aqui me matou de raiva.
Sobre o suspense em si, eu desconfiei do culpado e não tive muitas surpresas. O impacto maior foi o que aconteceu com Jean Guy no final. [ALERTA DE SPOILERS] Quem matou o monge regente foi o monge mais novo no mosteiro, por não concordar com um tipo de canto que ele queria criar, bem bobo. Sobre Jean Guy, Francoeur acaba conseguindo manipulá-lo e ele volta a usar os comprimidos para a dor em que era viciado. E no final para se drogar ele puxa até uma arma para Gamache. E acaba indo embora de avião com suas drogas e o Francoeur, em teoria saindo da equipe do Armand para trabalhar para o superintendente. E Gamache fica arrasado. E vai dar mais confusão, porque ele agora namora a Annie, filha de Gamache, coitada. [FIM DOS SPOILERS]
Apesar de não ter amado este, amo a série e já estou ansiosa para ler o próximo. Espero que saiam todos os livros por aqui, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Inspetor Gamache:
- Natureza morta (Still Life)
- Graça fatal (A fatal Grace)
- O mais cruel dos meses (The Cruelest Month)
- É proibido matar (A Rule Against Murder)
- Revelação brutal (The Brutal Telling)
- Enterre seus mortos (Bury Your Dead)
- Um truque de luz (A Trick of the Light)
- O Belo Mistério (The Beautiful Mystery)
- How the Light Gets In (os demais ainda não lançados no Brasil)
- The Long Way Home
- The Nature of the Beast
- A Great Reckoning
- Glass Houses
- Kingdom of the Blind
- A Better Man
- All the Devils Are Here
- The Madness of Crowds
- A World of Curiosities
- The Grey Wolf.