Jogos Mortais - Angela Marsons
>> segunda-feira, 1 de setembro de 2025
MARSONS, Angela. Jogos Mortais. São Paulo: Editora Gutenberg, 2025. 336p. (Detetive Kim Stone, v.4). Título original: Play dead.
"- Assim está melhor. Agora posso ver seu rosto - ele disse, inclinando a própria cabeça. - Agora você está pronta para brincar.
A ternura na voz trouxe mais lágrimas aos olhos de Tracy.
Sabia que estava sendo preparada para morrer." p. 264
E quando eu já havia perdido as esperanças... eis que a Editora Gutenberg, finalmente, lançou mais um volume de uma das minhas séries queridinhas de ficção policial, Detetive Kim Stone. Confiram o que achei do 4º volume com Jogos Mortais.
Após concluir um díficil caso envolvendo o sequestro de uma criança, a Detetive Kim Stone se volta para sua mesa atolada de outros casos. Mas é chamada pelo inspetor chefe, Detetive Inspetor-Chefe Woodward, que pede que ela e sua equipe visitem um novo centro de pesquisa que estuda o corpo humano após a morte. Eles ajudam a resolver casos antigos com seus estudos e assim, Kim e sua equipe são enviados para visitar Westerley, conhecida também como "fazenda de corpos".
O responsável pelo lugar é o Professor de biologia Chris Wright, com ele está a entomologista Catherine Evans. Eles estudam a decomposição, a presença de insetos e como isso afeta os corpos e vários outros aspectos que podem ajudar os legistas e a polícia.
O que ela não esperava, era encontrar um corpo assassinado no local. Largado no campo enorme, quase confundido com um dos corpos que estão sendo estudados, eles encontram uma jovem mulher assassinada. Kim e seu parceiro, Bryant, e os outros membros da equipe, Dawson e Stacey tomam a frente do caso.
A mulher assassinada é Jemina Lowe. A família, devastada, não saberia dizer quem faria mal à sua filha. Sem suspeitos, sem motivo, Kim procura de toda forma descobrir mais sobre a vítima. Quando outro corpo é encontrado, ela começa a entender a ligação entre eles, e corre contra o tempo, antes que mais alguém seja assassinado.
~~~~~~~~~~~~~
O livro anterior da série foi espetacular, então minha expectativa estava bem alta. E este volume começa de forma excelente, você fica preso do início ao fim. Porém, achei a última parte bem corrida e os desdobramentos fracos. Esperava mais, mesmo assim adorei a leitura.
Kim Stone é uma das minhas detetives favoritas! Ela é totalmente dedicada ao trabalho, tem seus próprios problemas pessoais e seus traumas do passado para lidar, mas ela se identifica muito com suas vítimas e faz de tudo para conseguir descobrir a verdade. Ela é inteligente, persistente, não tem papas na língua e adora um bom desafio. Os outros membros da equipe são todos legais, mas queria que a vida pessoal deles fosse melhor desenvolvida. Kim agora não está mais sempre sozinha, adotou um cachorro em um dos casos anteriores e eu adoro o Barney, já é um personagem querido.
O caso anterior foi inesquecível, e eu queria que alguns personagens tivessem aparecido aqui, uma pena que isso não aconteceu. Mas a série está toda ligada e os casos passados são citados sempre, além do desenvolvimento da vida pessoal da protagonista. Então sempre digo que os livros precisam ser lidos na ordem!
As vítimas e a motivação são interessantes, uma vingança contra algo que aconteceu há tantos anos. Bullying é sempre muito triste e a vingança aqui foi extrema e o método utilizado, bem interessante. Eu morri de dó do que aconteceu com a criança na época, o caso em si foi bem pesado.
Eu achei quase tudo muito fácil de matar e que o livro pecou na parte final, estava tudo muito óbvio e ficou corrido. Eu acertei o "quem matou" e só errei um detalhe. [ALERTA DE SPOILERS] Desde que a Isobel sobreviveu e estava no hospital sem memória, eu desconfiei do tal "namorado" que estava com ela. E para mim foi uma falha da autora, porque obviamente o assassino poderia tentar terminar o serviço. Kim sabe que ela está protegida na UTI, mas não procura muito descobrir mais sobre ela, e simplesmente acredita em tudo o que o tal cara fala. E ele era o assassino, fingindo lá de namorado apaixonado. O nome dela e tudo o mais o que ele falou era falso (e isso Stacey teria descoberto ao pesquisar a lista dos alunos na escola, e quem mais estava envolvido no bullying). O que surpreendeu, foi que o assassino tinha morado na mesma instituição para menores que Catherine Evans, e os dois estavam se ajudando mutuamente. Desconfiei logo também que a Tracy seria uma das vítimas, achei umas coisas bem manjadas. [ FIM DOS SPOILERS]
Apesar de não ter amado o final eu sou fã da série e espero que continuem lançando os livros por aqui. Quem leu me conta se curtiu, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Detetive Kim Stone da Angela Marsons:
- Gritos no silêncio (Silent Scream)
- Jogos Malignos (Evil Games)
- Infâncias Roubadas (Lost girls)
- Jogos mortais (Play dead)
- Blood lines (os demais ainda não lançados no Brasil)
- Dead souls
- Broken bones
- Dyning truth
- Fatal promise
- Dead memories
- Child’s play
- Killing mind
- Deadly cry
- Twisted lies
- Stolen ones
- Six graves
- Hidden scars
- Deadly Fate
- Bad Blood
- Guilty Mothers
- 36 Hours
- Little Children.
Avaliação (1 a 5):