Hora zero - Agatha Christie
>> segunda-feira, 27 de outubro de 2025
CHRISTIE, Agatha. Hora zero. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2023. 224p. Título original: Towards zero.
"O Superintendente Battle franziu a testa.
- Li em algum lugar uma frase que me marcou. Algo sobre um toque delicado. É o que estou percebendo nessa história. Por fora, é um crime brutal e fácil de entender, mas vislumbro mais alguma coisa... um toque delicado por trás de tudo..." p. 142
Chegamos ao 46º livro do Projeto Agatha Christie e as resenhas dos livros anteriores, você encontra AQUI. Este mês temos o último livro do Superintendente Battle na coleção. Confiram o que achei de Hora Zero!
Neville Strange é um tenista de sucesso, um homem comedido, um bom esportista. Ele foi criado por Lady Camilla Tressilian e seu marido, depois de perder os pais, e continua visitando a víuva todos os anos, seu marido faleceu há muitos anos e ele é o principal herdeiro junto da esposa.
A velha senhora reside no Bico da Gaivota, um local mais ermo, mas muito bonito, com alguns hotéis de veraneio por perto. O problema é que Neville quer viajar para lá com a nova esposa, Kay Strange, 23 anos, mas sugere a ela que conheça sua ex-mulher, Audrey Strange, e que elas se "tornem amigas". A ideia sem nenhum cabimento, é recebida com indignação por todos, mas acabam concordando.
Além deles, na casa estão presentes Mary Aldin, uma parente distante de Lady Tressilian que mora no local e cuida da senhora e da casa; e Thomas Royde, amigo da família e um grande amigo de infância de Audrey, ele sempre foi apaixonado por ela, e agora, quem sabe, teria uma chance? Um velho amigo de Kay, Ted Latimer, também está próximo, hospedado no hotel vizinho. Ele ainda não se conforma de ter perdido Kay para outro homem.
A situação já era extremamente constrangedora, mas se torna muito mais grave quando uma pessoa é assassinada. Agora cabe ao Superintendente Battle, juntamente com seu sobrinho, James Leach, desvendar este crime. Todas as provas apontam para um suspeito, mas tudo parece óbvio demais...
~~~~~~~~~~~~
Adorei o livro do mês! O meu favorito do Battle, uma pena que não vamos ter mais livros protagonizados por ele na coleção. Este ficaria ótimo no cinema! Os personagens são ótimos, todos com personalidade forte e os desdobramentos são excelentes.
Os personagens são todos bem interessantes, principalmente por esta treta toda das duas senhoras Strange no mesmo local. Neville foi casado com Audrey, até que trocou a esposa pela lindíssima e jovem Kay. A nova esposa é linda, temperamental e ciumenta. Audrey é extremamente educada e polida, mas parece esconder algo por trás do seu olhar tão sério. Mary Aldin está nervosa e com medo do que pode acontecer. E todos os outros personagens circulam ao redor desse "triângulo" bizarro... até que alguém é brutalmente assassinado.
Eu achei que o livro tinha uma investigação parecida com o Poirot, e ele foi até citado no livro. Mas gosto do jeito mais objetivo do Battle. Eu desconfiei da pessoa logo no início, depois achei que não era tal pessoa por ser tão óbvio, depois desconfiei dela de novo hehe. [ALERTA DE SPOILER] Quando a Lady é assassinada, desconfiei de cara do Neville por ser o herdeiro e também porque ninguém parecia ter motivo. Aí era tão óbvio as pistas apontando para ele que achei que não seria. E mais para o final, quando contam que Audrey que o deixou, e não o contrário, desconfiei que foi ele e que armou para ser ela (e as pistas óbvias era para realmente a polícia desconfiar dele e depois descartar). E no final ele era mais louco do que imaginei, além do assassinato, ele abusava psicologicamenrte de Audrey durante todo o casamento. E o jeito estranho dela era medo dele. [FIM DOS SPOILERS]
Adorei o final, sempre acho que os livros da Agatha podiam ter mais páginas, tudo bem corrido. Jogam um romance do nada em cima da gente no final, algo que acontece sempre nos livros da autora, mas gostei muito dos desdobramentos. Quem leu me conte se curtiu, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Superintendente Battle
- O Segredo de Chimneys (The Secret of Chimneys), 1925
- O Mistério dos Sete Relógios (The Seven Dials Mystery), 1929
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- É fácil matar (Murder is Easy / Easy to Kill), 1939
- Hora Zero (Towards Zero), 1944
Avaliação (1 a 5):






