Cartas na mesa - Agatha Christie
>> sexta-feira, 12 de julho de 2024
CHRISTIE, Agatha. Cartas na mesa. Rio de Janeiro: Editora L&PM Pocket, 2011. 240p. Título original: Cards on the Table.
"- Referências passageiras e inocentes sobre venenos, oportunidades de um médico, acidentes domésticos e acidentes de tiro. Não me surpreenderia que, ao pronunciar aquelas palavras, ele tenha assinado sua sentença de morte." p. 66
Cartas na mesa é o 31º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Aqui temos mais um livro de Hercule Poirot, mas com uma construção diferente, confiram o que achei!
O Sr. Shaitana é um homem excêntrico, muito rico e temido por muitos. Ele não tem amigos de verdade, mas suas festas interessantes, sempre atrai convidados diferentes. Hercule Poirot encontra com este homem por acaso, que lhe faz um convite para jantar. Ao mesmo tempo, lhe conta que ele possui objetos de alguns assassinatos, cujos assassinos nunca foram pegos. Alega que existem assassinatos perfeitos, aqueles em que os culpados nunca foram pegos, nunca foram nem suspeitos de um crime. Intrigado, Poirot comparece ao evento.
Lá ele reencontra um velho conhecido, Superintendente Battle, investigador da Scotland Yard, além de Ariadne Oliver, uma famosa escritora de romances policiais, e o Coronel Race, que também já desvendou crimes no passado. São 4 investigadores, os outros convidados, pelo que Poirot pode imaginar... são 4 assassinos!
Um médico, o Dr. Roberts, é conhecido em Londres e parece ter uma carreira conceituada e sem manchas em seu passado. Mrs. Lorrimer é uma viúva também conhecida, uma apaixonada jogadora de bridge muito inteligente. O Major Despard é conhecido pelas suas viagens pelo mundo, um homem aparentemente correto e esperto. E por último, temos Anne Meredith, uma jovem de 25 anos que perdeu os pais muito nova, e depois de passar por alguns empregos, vive com a melhor amiga, Rhoda Dawes.
O jantar corre bem, até que o Sr. Shaitana é encontrado em sua poltrona perto da lareira, assassinado com um punhal no peito. Os 8 convidados estavam jogando bridge em salas separadas. Os quatro investigadores na sala vizinha, enquanto os quatro, agora suspeitos, estavam na mesma sala do homem morto. Ninguém viu nada, mas somente um deles poderia ter matado. Cabe a Poirot e aos outros três descobrir quem matou. Partindo do pressuposto que todos eles já tinham matado antes, e escapado impunes.
~~~~~~~~~~~~~~
Só não gostei mais porque achei o final bem corrido, mas a premissa do livro é bem diferente e interessante. Por mais que o leitor simpatize (ou não) com os 4 suspeitos: Mrs. Lorrimer, Dr. Roberts, Major Despard e Anne Meredith, sabe que todos eles já mataram antes. E que qualquer um deles pode ter matado de novo.
Vamos conhecendo aos poucos todos os suspeitos melhor, enquanto os quatro investigadores tomam suas medidas para investigar o passado de todos eles. Battle com seu jeito gentil e meio desajeitado, mas que esconde um olhar perspicaz e competente. Poirot com seus conhecidos métodos diferentes, com perguntas que parecem não fazer o menor sentido para os outros. A Sra. Oliver parece desajeitada, esquecida e muito confusa, mas consegue extrair informações como ninguém. Race tem menos destaque, mas está investigando Despard, que viajou muito, então precisa se afastar para conseguir descobrir o passado do homem.
É engraçado que à medida que vão investigando, todos eles começam a parecer culpados, e quando vamos conhecendo todos melhor, todos eles parecem inocentes em algum momento. Eu achei a rede bem interessante, mas considerando tudo apostei em um culpado e acertei no final.
O final foi interessante porque parece que o assassino é tal pessoa e de repente não é mais. Mas achei o final em si meio corrido, a forma como o suspeito acabou confessando não me convenceu. Mas isso ocorre em vários livros da autora, todo mundo confessa rs. [ALERTA DE SPOILERS] No final era o médico mesmo, eu suspeite dele porque o morto nem gritou, e tinha que ter alguma perícia para enfiar uma faca em alguém e matar rápido, sem muito sangue hehe. E também porque ele era o mais frio e calculista. Cheguei a suspeitar de Meredith também, mas logo pensei que ela era mais uma oportunista do que planejadora, não parecia muito o crime para uma mulher. E ela no final era a pior deles, não matou esse homem, mas matou 3 pessoas e quase matou a melhor amiga. Ela morre afogada no final. [FIM DOS SPOILERS]
Quem leu me conte se curtiu. Eu adoro a Agatha e sempre gosto da maioria dos livros! Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Hercule Poirot
- O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
- Assassinato no campo de Golfe (The Murder onthe Links), 1923
- Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
- O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
- Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
- O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
- Café Preto (Black Coffee), 1930
- A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
- Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
- Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
- Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
- Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
- Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
- Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
- Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
- Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
- Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
- O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
- The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
- Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
- Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
- Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
- A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
- Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
- Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
- Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
- Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
- Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
- A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
- Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
- Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
- A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
- Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
- A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
- Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
- Os Relógios (The Clocks), 1963
- A Terceira Moça (Third Girl), 1966
- A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
- Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
- Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
- Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5): 3.5