Um amor conveniente - Tessa Dare
>> segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
DARE, Tessa. Um amor conveniente. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2019. 240p. (Girl Meets Duke, v.2). Título original: The Governess Game.
"No quarto dia ele estava farto. Se tivesse que escutar mais uma vez Daisy ler o livro sobre garotas escalando torres e meninos colhendo flores, ele iria enlouquecer." p. 170
Um amor conveniente é o segundo volume da série Girl Meets Duke da Tessa Dare. Com uma narrativa leve e divertida, Tessa sempre foge do comum quando se trata de romances de época. Confiram o que achei.
Alexandra Mountbatten, tem apenas 26 anos, mas teve uma vida dura e passou por muitas dificuldades. Ela perdeu a mãe ainda bebê e foi criada pelo pai, um marinheiro americano. Mas ele também morreu cedo, e ela foi criada em internatos, sendo ignorada por algum parente distante que se responsabilizou por suas despesas. Hoje vive de consertar e acertar relógios em casas da aristocracia para pagar suas contas. Alex ama ler e é uma astrônoma amadora, pretende fazer uma nova descoberta e registrá-la, para depois vender para algum aristocrata rico.
Ela e suas melhores amigas levam vidas, no mínimo, incomuns para a Londres do século XIX. Emma Gladstone era costureira até encontrar o amor (Um casamento conveniente), Nicola Seaton ama invenções e experiências; e Lady Penelope Campion vive para resgatar animais e treinar suas, questionáveis, receitas vegetarianas.
Chase Reynaud, o Conde de Ravenswood e futuro Duke de Ashbury West de cerca, tem 30 e poucos anos, e herdou um legado que nunca desejou. Acabou se tornando herdeiro do tio, após perder os primos e legítimos herdeiros de forma trágica. Odiado pelo tio, sempre se sentiu responsável pelo que aconteceu com o primo mais novo. E resolveu que nunca vai se casar e nem espalhar sua semente "maligna" pelo mundo. Apesar da sua fama de libertino, Chase nunca se relaciona realmente com suas conquistas, com medo de engravidar alguma mulher. Ele também é tutor de duas crianças órfãs, Rosamund e Daisy. As garotas, inteligentes e travessas, espantaram todas as tutoras anteriores com suas brincadeiras macabras — como encenar o velório de bonecas das formas mais trágicas possíveis, e seus trotes constantes.
Quando Alex, acidentalmente, é confundida com uma candidata a tutora, Chase a contrata no impulso, sem imaginar o impacto que ela teria em sua rotina. Relutante, ela aceita o cargo, mais por necessidade do que vocação — e logo se vê desafiando o caos daquela casa.
~~~~~~~~~~~~~~~~
O segundo volume continua com o tom espirituoso e afetuoso do livro anterior. Apesar disso, este volume é muito mais divertido, com a presença das duas crianças fofas e levadas. Confesso que gostei mais das confusões todas e dos personagens secundários do que do romance em si, gostei do casal, mas o "drama" de Chase e os encontros furtivos me cansaram.
Daisy e Rosamund roubam todas as cenas! O tema central é o amor que surge através de relações inesperadas e de como esse amor muda a vida de todos os envolvidos. O romance perde foco e as tramas secundárias foram muito divertidas. Alex é uma ótima personagem: inteligente, sarcástica e curiosa, ela representa uma mulher à frente de seu tempo, como todas as protagonistas da autora, alguém que acredita na ciência, no trabalho e na própria autonomia.
Os momentos entre Alex e as meninas são alguns dos mais cativantes do livro. As cenas de “funerais de bonecas”, por exemplo, misturam morbidez inocente e comédia, simbolizando a forma como as meninas lidam com o luto e o abandono. Tessa trata disso com sensibilidade, sem perder o tom leve. Eu ria alto com os discursos fúnebres de Chase e Alex tentando ficar séria durante esses momentos.
Outro ponto forte é o grupo feminino que permeia a série: Alex, Emma, Penelope e Nicola formam um círculo de amizade que desafia o isolamento típico das mulheres da época. Há uma bela mensagem de solidariedade e independência feminina, o que me deixa curiosa para ler os próximos livros.
Eu gostei mais do romance do primeiro livro, mas achei este mais divertido. Gosto de um livro leve entre meus thrillers, para dar uma respirada até pegar uma leitura mais densa. Quem leu me conta se curtiu, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Girl Meets Duke:
- Um casamento conveniente (The Duchess Deal) - Duque de Ashbury e Emma
- Um amor conveniente (The Governess Game) - Alexandra e Chase
- Uma aposta irresistível (The Wallflower Wager) - Lady Penelope Campion
- The Bride Bet (ainda não lançado no Brasil) - Nicola Teague
Avaliação (1 a 5):






