Viaje comigo #15

>>  sábado, 6 de agosto de 2011


Nas últimas semanas tenho visto vários blogueiros escrevendo sobre dicas para novos blogs, sobre spams no skoob e no twitter e finalmente sobre plágios e cópias ilegais. São assuntos que eu nunca imaginei ter que abordar aqui no blog, afinal para que o cidadão cria um blog literário se ele não quer escrever? E pior ainda, tem alguns que não querem nem ler, porque eu já vi algumas resenhas por aí que não tem como a pessoa ter lido o livro e escrever tanta besteira aquilo. Eu li e pensei, será que o dito cujo leu o mesmo livro que eu? Bom, este é o tipo de blog que eu não me dou ao trabalho de seguir ou de comentar, mas como parcerias com a Editora para muitos é o objetivo do blog e não uma conquista, temos que pensar e falar sobre isto.

Para quer criar se pode copiar não é? Não! Cópia ilegal é crime e você pode denunciar. Mas, antes disso, você pode se proteger e descobrir se seu blog foi copiado, quem foi a anta que fez isso e esculachar avisar educadamente ao pseudo-blogueiro para retirar o post do ar ou citar o crédito do site, dependendo de seus termos de uso. Um dos programas que faz isso é o Fairshare, muito fácil de usar, é só você cadastrar o feed do blog e depois de alguns dias começa a receber as atualizações.

Eu nem tinha dado tanta atenção ao programa, até que ontem eu recebo no Google Reader um aviso de cópia. Um blog tinha copiado a minha resenha de A descoberta das Bruxas inteirinha! Bom na hora a calma vai para o espaço, eu fiquei com muita raiva, deixei uma mensagem pedindo para excluir a postagem e avisando sobre o plágio, o post foi excluído e pronto. A questão aqui não a cópia em si, mas a questão como um todo.

Então queridos blogueiros que realmente escrevem suas resenhas instalem o Fairshare, pseudos-blogueiros que acham que vão copiar resenhas ao invés de ler o livro, cancelem o blog e vão assistir sessão da tarde, malhação, vão ler um livro para variar.

É to brava ainda rs. Bom muita gente já falou sobre o assunto e você pode conferir:
Dicas para blogs: Sobre plágio feito pela Cíntia do Free to be me.
Etiquetas para blogueiro da Íris do Literalmente falando.
O seu blog faz spam do Felipe do Fechei com ele.

O problema é que se a pessoa não lê nem o livro, duvido que irá ler as dicas acima e aprender alguma coisa. :P

Então vamos fazer um resumão! O Ferramentas Blog já postou sobre os 5 motivos para eu voltar sempre ao seu blog, mas se você não aprendeu...

5 motivos para eu não voltar ao seu blog:

1)      Copie o conteúdo alheio achando que ninguém vai perceber.
2)     Faça muito spam no skoob e no twitter pedindo para seguir seu blog, ler a resenha (nada contra a divulgação nestas redes, mas tem que ter algum senso).
3)     Escreva as resenhas cheias de erros de português, ou ainda, escrever para que se você pode colar a sinopse e dar sua opinião em 10 palavras?
4)     Conte spoilers dos livros sem aviso prévio, eu adoro saber o final do livro.
5)     Não seja sincero em suas resenhas.

Adorei as tirinhas do blog Menina não pode, visitem. =]

Agora vamos falar de coisas boas, eu li ótimos livros esta semana e tem tanta coisa boa para ler que está difícil organizar a fila. Terminei O baile de máscaras e li Folha de Carvalho, o quarto volume da série Rangers; li Branca como o leite, vermelha como o sangue livro sensacional e O céu vai ter que esperar. E vocês o que leram esta semana?

Se perdeu o post da semana passada confira AQUI e Viaje comigo na semana do blog.

 >>> AUTOR DO MÊS <<<

O Projeto Autor Nacional destaca todo mês um autor, com resenha do livro e entrevista para que vocês possam conhecer melhor o trabalho e a história dos nossos autores. participação do leitor neste projeto é muito importante, então peço que vocês leiam as resenhas, a entrevista e deixe seu comentário se possível.

E a autora nacional do mês de agosto no Viagem Literária é Eliane Quintella, seu livro Pacto Secreto é uma fantasia sobrenatural, mas questiona vários tabus. Valentina a protagonista da trama se sente destruída pela culpa que carrega por um acidente que mudou sua vida e de sua família. Em um momento de desespero ela pede ajuda até ao Diabo e agora um enviado de satan tem uma proposta para ajudá-la e ela deve resolver se assina ou não um pacto. Os mistérios vão sendo revelado aos poucos e você sabe mais na resenha do livro.

Sobre a autora: Sou Eliane Quintella, autora de Pacto Secreto, publicado, e de Prazer Secreto e História Secreta ainda não publicados, mais detalhes vocês terão que ler minha entrevista. Só posso contar que meu primeiro livro trata, como nenhum outro, sobre pacto com o diabo e é de tirar o fôlego.

 >>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:

1)      Virando a página foi a crônica da Ju desta semana.
2)     Resenha de Pacto Secreto de Eliane Quintella.
3)     Resenha de A descoberta das bruxas de Deborah Harkness.
4)     Resenha de Rangers: Folha de Carvalho de John Flanagan.
5)     Resenha de Blue Bloods: O baile de máscaras de Melissa de La Cruz.

>>> A SEMANA NA BLOGOSFERA <<<

O que eu li e mais gostei esta semana em outros sites e blogs literários:

>> Conheça a Biblioteca nacional da Rússia no post do Newstein do blog Atuante.

>> Resenha de Nosso último verão de Ann Brachares da Luciana Mara no Toc Livros, eu não conhecia o livro e agora estou louca para ler.

>> Sobre resenhas e resenhistas um texto muito bom feito pela Ana do blog Na parede do quarto. Gosto muito deste blog, quem não conhece passa lá ^^

>>> PROMOÇÕES <<<

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:

1) Promoção 3X Meg Cabot (Sendo Nikki + Insaciável + Liberte meu coração), termina HOJE dia 06/08.
2) Porta retrato exclusivo Sou louco por você de Federico Moccia via facebook termina HOJE dia 06/08.
4) Promoção Kit Flavia de Luce: Flavia de Luce e o mistério da torta + Flavia de Luce e o Teatro das marionetes vai até dia 20/08.
5) Promoção Um dia de David Nicholls vai até dia 27/08.
6) Promoção O que falta ao tempo de Ángela Becerra vai até dia 27/08.
7) Promoção Kit The 39 Clues, concorra a um super kit com os 9 livros da série, vai até dia 03/09.

Amanhã tem resultado das promoções 3x Meg Cabot de porta retrato exclusivo Sou louco por você e depois tem muitas promoções novas: Pacto Secreto, A descoberta das bruxas e Destino via FACEBOOK.


>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<

Esta semana chegaram para análise dos parceiros:


Do autor Marcos Monjardim chegou Peregrino, quem não conhece confira a sinopse no SKOOB, o autor estará ainda este ano participando por aqui do Projeito autor nacional.

Da autora Drica Pinotti chegou A caixinha de Pandora, achei a capa fofa e parece ser um juvenil muito legal, confira a sinopse no SKOOB.

Da Editora Intrínseca chegou Antes que eu vá de Lauren Oliver. A trama é bem diferente e estou muito curiosa para ler, confira no SKOOB.

E diretamente de Ji-paraná da Editora Leitura chegou para a Ju A manhã seguinte sempre chega de Gabito Nunes. Confira no skoob.

Chegou também uma cartinha super fofa da Karlinha do blog Coffie and Movies, ela me enviou um cartinha linda, vários marcadores e dois DVDs: a versão indiana de Pride and Prejudice e o Dorama Personal Taste. Obrigada linda, adorei tudo. Nunca assisti Dorama, depois conto para vocês o que achei.

A Vozinha está lendo Filha da tempestade da Richelle Mead, eu estou esperando ela terminar para começar, mas estou achando muito engraçado porque todo mundo me disse que tem muitas cenas hots.  Outro dia eu cheguei em casa e a Vozinha estava tão concentrada no livro que nem me viu, quando perguntei ela disse “nossa esta menina é muito levada” hahaha.  
Beijos queridos e uma ótima semana para todos vocês. Obrigada pelo carinho e pelos comentários e até semana que vem. ^^

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO