Gregor e a segunda profecia - Suzanne Collins

>>  sexta-feira, 10 de agosto de 2012


COLLINS, Suzanne. Gregor, e a segunda profecia. 2 ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2012. 288p. (As crônicas do subterrâneo, v.2). Título original: Gregor and the prophecy of bane.

“A missão era matar Bane. Ele sabia disso. Mas Gregor tinha entendido que os subterrâneos mandariam um monte de soldados com ele. Soldados treinados. O verso ribombou na cabeça do menino.
‘Irá o guerreiro drenar sua luz?’
Gregor começou a pressentir algo muito ruim.”p.98

Já comentei sobre esta série na resenha do primeiro volume, Gregor o guerreiro da superfície. Os livros têm desfechos bem independentes, mas como uma série de acontecimentos lineares eles deverão ser lidos na ordem. No segundo livro da série As crônicas do subterrâneo, Gregor viverá muitas aventuras no subterrâneo em Gregor e a segunda profecia  da Suzanne Collins.

Gregor é um garoto de 11 anos que vive em Nova York com a mãe, a avó e duas irmãs mais novas. Seu pai desapareceu sem deixar rastros há mais de dois anos e ele, como irmão mais velho, ajuda a mãe com as tarefas da casa. Em um verão escaldante enquanto cuida de Boots, sua irmãzinha de dois anos, os dois acabam caindo em um duto de ar e indo parar no subterrâneo da cidade. Lá eles descobrem um mundo novo, cheio de batalhas, profecias, perigos e aventuras.

A partir daqui contém spoilers se você não leu o primeiro volume da série.

Uma profecia tornou Gregor um guerreiro, aquele que deveria derrotar os temíveis ratos e trazer a paz para o reino subterrâneo. Ao lado de sua irmãzinha Boots eles ficaram amigos de duas baratas gigantes, voaram em morcegos gigantes e enfrentaram ratos, bem... gigantes. Junto com a princesa Luxa do Reino de Regália eles partiram em uma perigosa missão, mas nem todos retornaram.

Depois de cumprir seu papel na bendita profecia, Gregor só queria saber de voltar para casa. Ele fez tudo aquilo para encontrar seu pai desaparecido, por tanto tempo um prisioneiro dos ratos. Agora de volta, as coisas não voltaram ao normal como o garoto sonhou. Seu pai ficou com muitas sequelas do período em que foi mantido preso e torturado pelos ratos e agora vive no sofá da casa com febre e pesadelos. Ou seja, Gregor precisa continuar cuidando da família, sua mãe precisa trabalhar dobrado.

Para ele o subterrâneo só trouxe problemas e ele pretende ficar bem longe de lá. Porém um inocente passeio de trenó com Boots no parque muda radicalmente quando a menina é sequestrada e levada, claro, para o subterrâneo. Gregor parte em seu encalço e só consegue pensar que sua mãe desta vez vai matá-lo.

Chegando lá ele descobre a existência de uma segunda profecia, que envolve o misterioso rato branco, Bane. E claro que para convencer Gregor a visitá-los precisaram levar Boots. Agora com a ajuda do morcego Ares, da princesa Luxa e de alguns novos aliados eles precisarão atravessar o caminho das águas e um labirinto cheio de ratos.

Gregor além dos perigos de sempre terá que fazer escolhas difíceis e sofrerá com elas. E tudo o que ele queria era ter a família toda reunida para o Natal, mesmo sem presentes.

~~~~~

O segundo livro é tão fofo e divertido quanto o primeiro, a leitura fluiu até melhor, já que agora eu já estava familiarizada com o mundo criado pela autora e os seres subterrâneos. Eu adoro os protagonistas, Gregor e Boots são muito fofos. Eu morro de dó da vida sofrida de Gregor e me divirto muito com seu jeito anti-herói.

“Temp começou a cutucar as costas de Gregor com a cabeça. O menino se virou e viu que a barata tinha a espada dele na boca.
- Ah, cara, obrigado, Temp! – exclamou Gregor, pegando o cabo com a mão boa. Ele não tinha nem pensado em trazê-la. Grande guerreiro.” p.182

Boots é a menina mais fofa de todos os livros, já disse isso na primeira resenha e repito. Só que a Luciara fez o favor de me falar que a menina é muito abobada para 2 anos, com suas frases incompletas e sem sentido. Ai agora só fico pensando nisso e não acho mais tanta graça no que ela fala rsrs.

Este livro também termina a aventura que começou, então você não fica tão seco pela continuação, mas eu já estou com saudade dos personagens. Acho interessante como Gregor odiava aquele mundo e o fato de ser um guerreiro. Neste volume ele já começa a perceber que fez amigos ali e que não vai ser tão fácil ficar longe de tudo aquilo.

Gregor é uma série juvenil bem leve, indicada para leitores bem jovens. Então indico sem restrição de idade, até porque os marmanjos, que nem eu, não se cansam destas séries divertidas. Desligue a TV e vá ler um livro! =]

Série As crônicas do subterrâneo da Suzanne Collins
  1. Gregor, o guerreiro da superfície (Gregor the Overlander)
  2. Gregor e a segunda profecia (Gregor and the prophecy of bane)
  3. Gregor e a profecia de sangue (Gregor and the curse of the warmbloods).
  4. Gregor e as marcas secretas (Gregor and the marks of secret)
  5. Gregor e o código da garra (Gregor and the code of claw).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO