Gregor, o guerreiro da superfície - Suzanne Collins

>>  quarta-feira, 25 de julho de 2012


COLLINS, Suzanne. Gregor, o guerreiro da superfície. 2 ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2012. 300p. (As crônicas do subterrâneo, v.1). Título original: Gregor the Overlander.

“- É ele. – Ela falou com tanta certeza que, por um segundo, Gregor conseguiu pensar em si mesmo como um guerreiro. Um guerreiro ousado, corajoso e poderoso, sobre quem os subterrâneos contariam histórias durante séculos. Ele quase pôde se ver liderando um esquadrão de morcegos em combate, assustando os ratos, salvando o Subterrâneo de...
- Guégo, fiz xixi! – Boots anunciou.
E ali estava ele, um garoto com um capacete engraçado, com uma lanterna velha e um monte de pilhas que ele nem tinha testado para ver se ainda tinham energia.
O poderoso guerreiro pediu licença e trocou uma fralda.” p.136

Quando se fala em Suzanne Collins, todos já lembram de Jogos Vorazes; por isso já adianto, os livros são completamente diferentes. A série As crônicas do subterrâneo é uma historia infanto-juvenil voltada ao público mais jovem, crianças a partir de 12 anos vão adorar. Hoje conheçam o primeiro volume da série com Gregor, o guerreiro da superfície.

A vida de Gregor, 11 anos, não foi nada fácil desde que seu pai desapareceu misteriorisamente há dois anos, sete meses e treze dias. Como irmão mais velho, ele ajuda a cuidar das duas irmãs mais novas e da avó meio biruta, enquanto a mãe trabalha em dois empregos para sustentar a casa. 

Agora no verão escaldante, Gregor precisa ficar em casa e cuidar de Boots, sua irmãzinha de 2 anos. Enquanto isso sua irmã do meio, Lizzie, pode viajar para o acampamento de férias. Apesar das roupas velhas, da situação apertada e da vida de adulto ele não reclama, sabe que precisa ajudar a mãe. Até que em uma tarde comum, enquanto leva as roupas para a lavanderia no porão do prédio e Boots se diverte brincando com uma bola velha, algo inacreditável acontece.

Boots estava brincando entre as máquinas de lavar quando escorrega em um duto de ar, Gregor corre em seu encalço e ambos são sugados para um estranho mundo subterrâneo. Após uma queda sem fim os dois chegam em um lugar assustador e são regastados por seres um pouco estranhos: baratas gigantes, evoluídas, que medem quase 2 metros de altura e falam! Boots como toda criança levada fica encantada com aquilo tudo.

Os humanos chegam a cidade de Regália - uma cidade construída há séculos por seres humanos que vivem no subterrâneo. No meio de baratas e morcegos gigantes, Gregor descobre que os habitantes da cidade acreditam que ele seja um grande guerreiro, enviado à cidade para cumprir a grande profecia. De outro lado estão os inimigos, ratos gigantes e inteligentes que veem os humanos como um almoço apetitoso.

~~~~~

Ah... esta aventura é tão fofa e divertida! Apesar de bem juvenil eu amei as aventuras de Gregor, sua irmãzinha Boots e seus novos companheiros subterrâneos. Boots é a personagem mais gracinha de todos os tempos, uma menina de 2 anos que conquista a todos e dessa forma acaba livrando o irmão de alguns perigos. Gregor também é um ótimo personagem, o menino não é metido a valentão ou a herói, e tudo o que pensa é em levar a irmã para casa em segurança antes que a mãe tenha um ataque.

O mundo subterrâneo criado pela autora é bem interessante, pessoas com pele muito branca e que se alimentam de grãos e ervas, mas que no fundo vivem como os humanos normais. Claro, eles voam em morcegos gigantes, têm uma aliança com baratas enormes e lutam contra ratos assustadores. Eu já li Túneis, que tem uma temática parecida, mas não gostei do primeiro livro e acabei não continuando a série.

O livro é o primeiro de uma série, a aventura tem um final satisfatório, mas mesmo assim estou curiosa para ler o próximo.  Suzanne escreve muito bem, e isto podemos ver claramente também nesta série, mas não comparem com Jogos Vorazes, as séries não têm nada em comum.

Indico para as crianças que adoram um livro de aventura com bastante fantasia e para todos que curtem o estilo, os adultos irão se divertir muito com Gregor e Boots. Leiam sem dó! =^.^=

Série As crônicas do subterrâneo da Suzanne Collins
  1. Gregor, o guerreiro da superfície (Gregor the O verlander)
  2. Gregor e a segunda profecia (Gregor and the prophecy of bane)
  3. Gregor e a profecia de sangue (Gregor and the curse of the warmbloods).
  4. Gregor e as marcas secretas (Gregor and the marks of secret)
  5. Gregor e o código da garra (Gregor and the code of claw).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO