Finale - Becca Fitzpatrick

>>  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FITZPATRICK, Becca. Finale. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. 304p. (Hush, Hush v.4). Título original: Finale.

“A garrafa se encaixava perfeitamente em minha mão, como se devesse ficar ali o tempo todo. Dante queria mesmo que eu ficasse com aquela garrafa. Afinal de contas, quantas vezes tentara me convencer a beber as artes do mal? E ele não tinha dito que minha próxima dose seria por conta da casa?
Eu levaria uma garrafa e seria o suficiente. Sentiria o afluxo de poder mais uma vez e ficaria satisfeita.
Só mais uma vez.” p.139

E depois do final da série Fallen, mais uma série de anjos chega ao fim. Hush, Hush sempre foi minha preferida do estilo e eu estava muito curiosa para saber como a autora finalizaria a série. E na despedida do anjo caído Patch temos Finale de Becca Fitzpatrick.

Contém spoilers se você não leu os livros anteriores de Hush, Hush.

Em Silêncio a historia dá muitas reviravoltas, culminando na morte de Hank Millar, o nefilim líder da Mão Negra e pai de Nora. Mas ele não partiu sem deixar uma grande confusão, Nora é uma nefilim e ainda por cima, a líder de todos os de sua raça, esta foi a herança de seu pai. Ela prometeu conduzi-los a guerra através de um juramento de sangue, que se descumprido causaria a morte dela e de sua mãe. Os arcanjos também fizeram sua barganha, e querem assegurar que não exista guerra. Os anjos caídos continuam poderosos, e querem possuir o corpo de seus vassalos nefilins como sempre fizeram.

Patch e Nora pensaram que teriam um pouco de paz e que finalmente ficariam juntos sem tantos problemas. Porém, eles estão longe disso. Nora precisa garantir sua liderança e para isso conquistar os nefelins, conduzi-los a guerra e destruir os anjos caídos, ou seja, destruir Patch. 

Com a ajuda de seu amigo Scott e do nefilim Dante, ela começa a treinar e se preparar para a batalha. Precisa fortalecer seu físico, ela que viveu sempre como uma humana está em desvantagem com os outros da raça. Vee  não sabe de nada, e só está interessada em conquistar o coração de Scott. E Marcie Millar a sempre inimiga e agora meia irmã de Nora, decidiu que quer morar com ela, já que sua mãe está cheia de problemas.

Evitar a guerra entre nefilins e anjos caídos será mais difícil do que eles imaginam, o amor dos dois corre perigo mais uma vez, os inimigos estão sempre por perto e ninguém sabe como tudo isso irá terminar.

~~~~~~

Se for para comparar as duas séries sobre anjos eu fico com o final de Hush, Hush, mais ágil, emocionante e cheio de adrenalina até o final. A narrativa da Becca é muito gostosa e flui muito bem, é daqueles livros que lemos em uma sentada doida para saber o final.

E no geral o final valeu muito a pena, final lindo, emocionante e sem justificar tudo pendendo para religião - como acontece em livros deste estilo. Agora tiveram pontas soltas, coisas pouco convincentes e mal explicadas que me irritaram em demasia:

- O romance de Nora e Patch perde toda a intensidade e as cenas românticas praticamente sumiram durante quase até o final do livro. Resta uma grande melação sem fim, com frases tão doces que chegam a irritar. E logo ele que tinha tanta pegada aiai.
- Em vários momentos do livro Nora diz que agora que é uma nefilim percebe que pode sentir a energia de outros seres, e que consegue distinguir a energia de Patch como sendo um anjo caído, de outros nefilins e que os arcanjos tem uma energia diferente. No final do livro revela-se dois novos personagens que julgava-se humanos como sendo 1 arcanjo e 1 nefelin e ela não desconfia nem sente a energia deles. Inclusive um deles passa boa parte do livro com ela, só não vou falar o nome para evitar spoilers.
- O fato desta nefilim se revelar do nada é muito mal explicado e totalmente sem sentido, não me convenceu.
- Todos os desdobramentos importantes são previsíveis.
- Nora liderando um exército foi a comédia do livro. :P
- O livro ganha em ação, mais parte de emoção. Tem várias cenas de drama, tragédias e não consegui me emocionar com nenhuma. A única que realmente me arrancou sorrisos foi o epílogo.
- Em uma passagem do livro um personagem está completamente viciado em uma droga, e ai, de uma hora para outra, simplesmente não se fala mais nisso, toma-se um antídoto (que precisava ser tomado com 24hrs sem uso da droga) e fim de papo.

Por outro lado, achei muito legal a autora abordar o vício em entorpecentes no livro, foi uma coisa nova na série e me surpreendeu. Outro personagem que gostei muito foi Dante, que chegou de mansinho e conquistou uma ótima participação no livro.

Falar de final de série é muito complicado, porque as opiniões serão mesmo muito diferentes. Expectativas são ou não atendidas, os fãs amam ou odeiam o final. Eu gostei do saldo final do livro, tirando o que não me convenceu, o final em si é emocionante. Foi até difícil dar uma nota para Finale, mas tentei fazer um balanço e o saldo foi positivo.

Quem leu, por favor, me conte o que achou. Tem vários outros fatos estranhos, mas muita coisa não posso comentar para não soltar nenhum spoilers. Se você gosta de anjos caídos esta ainda é a melhor série para mim. Leiam!

Série Hush, Hush de Becca Fitzpatrick
  1. Sussurro (Título original: Hush Hush)
  2. Crescendo (Título original: Crescendo)
  3. Silêncio (Título original: Silence)
  4. Finale (Título original: Finale)
Avaliação (1 a 5): 3,5
 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO