A marca de Atena - Rick Riordan

>>  quarta-feira, 17 de julho de 2013

RIORDAN, Rick. A marca de Atena. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013. 480p. (Heróis do Olimpo, v.3) Título original: The mark of Athena.

“Então ergueu a espada e a apontou para Jason.
- Um vai morrer – disse Percy.
Mas não era a voz dele. Era grave e vazia, como um sussurro vindo de dentro de um cano de um canhão
- Eu vou escolher – respondeu Jason, com a mesma voz.
- Não! Gritou Piper.
Ao redor, os campos crepitavam e sibilavam, rindo na voz de Gaia à medida que Percy e Jason corriam um em direção ao outro, ambos de armas em punho.” p. 109

A alegria é geral no mês em que a Intrínseca lança mais um aguardado livro do queridinho Rick Riordan. Um dos melhores autores juvenis, tramas cheias de aventura, muita fantasia e um toque divertido que me conquistou desde o primeiro lançamento - com o início da série Percy Jackson e os Olimpianos. Da série surgiu uma nova, Os heróis do Olimpo, e hoje vou falar de seu terceiro volume com A marca de Atena.

Em O herói perdido ficamos conhecendo Jason Grace, Piper Mc Lean e Leo Valdez. Três novos personagens que se juntam ao Acampamento Meio-sangue e acabam tendo que cumprir mais uma profecia perigosa. Ao lado deles está Annabeth, que está mais preocupada é com o sumiço de Percy, desde que o namorado desapareceu sem deixar rastros.
Em O filho de Netuno somos transportados para o Acampamento Júpiter, onde um Percy desmemoriado aparece e se junta aos romanos. Descobrimos que os semideuses gregos e romanos sempre se odiaram mutuamente, e que agora dois deles foram trocados, enquanto Percy está aqui com os romanos, Jason está com os gregos.  Percy também irá participar de uma missão, junto com os novatos Hazel e Frank.

A partir daqui contém spoilers se você não leu os livros anteriores.

Annabeth e seus novos amigos do Acampamento Meio-sangue se juntam para a nova missão, mas para isso Jason, Piper e Leo precisam encontrar os outros membros da profecia no acampamento Júpiter, o que será mais difícil do que parece. A bordo do Argo II, Anabeth observa os romanos, que parecem estar prontos para uma guerra. Ela só espera que os romanos percebam que eles estão em uma missão de paz, afinal Jason segue a frente do barco. Anabeth só quer reencontrar Percy, depois de longos seis meses de separação.

“Ele não tinha a menor ideia de onde tinha surgido o estereótipo de loura burra. Desde que conhecera Annabeth no Grand Canyon, no último inverno, quando ela se aproximou dele com aquele olhar de ‘Me diga onde Percy Jackson está ou eu mato você’, Leo achava as louras muito inteligentes e muito perigosas.” p.47

Apesar de estar ansiosa para reencontrar o namorado, Annabeth tem muito mais com que se preocupar, desde o encontro com a mãe carrega a estranha moeda que Atena lhe deu no bolso e escuta a mensagem: "Siga a marca de Atena. Vingue-me". Como se não bastasse os semideuses estarem caminhando rumo as Porta da Morte...

Annabeth sabe que Percy estava tão sem memória quanto Jason, então, será que ele ainda se lembrava dela? Ela teme ter perdido o namorado que conhecia, e teme muito aquele encontro. Precisa convencer os romanos que os gregos vieram em paz, e que sete deles deverão partir em uma missão mortal para salvar o mundo... é parece bem complicado quando se diz desta maneira...

~~~~~~~

Eu adoro esta série! Muita gente achou este o melhor dos três até agora, aqui temos sete personagens principais e os novos queridinhos parecem estar mais maduros. Mas ao contrário da maioria este não foi o que eu mais gostei, nem sei porque, mas não me empolguei tanto. Mas calma, eu amei o livro, só não é meu favorito da série hehe. Eu amo as partes narradas pelo Leo e sempre dou muita risada com ele e com Percy, mas acho a Piper meio chatinha, as partes dela me cansavam.

“- Nocauteado duas vezes em dois dias – murmurou ele. – Que semideus! – Olhou envergonhado para Percy. – Desculpe, cara. Não tive a intenção de atingi-lo com um raio.
A camisa de Percy estava chamuscada e com furinhos. O cabelo estava ainda mais desgrenhado que de hábito. Apesar disso, ele conseguiu dar uma risada fraca.
- Não é a primeira vez. Sua irmã mais velha me pegou de jeito uma vez no acampamento.
- É, mas ... eu poderia ter matado você.
- Ou eu poderia ter matado você – disse Percy.
Jason deu de ombros.
- Se houvesse um oceano no Kansas, talvez.
- Não preciso de um oceano...
- Meninos – interrompeu Annabeth-, tenho certeza de que os dois teriam sido maravilhosos matando um ao outro...” p.114

Apesar de Piper não ser minha preferida, eu amo todos os diálogos, são tão divertidos. Já a parte da narrativa acho que o Leo é meu novo queridinho, adoro o personagem. Eu sempre devoro os livros do Riordan, é daqueles que quando alguém me chama em casa eu não escuto e continuo lendo, e que me faz sorrir igual boba em público quando estou lendo no ônibus. Nem ligo, me divirto horrores.

Este livro é mais tenso, a missão é a mais perigosa e também a que tem mais semideuses; com sete pessoas muita coisa pode dar errado e muitos podem se machucar. Eu fiquei com medo de alguém morrer o tempo todo, e por outro lado, adorei ter tantos personagens principais, deu mais agilidade e emoção à trama. Achei também que a historia amadureceu, é como em HP, que com o passar dos livros íamos acompanhando o crescimento dos personagens.

O final me deixou nervosa, obviamente não vou contar nada do que aconteceu, mas estou desesperada pelo próximo livro, espero que alterne os narradores principais e troquem a Piper pela Hazel hehe. O Frank também é uma peça, gosto muito dele, primeiro porque ele tem o poder mais legal – ele pode se transformar em qualquer animal- , gosto muito também do seu jeito mais calado e preocupado.

Eu indico para todos, obviamente, sou super fã e vivo emprestando os meus livros para quem quer conhecer as séries. Acho também que as séries deverão ser lidas na ordem. Quem optar por começar apenas por Heróis do Olimpo irá entender perfeitamente a trama, porém não irão conhecer tão bem os personagens quanto quem leu Percy Jackson. Leiam!!

Série Heróis do Olimpo de Rick Riordan
  1. O herói perdido (The lost hero)
  2. O filho de Netuno (The son of Neptune)
  3. A marca de Atena (The mark of Athena) 
  4. A casa de Hades (The house of Hades)
  5. O sangue do Olimpo (The blood of Olympus)
Interligado: Os diários do Semideus (The demigod diaries)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO