O herói perdido - Rick Riordan

>>  terça-feira, 14 de junho de 2011

RIORDAN, Rick. O herói perdido. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2011. 440p. (Heróis do Olimpo, v.1) Título original: The lost hero.

“Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela,
E liberar a morte pela raiva de Hera.”

Não tenho palavras para começar esta resenha, então escolhi uma que oficialmente nem existe, Rick Riordan é fodástico! Eu já li todos os livros do autor lançados no Brasil e amei a série Percy Jackson e os Olimpianos, por isso já imaginava o que iria encontrar nesta nova série, mas a trama que ele criou foi de uma sacada fenomenal e o final é sem dúvida, imprevisível. A nova série vem com novos protagonistas, mas a história começa após o fim de O último olimpiano, então mesmo não sendo obrigatório aconselho que vocês leiam a série Percy Jackson antes.  E hoje no blog conheçam o mais novo e irresistível lançamento de Rick Riordan com O herói perdido.

Os semi-deuses estão de volta ao Acampamento Meio Sangue e trabalham na reconstrução do lugar e na construção dos novos chalés após a última batalha. E agora novos semi-deuses chegam ao acampamento e eles descobrem que o Olimpo tem muitos inimigos ainda para encarar. Estes novos campistas terão uma perigosa jornada, mas alguns dos nossos amigos já conhecidos também se encontram por lá.

Tudo começou em mais uma excursão da Escola de Vida Selvagem, um internato para crianças problemáticas onde Leo, Jason e Piper estudavam. Quer dizer, era o que parecia, mas neste dia Jason Grace alegou que tinha perdido a memória e não lembrava o que estava fazendo ali e nem quem eram os dois ao seu lado. E mesmo os outros insistindo com a história ele não conhecia ninguém ali e muito menos tinha um melhor amigo chamado Leo e uma namorada chamada Piper.

Piper Mc Lean tem problemas maiores do que não ser reconhecida pelo próprio namorado, ela é filha de um ator famoso e seu pai está desaparecido há três dias. Ela começa a ter sonhos estranhos e alguém ameaça matar seu pai se ela não trair seus amigos. Pior é que ela nem sabe do que a pessoa está falando. Piper também tem um dom, ela tem um talento especial para convencer as pessoas a darem o que ela quiser, qualquer coisa. E por isso sempre se mete em confusões.

Leo Valdez levava tudo na brincadeira, ele tem um jeito especial para fazer piada de tudo e um talento incrível com ferramentas. Esta foi a forma que ele encontrou para deixar para trás sua história sofrida, perdeu a mãe bem pequeno em um acidente e até hoje se culpa por isso. Ele prefere não falar do seu estranho poder e nunca mais tentou usá-lo desde o acidente.  

O que os três não sabiam é que eram filhos de deuses. E depois de serem atacados por monstros e com ajuda de uma tal de Anabeth acabam chegando ao acampamento meio-sangue. E lá vão descobrir o porquê do talento de Piper, Jason irá tentar reaver sua memória e Leo tem medo de contar que, as vezes, vê fantasmas.

Os campistas mais velhos esperam que seus pais reclamem os recém chegados, todos querem saber de quais deuses eles são filhos. Mas os novos semi-deuses também terão uma missão. Uma profecia de Rachel, uma deusa sequestrada e o desaparecimento de Percy Jackson podem ter alguma ligação com os novatos. E uma nova jornada começa!

“Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final.
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”

Eu simplesmente amei esta nova série, ela é mais ágil, tem aventura da primeira a última página e alguns personagens são muito divertidos. Como agora já estamos familiarizados com os semi-deuses e o Acampamento Meio-sangue o livro já começa com muita coisa acontecendo e não tem toda aquela introdução que vimos em O ladrão de raios. Embora alguma coisa seja contada novamente para ajudar quem começar a ler apenas da nova série, mas como eu disse, o melhor é ter lido os 5 livros de Percy Jackson antes.

Os novos personagens são ótimos, Jason com seu jeito de herói sem memória, ao mesmo tempo frágil e poderoso derrete o coração de Piper e das leitoras. Piper é a garota corajosa e destemida, independente, cheia de estilo e que odeia ser conhecida como a filha de um astro, assim como odeia moda, roupas e todas estas coisas de meninas. Leo é meu personagem preferido, engraçado e cheio de tiradas cômicas está sempre pronto a ajudar os amigos e encara qualquer problema.

Os três novos semi-deuses estão meio perdidos no meio de tudo aquilo, custam a acreditar no que dizem a eles e caem de paraquedas no meio daquele mundo. Jason, apesar de não lembrar de nada, sabe de muita coisa por extinto e todos querem descobrir sua origem.  Aqui temos também vários novos deuses e seres desconhecidos, novos inimigos, como gigantes, ventus e outras surpresas.

No começo senti falta de uma participação maior dos nossos antigos protagonistas, mas logo fiquei envolvida na história e no fim tudo faz muito sentido. Agora é torcer para que o próximo livro não demore muito a ser lançado, estou louca pela continuação.

Este é um daqueles livros imperdíveis, recomendo a todos! Rick Riordan é um dos meus autores favoritos e este livro está sem dúvidas entre os melhores do ano. Ele consegue construir uma trama onde vai revelando aos poucos seus objetivos e aumenta gradativamente o suspense. E claro mantém o leitor grudado no livro até a última linha. Leiam!!

Série Heróis do Olimpo de Rick Riordan
In: http://www.rickriordan.com

  1. O herói perdido (The lost hero)
  2. O filho de Netuno (The son of Neptune)
  3. A marca de Atena (The mark of Athena) 
  4. A casa de Hades (The house of Hades)
  5. O sangue do Olimpo (The blood of Olympus)
Interligado: Os diários do Semideus (The demigod diaries)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO