O sangue do Olimpo - Rick Riordan

>>  terça-feira, 13 de janeiro de 2015

RIORDAN, Rick. O sangue do Olimpo. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2014. 432p. (Os Heróis do Olimpo, v.5) Título original: The blood of Olympus.

“- Enfim – continuou Thalia. – Estamos de olho em Nico e no sátiro. Homens não autorizados não têm permissão de chegar nem perto deste lugar, mas deixamos um bilhete, para eles não ficarem preocupados.
Thalia pegou um papel do cinto, desdobrou-o e entregou-o a Reyna. Era uma xerox do bilhete escrito à mão:

Pegamos emprestada de vcs uma pretora romana.
Será devolvida sã e salva.
Fiquei quietinhos aí.
Senão, matamos vcs.
Bjs,
As caçadoras de Ártemis.

Reyna devolveu o bilhete.
- Ótimo. Eles vão ficar bem tranquilos.” p. 187

Trechos como este acima me divertem durante toda a leitura, sou fã demais do autor e sempre fico empolgada quando chega algo novo dele, mais ainda, por ser o final da série Os heróis do Olimpo. A série é continuação de Percy Jackson e os Olimpianos, mas prefiro a segunda fase da história, os personagens estão mais maduros e as missões são mais complicadas e mortais. Hoje vou contar para vocês o que achei do final da série com O sangue do Olimpo do Rick Riordan.

No primeiro livro, O herói perdido, novos habitantes do Acampamento Meio-sangue - Jason Grace, Piper Mc Lean e Leo Valdez – se juntam a Annabeth para uma missão. Enquanto eles precisam salvar o mundo da destruição, Annabeth só quer encontrar Percy Jackson, desaparecido sem deixar rastros. No segundo livro, O filho de Netuno, ficamos conhecendo o Acampamento Júpiter, onde os romanos Hazel e Frank se juntam a um Percy desmemoriado para outra missão. Em A marca de Atena eles enfrentam grandes perigos para cumprir a profecia e impedir Gaia de retornar. A casa de Hades chega cheio de tensão com Anabeth e Percy enfrentando seu maior desafio, enquanto os outros semideuses precisam chegar à Casa de Hades e fechar definitivamente as Portas da Morte, evitando que os monstros retornem ao mundo mortal.

A partir daqui contém spoilers se você não leu os livros anteriores.

Os semideuses acabaram se dividindo para realizar pequenas missões, a única forma de impedir o despertar de Gaia, cada dia mais forte. De um lado, estão Nico, Reyna e o treinador Hedge. Eles precisam devolver a estátua Atena Paternos ao Acampamento Meio-Sangue, a única forma de evitar a guerra entre gregos e romanos. Enquanto Nico corre o risco de se tornar um fantasma se continuar viajando nas sombras, Reyna precisa enfrentar os próprios fantasmas do passado e lidar com um gigante caçador.

Os outros estão a bordo do Argo II, enfrentando monstros variados para chegar à Atenas em tempo de  cumprir a profecia e impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. Eles estão enfrentando gigantes, monstros e até alguns Deuses menos conhecidos, sozinhos. Os Deuses não podem ajudar, estão todos sofrendo com a crise de dupla personalidade, divididos entre seu lado grego e romano.

Cada um deles enfrentará novos desafios. Jason sabe que é dele ou de Leo uma das partes da profecia “Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.”. Para seguir em frente precisa lidar com o fantasma de sua mãe, que o abandonou quando bebê. Ele não deseja ser um líder, mas irá cumprir suas promessas. Leo elaborou um plano ousado, mas o único que ele acredita ser possível para concluir a missão. Sabe que não existe outra maneira, um dos sete semideuses precisa morrer para deter Gaia. Piper precisa lidar com seus medos e inseguranças, só assim conseguirá usar seus dons para salvar os amigos.

Eles já sacrificaram muito para chegar até aqui, agora a batalha final está para começar.

~~~~~~~

A série manteve o mesmo nível do primeiro ao último volume, terminou de forma fantástica e eu amei os cinco livros. Rick sabe mexer com as emoções do leitor, criando cenas de arrepiar, perigos mortais e, simultaneamente, mantendo o ar divertido até o final.

Vi algumas resenhas negativas no Skoob, gente reclamando que esperava mais do final e que a batalha em si foi muito corrida. Não senti isso, depois de tudo o que eles passaram, de todas as missões e todos os perigos, a última coisa que eu queria era mais sangue. Agora cairia bem um epílogo (conta uma novidade Nanda!), só porque um dos personagens merecia a cena de reencontro com os amigos. No mais, amei a leitura, ri, chorei, passei horas devorando cada página.

O autor cria personagens incríveis e muito humanos, semideuses sim, mas cada um com seus problemas e seus defeitos. Acho muito legal Rick tirar o conceito de “perfeição” dos protagonistas, principalmente dos masculinos. Temos Percy Jackson que é disléxico, Jason é míope, Nico precisa lidar com seus problemas e assumir sua sexualidade. Entre as meninas Piper é insegura, medrosa e precisa ter coragem para fazer sua parte na missão, enquanto Hazel já lidou com seus problemas nos livros anteriores. E por aí vai... gosto muito dessa abordagem. O senso de humor é uma das principais características, principalmente na narrativa do Leo, o personagem é um dos meus favoritos. Adoro também a lealdade de Frank, ele e Hazel tiveram mais destaque nos volumes anteriores, mas estão arrasando nesse volume.

Não ouvi falar sobre novos lançamentos do autor, pelo jeito vamos ficar órfãos de semideuses por algum tempo, torcendo para vir série nova por ai. :)

Para mim o autor é imperdível para quem curte fantasia infanto-juvenil, uma pena os filmes serem fraquinhos, se os filmes tivessem feito mais sucesso os fãs da série teriam ido parar nas alturas. Leiam!

Série Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan
  1. O herói perdido (The lost hero)
  2. O filho de Netuno (The son of Neptune)
  3. A marca de Atena (The mark of Athena) 
  4. A casa de Hades (The house of Hades)
  5. O sangue do Olimpo (The blood of Olympus)
Interligado: Os diários do Semideus (The demigod diaries)

Avaliação (1 a 5):

Comente e participe do sorteio do Top comentarista de Janeiropreencha o formulário!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO