target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Três é demais - Ali Cronin

>>  quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CRONIN, Ali. Três é demais. São Paulo: Editora Seguinte, 2013. 304p. (Garota encontra garoto, v.3). Título original: Three’s a crowd.

“Mas não havia como fugir. Se fosse aceita no curso, iria. Não tinha nada a ver com minha mãe, Adam, ou Tom, mas o que Tom disse me atingiu. Tinha que pensar em mim também. Três anos de distância fortaleceriam minha relação com Adam, e eu estaria dedicando esse tempo a montar os alicerces do nosso futuro financeiro. A verdade nua e crua era que eu não queria estudar em Sussex. Queria ir para longe, para Cambridge.” p. 128

A série Garota encontra garoto começa a se destacar de outras YA do mesmo estilo, a autora é mais ousada, aborda abertamente temas complicados da juventude e conquista os leitores com seus vários protagonistas, cada um com sua historia. Outra coisa legal é que cada livro narra um momento importante da vida do protagonista, conta mais sobre ele, mas não tem aquele final feliz forçado que vejo tanto, onde cada menina no final vai arrumar seu namorado e etc e tal. Enfim, depois de Nada é para sempre de Sarah e de Dizem por aí de Ashley, vamos conhecer melhor Cass em Três é demais da Ali Cronin.

Os livros contam a historia de sete amigos, quatro moças e três rapazes, que prestes a concluir o ensino médio encaram muitos desafios, como todo adolescente neste período da vida. Alguns com seus romances e paixões, todos eles decidindo o que irão fazer para o resto da vida, qual faculdade cursar, cada um com seus dramas familiares e problemas.

Esta resenha não contém spoilers dos volumes anteriores da série.

Cass tem um grande futuro pela frente, uma das melhores alunas da classe, uma família que não lhe deixa faltar nada e um namorado lindo e mais velho, Adam. Ela também tem os melhores amigos do mundo e está prestes a ser aceita em Cambridge. Cass tem a vida perfeita, pelo menos à primeira vista.

Para começar seus amigos não suportam seu namorado, e embora Cass acredite que a implicância é por Adam ser quatro anos mais velho que eles, o namorado também não faz nada para ajudar e os amigos acabam vendo apenas o lado ruim de Adam. Ela vive constantemente tentando dar atenção para os amigos, não perder os programas importantes, e também não deixar o namorado de lado.

E mesmo assim sempre tem que escutar sua melhor amiga, Sarah, lhe contando tudo o que ela perdeu na noite anterior. Incrivelmente as melhores baladas e babados acontecem quando Cass não está presente.

A sensação de ser deixada de lado é ruim, mas Cass tenta ter jogo de cintura para lidar com a situação. Ela não consegue o mesmo com Jack. Todos sabem que seu melhor amigo é apaixonado por ela, mas Cass prefere ignorar a situação e fingir que não percebe nada. Até que algo acontece e ela não pode mais ignorar. Para piorar ela conhece um rapaz, Tom, na entrevista da faculdade e não consegue tirá-lo da cabeça.

E tem isso, a faculdade. Cambridge é o sonho de qualquer estudante, mas ela prometeu a Adam que iria para Sussex, uma faculdade perto de casa que não atrapalharia o namoro dos dois. Sua mãe irá surtar quando descobrir a decisão da filha, ainda mais que os pais já consideram sua aprovação como certa. Isso, uma nota C em um trabalho importante e as atitudes do namorado, acabam por desmoronar a vida “perfeita” de Cass. Ela agora precisará tomar decisões importantes, e deixar de ser a mais insegura da turma.

~~~~~~~

Engraçado como a autora escolheu um problema principal para ser abordado em cada livro. Sarah era a virgem da turma, e seu livro tem como foco principal a perda da virgindade e a sexualidade na adolescência. Ash era a que dormia com todo mundo, até que percebe que a culpa era mais de sua baixa auto estima do que sua vontade de fazer sexo sem compromisso. Cass é a certinha, a bonita, sempre arrumada e maquiada, a mais inteligente. Mas ela é a mais insegura das meninas, e este é o tema principal do livro. Como fofo secundário, aborda também o problema de Rich com a depressão e as drogas.  O próximo livro será o da Donna e não tenho certeza ainda de como vai ser, ela é a mais animada e descolada das meninas, mas também é a que vai pior na escola e não tem planos para o futuro, acho que a coisa deve seguir por esta linha.

Eu estou adorando a série, ela só melhora e é muito interessante a linha que a autora segue, discutindo temas importantes no meio do romance. Acho que é uma série que deveria ser lida por todos os jovens nessa faixa etária, a partir dos 14 anos por aí, nem sei, jovens ultimamente estão tão precoces.

Eu pensei que não ia gostar de Cass, ela parecia ser bem sonsa e o namorado dela é um idiota já nos livros anteriores. Que bom que não aconteceu, Cass é simpática, inteligente, e sua insegurança rege grande parte de suas atitudes. Eu gostei de Cass, e adorei ver seu amadurecimento no decorrer da historia.

Este volume está mais voltado para o futuro de Cass e sua convivência com a família, namorado e amigos do que no romance em si.  Até porque Adam não é o que podemos chamar de “mocinho”, eu queria dar um pontapé no idiota. Acho que Jack poderia ter aparecido mais, senti falta de um envolvimento maior dele, já que gosta de Cass, mas vou ter que esperar o livro do rapaz para conhecê-lo melhor.

É isso, eu estou adorando e indico muito a série, bem fofa, divertida, e com uma lição em cada volume para nos fazer pensar. Leiam!

Série Garoto encontra garota da Ali Cronin
  1. Nada é para sempre (No such thing as forever) - Sarah
  2. Dizem por aí (Rumor has it) – Ashley
  3. Três é demais (Three’s a crowd) – Cass 
  4. Lições de amor (Lessons in Love) – Donna 
  5. A garota certa (She's the one) - Ollie 
  6. Eu e você (You and me always) - Sarah
Contos interligados:
0.5 Noite das garotas (baixe o ebook gratuitamente AQUI)
1.5 Não me esqueça (baixe o ebook gratuitamente AQUI)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

Posts Recentes

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO