Lições de amor - Ali Cronin

>>  terça-feira, 24 de dezembro de 2013

CRONIN, Ali. Lições de amor. São Paulo: Editora Seguinte, 2013. 296p. (Garota encontra garoto, v.4). Título original: Lessons in love.

“– Primeiro as damas.
- Não, primeiro o cavalheiro. Vou pegar o casaco e avisar meu pai.
Além do mais, ele estava segurando a porta de um jeito que eu teria que passar por baixo do braço dele. Por mais que eu gostasse da ideia de ficar tão perto, teria que fazer uma manobra para evitar que o braço dele me atingisse na testa. Menos Kate Moss, mais girafa. Sexy” p.145

Uma das séries teens mais legais que acompanho atualmente, talvez por cada livro focar em um personagem diferente, e principalmente, pela forma adulta e aberta como a autora aborda temas difíceis. O quarto volume de Garota encontra garoto conta a historia de Donna em Lições de amor da Ali Cronin.

Os livros contam a historia de sete amigos, quatro moças e três rapazes, que prestes a concluir o ensino médio encaram muitos desafios, como todo adolescente neste período da vida. Alguns com seus romances e paixões, todos eles decidindo o que irão fazer para o resto da vida, qual faculdade cursar, cada um com seus dramas familiares e problemas.

Esta resenha não contém spoilers dos volumes anteriores da série.

Donna é a artista da turma, ela sempre atua nas peças da escola e quer seguir a carreira de atriz. Negra, alta, com um corpo curvilíneo e quase 18 anos, a moça começa a pensar seriamente em seu futuro. A decisão entre arrumar um agente e começar a trabalhar quando concluir a escola ou entrar em uma faculdade de artes cênicas deixa a Donna em dúvida sobre o que fazer. Até porque ela se considera a menos inteligente da turma, e corre um sério risco de não passar em inglês.  Uma nota alta na matéria é requisito para que ela seja aceita em uma faculdade de teatro, e agora um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta tira o sono de Donna.

Para piorar ela ainda tem que suportar a namorada loira, magra e macrobiótica do pai, Barbie. Donna mora sozinha com o pai, a mãe casou novamente e acabou de se curar de um câncer de mama, a irmã mais velha vive no alojamento da faculdade. Claro que Donna é super protetora e tem um pouco de ciúme do pai e a Barbie não ajuda em nada.

E é assim, com a Barbie se intrometendo, que o pai decide que Donna precisa de aulas particulares de inglês para se formar. Como ela gosta de fazer tudo nos próprios termos, ela mesma procura um anúncio e contrata um professor, Will, um universitário que ensina inglês para garantir uma grana extra.

Desde a primeira aula os dois se dão muito bem, sem contar que Donna acha o professor um gatinho. Ele consegue fazer Donna enxergar Shakespeare com novos olhos. E isso contribui para que o romance corra solto. Willl é lindo, fofo, inteligente e logo se dá bem com os amigos de Donna. Mas ela já se magoou no passado e não está disposta a abrir seu coração novamente.

~~~~~~

Cada livro mostra como anda a vida de todos os amigos, não vou entrar em detalhes para não atrapalhar quem não leu os outros, mas gosto muito de rever todos eles e acho lindo como eles são tão unidos. Eu esperava que o quinto livro trouxesse a historia de um dos três garotos, mas pelo jeito o livro será de Sarah novamente – protagonista de Nada é para sempre -, só que rola um clima enorme entre ela e Ollie desde o primeiro, e espero que desta vez ele tenha mais destaque; de preferência com Ollie também narrando alguns capítulos, na torcida.

Bom, voltando a Donna, o tema mais explorado neste volume foi a baixa autoestima. Apesar da garota arrasar nos palcos e ser uma ótima atriz, Donna se considera a burra da turma. Ela sempre se compara a Cass, a mais inteligente, e acha que os amigos estão sempre tentando dizer o contrário apenas para animá-la. Os amigos tentam mesmo fazer Donna ver que ela é sim, muito inteligente, mas com exceção dos palcos – ela não acredita que tem potencial.

Donna também é muito insegura, tanto com sua vida sentimental em relação aos garotos quanto com seu ciúme com o pai. E para piorar, ela nunca conta nada para ninguém, nem para a melhor amiga, Ashley, e prefere demonstrar que está sempre bem, sem nenhum problema. Claro que os amigos, principalmente Ashley e Rich, logo percebem isso e fazem de tudo para ajudá-la.

Meu livro preferido ainda é o 3, da Cass, mas eu gosto muito da série. Donna é meio chatinha no começo com toda suas dúvidas e medos, mas nada que a transforme em uma protagonista ruim. A série é fofa, eu indico muito, principalmente paras as meninas na pré-adolescência. Sexo, drogas, relacionamentos, são todos mostrados com muita honestidade. Leiam!!

Série Garoto encontra garota da Ali Cronin
  1. Nada é para sempre (No such thing as forever) - Sarah
  2. Dizem por aí (Rumor has it) – Ashley
  3. Três é demais (Three’s a crowd) – Cass 
  4. Lições de amor (Lessons in Love) – Donna 
  5. A garota certa (She's the one) - Ollie 
  6. Eu e você (You and me always) - Sarah
Contos interligados:
0.5 Noite das garotas (baixe o ebook gratuitamente AQUI)
1.5 Não me esqueça (baixe o ebook gratuitamente AQUI)

Avaliação (1 a 5): 3,5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO