Eu e você - Ali Cronin

>>  sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CRONIN, Ali. Eu e você. São Paulo: Editora Seguinte, 2014. 330p. (Garota encontra garoto, v.6). Título original: You and me always.

“ - Não sei se gosto dele tanto quanto ele de mim.
- Ah.
- Eu sei.
- Mas o que mudou? – ela perguntou. – Você estava tão a fim dele antes. É por que Ollie terminou com você da outra vez?
Mordi a bochecha.
- Pensei nisso, mas acho que não… Ah, não sei o que é. Só estou sendo boba, provavelmente.”

E outra série chega ao fim, dessa vez temos a conclusão de Garota encontra garoto, série YA que conta o último ano escolar de uma turma de sete amigos, juntos eles passaram por grandes dificuldades durante a adolescência, também viveram o primeiro amor, mudaram e cresceram. Hoje conto para vocês sobre o sexto e último volume, Eu e você da Ali Cronin.

Esta resenha contém spoilers dos volumes anteriores da série, confira as resenhas anteriores de Garota encontra garoto.

Sarah está mais madura e experiente, mas seu coração ainda é de uma menina começando a vida adulta. Prestes a receber os resultados das provas finais e descobrir se conseguirá entrar na Universidade de Manchester, sua vida amorosa está um pouco confusa.

Depois que se envolveu com Joe (em Nada é para sempre), um cara que só serviu para tirar sua virgindade e partir seu coração, ela percorreu um longo caminho, até se apaixonar pelo seu melhor amigo, Ollie. Mas Ollie também acabou por magoá-la ao terminar tudo com ela inesperadamente (em A garota certa) e apesar deles terem resolvido tudo e voltado a namorar, ela quer ir devagar. Ele quer se redimir e faz de tudo para agradá-la, o namorado perfeito, lindo, divertido, carinhoso e amigo. Mas Sarah continua sem saber o que irá acontecer com os dois no futuro, e mesmo em seus momentos de maior intimidade, sente que não consegue se entregar completamente.

E para piorar algo muito ruim acontece, seu pai perde o emprego deixando ela e seu irmão assustados. Ela precisa abrir mão das férias de verão e arrumar um trabalho temporário, para tentar poupar para a faculdade. Sarah consegue um emprego incrível, trabalhar em uma livraria é tudo o que ela mais gosta de fazer, com seu eterno amor pelos livros. Seu colega de trabalho, Jackson, é um gato e parece querer mais do que sua amizade, o que deixa seus sentimentos ainda mais confusos.

Enquanto seus amigos Cass, Ash, Donna, Rich, Jack e Ollie planejam uma viagem de férias para a Grécia, ela se vê sem condições financeiras de participar da viagem. E começa a questionar seu futuro. Será que ela e Ollie irão realmente ficar juntos? O que vai acontecer quando forem para faculdades diferentes? Sarah precisa conseguir lidar com os problemas de sua família e descobrir o que quer seu coração.

~~~~~~~~

Eu não entendo, se tivesse um sétimo livro eu até compreenderia, mas como assim a autora termina a série, repetindo a Sarah, e não escrevendo um livro sobre o Rich?!! É indesculpável, sério! Rich é o personagem que passou pelos maiores dramas no livro, ele perdeu a avó que o criou, usou drogas, quase se suicidou, tinha um problema em assumir até para os melhores amigos que era gay, enfim, ele renderia o melhor livro da série! E ela ignora tudo isso, dá um final meia boca para o Rich que se resolve em duas páginas, e volta com a chatonilda, ops com a Sarah.

Tudo bem que ela melhorou, eu até concordaria dela fechar a série, se tivesse um livro do Rich antes deste hehe. Até porque o outro que ficou sem narrar, o Jack, foi o personagem mais comum entre os amigos, entendo dele não protagonizar nada rs. Enfim, por isso e por ser bem simplório no final, eu esperava bem mais do desfecho.

Ignorando que se trata do fechamento de uma série que eu gostei muito de acompanhar, eu gostei da história. O início é meio chato, com Sarah fazendo uma tempestade em um copo d’água por tudo e deixando Ollie de lado, com Cass surtando por nada na sua versão de ‘pobre menina rica’, mas depois evolui e a trama engata. Ollie é um fofo, eu não sei como Sarah pode duvidar disso e olhar para o tal de Jackson, bonitinho e tal, mas nada que valesse o drama todo rs.

A autora é bem realista nessas abordagens, por mais que nos acostumemos com histórias YAs onde a menina se apaixona pelo menino e depois de muito drama eles vão viver felizes para sempre, não é assim que funciona. Na verdade o sexo deixa de ser tão bom, a insegurança reina, outras pessoas aparecem para atrapalhar esta atração eterna. Afinal, eles são adolescentes! É normal se interessar por um monte de gente, paquerar e ser paquerado. Decidir se você irá ou não namorar na faculdade com seu namorado do segundo grau é uma pergunta bem comum. Alguns relacionamentos sobrevivem a esta mudança, mas para mim, são a minoria.

Enfim, voltando ao livro, Ash e Donna garantem cenas engraçadas, a amizade de todos eles continua linda e Sarah cresceu, apesar dos pesares. Achei que algumas coisas se resolveram muito rápido, como quando Sarah procura Ollie e em uma página tudo se resolve; não tem como este Ollie ser tão santo, sério. :P

Indico a série - mesmo não tendo amado e achando que o final deixou a desejar-, para o público na mesma faixa etária dos personagens, entre 15 e 17 anos, principalmente. São livros mais realistas, que abordam livremente tabus como sexo, drogas, doenças, morte e muito mais. Leiam!!

Série Garoto encontra garota da Ali Cronin
  1. Nada é para sempre (No such thing as forever) - Sarah
  2. Dizem por aí (Rumor has it) – Ashley
  3. Três é demais (Three’s a crowd) – Cass 
  4. Lições de amor (Lessons in Love) – Donna 
  5. A garota certa (She's the one) - Ollie 
  6. Eu e você (You and me always). 
Contos interligados:
0.5 Noite das garotas (baixe o ebook gratuitamente AQUI)
1.5 Não me esqueça (baixe o ebook gratuitamente AQUI)


Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO