Amanhã: Quem tem medo da noite - John Marsden

>>  sexta-feira, 5 de julho de 2019


MARSDEN, John. Amanhã: Quem tem medo da  noite. São Paulo: Editora Fundamento, 2010. 212p. (Amanhã, v.6). Título original: Tomorrow: The Night is For Hunting.

“Mas tem uma porção de coisas que estou torcendo para acontecer. Quero fazer o que for preciso sem deixar ninguém na mão. Queria descobrir o que aconteceu com os guerrilheiros kiwis. Quero ver nosso país livre de novo. E quero achar meus pais.
No fim das contas, as únicas coisas que importam na vida são simples pra caramba, como nossa família e nossos amigos estarem bem e em segurança. Acho que, antes da guerra, muita gente acreditava naquele lixo que a TV mostrava. Achavam que o mais importante era ter o sapato tal, a calça tal, o carro tal. Nossa! Como a gente era idiota.
Talvez as pessoas achassem que dava para se esconder atrás dessas coisas.” p.211

Amanhã é uma das minhas séries YA favoritas, só não sei porque não termino logo rs. A série tem sete volumes, todos já lançados no Brasil. Os livros têm um ar distópico e, apesar dos protagonistas adolescentes, é uma aventura com guerra, sangue e morte. Hoje conto para vocês o que achei do sexto volume, Amanhã: Quem tem medo da  noite do John Marsden.

Breve resumo (sem spoilers) para quem ainda não conhece a série: Amanhã fala sobre um grupo de amigos residentes no interior da Austrália. Eles fizeram uma viagem para acampar no Inferno – lugar isolado e de difícil acesso - e não ficaram sabendo do que acontecia na cidade. Ao voltarem para casa, encontram as casas desertas, animais mortos e todas as famílias desaparecidas. Aos poucos eles descobrem que o país foi invadido e os moradores estão presos em uma espécie de campo de concentração. Eles estão sozinhos. Eles precisam lutar contra os invasores. A guerra começou.

A partir daqui contém spoiler se você não leu os livros anteriores.

EllieLeeHomerFi e Kevin estão na cidade, vivendo escondidos e se recuperando dos ferimentos depois da última grande ação deles, o incêndio no aeroporto. Eles se tornaram também os mais procurados pelo exército inimigo. Ao mesmo tempo, começam a se preocupar com as crianças que estão escondidas próximos a eles, um grupo de órfãos da guerra. Eles se tornaram praticamente bichos, são desconfiados, espertos e violentos.

Eles fazem de tudo para resgatar o grupo de crianças e tentam fugir com eles para o Inferno, o único local onde se sentem seguros. O grupo tenta recuperar um pouco da humanidade perdida, e voltar a agir como pessoas novamente. Porém, não será fácil. As crianças não querem ser salvas e insistem em fugir deles. 

Ellie precisará lidar com várias armadilhas, enquanto busca desesperadamente por comida para o grupo. Os inimigos estão em todos os lugares. Eles precisarão de coragem, precisarão lutar e matar  para sobreviver e continuar lutando.

~~~~~~~~

Vingança em chamas foi uma leitura ágil e cheia de adrenalina, foi um sufoco só do começo ao fim. Depois dele, eu esperava o mesmo neste aqui e acabei me decepcionando um pouco. O livro é mais lento, não acontece muita coisa e só no final volta com o ritmo alucinante da série.

No começo achei um porre, aquele monte de criança chata, que não queria ser salva e só dava trabalho. Eles foram tão burros fugindo deles no meio da floresta que já estava sem paciência nenhuma. Depois as crianças melhoram e foi fofo vê-los agindo como adultos responsáveis e cuidando uns dos outros. Ellie deu uma melhorada em seu comportamento mal humorado que estava insuportável. Isso foi uma vantagem desse volume rs.

Mais para o final tem uma parte bem emocionante. Foi loucura aquela fuga da casa, eu mal respirei daí até o final.

Esse foi o volume que menos gostei da série, o mais lento. Preciso é ler logo o último e acabar isso rs. Para os fãs de YA eu super indico Amanhã, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, seja minha amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn).

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e participe do Top comentarista de junho no blog!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO