Ecos do futuro - Diana Gabaldon

>>  segunda-feira, 1 de março de 2021

 

GABALDON, Diana. Ecos do futuro - 1ª e 2ª partes. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011. 944p. (Outlander, v.7) Título original: An echo in the bone.

"Pareciam completamente desnorteados, olhando boquiabertos para o navio corsário, depois vasculhando ansiosamente o convés com os olhos, antes de localizarem Jamie, seminu e com o olhar fulminante de um basilisco. Se eu não tivesse começado a me preocupar de estar tendo um ataque cardíaco, teria achado a cena engraçada." p.360

Hoje tem uma das minhas séries favoritas da vida! Vou falar do sétimo volume de Outlander, Ecos do futuro da Diana Gabaldon. 

Claire Randall é uma enfermeira inglesa do século XX, que viaja para as Highlands Escocesas para passar as férias com o marido, Frank Randall, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ao visitar um círculo de rochas considerado sagrado, Claire é transportada no tempo, para o século XVIII. E é lá, tentando curar o ombro de um rapaz ferido, que sua vida muda para sempre. O rapaz ferido é um escocês ruivo, lindo, com 1,90 metros e lindos olhos azuis, Jamie Fraser. Perdida e sem saber como fora parar no passado, Claire se une a Jamie em casamento, e juntos eles vão viver uma das mais belas histórias de amor da literatura.

A partir daqui contém spoilers para quem não leu os livros anteriores.

Carolina do Norte, 1776
Jamie e Claire Fraiser estão se preparando para partir de Frazer's Ridge, mas pretendem voltar para a América assim que possível. Eles sobreviveram ao grande incêndio (cujas notícias foram divulgadas no jornal e portanto eles ficaram sabendo através de Brianna, que voltou ao passado para salvá-los da morte) e agora planejam viajar para a Escócia. Jamie prometeu levar Ian de volta para casa, mas não será uma viagem fácil, não com a Revolução Americana acontecendo e todos os perigos da travessia pelo Atlântico.  

Se não bastasse o inverno tenebroso, antes de partirem, uma tragédia acaba fazendo com que Ian mate a Sra. Bug, para salvar a vida de Jamie. Depois disso, Archer Bug promete se vingar, matando quem Ian mais ama. Perturbado, Ian e seu fiel cachorro Rollo, aceitam viajar para a Escócia, ainda sem saber o que quer fazer do futuro, corroído pela culpa e pelo remorso pelo que aconteceu no passado.

William Ransom, filho adotivo e herdeiro de Lord John Grey ingressa no exército britânico e irá lutar do lado oposto do pai que ele desconhece ter, Jamie. William já adulto é quase uma cópia do pai, mas ele acredita que seu pai é um aristocrata falecido, e todos tentam evitar que os dois se encontrem. Se William colocar os olhos em Jamie, a verdade virá a tona. Nas idas e vindas da batalha, William acaba sendo salvo por Ian, e os dois ficam próximos. 

Escócia, 1980
Brianna e Roger Mackenzie foram obrigados a voltar ao presente, para salvar a vida da filha mais nova, Amanda. Ela precisava de uma cirurgia cardíaca, e Claire não tinha como ajudá-la sem os recursos médicos do futuro. Com a criança já fora de perigo, eles compram a antiga casa da família e se mudam para Lallybroch.  Jemmy é uma criança inteligente e ativa, e entre a nova escola e sua nova vida, guarda vívida lembranças dos avós. Eles sofrem para explicar para as crianças tudo o que aconteceu. Porque o avô e a avó agora já estão "mortos".  Eles também terão muitos problemas para enfrentar, para adaptar-se a essa nova época, enquanto tentam desesperadamente saber o que aconteceu com os pais no passado. 

~~~~~~~~~~

Diana Gabaldon é uma Deusa! Essa autora arrasa demais gente! Os livros demoram as vezes anos para serem escritos, mas não teria como ser de outra forma, a pesquisa histórica é impecável, tudo é muito bem alinhado, todas as pontas vão se juntando... Não é fácil escrever paralelamente sobre duas épocas, ligando para que tudo se encaixe. E ela faz isso com perfeição! Fora o cenário histórico real, que é muito bem descrito e inserido na história.

O título "Ecos do futuro" ou do original algo como "Ecos dos ossos" foi uma sacada incrível da autora! Jamie tem sonhos muito reais com os netos e vê a família em Lallybroch. Ele imagina que seja apenas um sonho, mas no futuro, eles realmente estão lá. Ao mesmo tempo, as duas crianças são muito sensitivas e parecem ter um sexto sentido aguçado.  Claire e Jamie escreveram cartas para Bri e Roger a medida que tudo ia acontecendo e as guardaram em um cofre no banco, para que Bri tivesse acesso a elas no futuro. E é assim que aos poucos, Bri vai lendo as cartas e fica sabendo o que anda acontecendo com os pais. Vocês conseguem entender a maestria disso? Porque em 1980 logicamente Jamie e Claire já morreram faz tempo... mas eles vão lendo as cartas e é como se eles ainda tivessem ali. Bri, assim como nós, não sabe o que aconteceu com os pais depois que eles voltaram para o presente. 

Falando agora sobre este volume em si, novos personagens ganham destaque na narrativa, que vai se alternando entre eles. Além de "Claire e Jamie" e "Bri e Roger", temos Ian narrando suas aventuras, William ganha sua narrativa, Lorde John também ganha destaque. Rachel e Denny Hunter, um médico, também aparecem bastante. Algumas narrativas foram bem enfadonhas e cansativas, a parte de William mesmo foi um porre quase até o final. Por outro lado, tudo isso é importante na conclusão.

Como sempre, é cada situação e cada tragédia que ocorre com eles, que haja coração para o leitor sobreviver a tudo isso sem enfartar, rs.  É incrível como nada da certo para Claire e Jamie e como tudo de errado acontece com eles. É aperto atrás de sufoco! Quando a gente tem um pouquinho de sossego, pode preparar que vem tragédia pela frente, rs. Eu só torcia para eles conseguirem voltar para a Europa em segurança.  Aí depois eles falam que querem ir de volta pro meio da guerra! Tem que ter coração forte! Tem uma parte do livro em que a Claire avisa para um certo personagem da Revolução Francesa que começara nos próximos anos, para ele ficar bem longe da França (eu lendo e pensando, aposto que eles vão parar na França por algum motivo! kkk). 

Este livro tem menos cenas românticas entre os dois, afinal, eles quase sempre estão nos acampamentos de guerra, em navios, uma confusão. Senti falta das cenas hots belíssimas, temos somente umas duas menos "rapidinha" kkk. Por outro lado é lindo de se ver a cumplicidade entre eles, a parceria em todos os momentos. Em como eles confiam totalmente um no outro... Tem duas cenas de Jamie que me deixaram puta! Eu achando que a Claire ia brigar com ele e ela mal levanta a sobrancelha rs. 

O final desse livro é uma bomba! Tudo dá errado para todos os lados e ficou muita coisa em aberto para o próximo livro. Eu fico imaginando quem já leu e ficou anos esperando o lançamento do livro 8 ( este é de 2011 e só agora saiu o oitavo). Ainda bem que já tenho o próximo aqui, não vou sofrer esperando!  

Mas muita coisa mesmo ficou em aberto: [ALERTA DE SPOILER] Claire voltou sozinha para a América para salvar a vida do filho de Fergus e Marsali; Jamie ficou na Escócia porque Ian (o Ian pai) estava morrendo. Quando Jamie volta, levando a irmã viúva Jenny com ele, Claire e Lord John acham que ele morreu em um navio naufragado. Ian volta com Claire e está apaixonado por Rachel, William também gosta dela. Ela gosta de Ian rs. Sem saída, Claire se casa com Lord John, só nas aparências já que ele é gay, mas eles acabam dormindo juntos por uma noite. E aí Jamie aparece vivo kkk. Um homem no futuro que sabe da viagem no tempo, sequestra Jem e Roger volta para o passado para procurar por ele. Mas ele está no futuro e ameaça Bri para que ela recupere o filho, ela está sozinha com Amanda. Jamie precisa fugir do exército inglês e William o vê chegando e descobre que é seu filho. Ele surta! Todos surtam. FIM!! hahaha [FIM DO SPOILER] 

Ou seja, o bicho vai pegar no próximo minha gente!!

Eu AMO ESTA SÉRIE! Indico esses calhamaços para todo mundo que curte um romance histórico. Vale mais um Outlander lido no ano do que 10 livros meia-boca kkkk... e tenho dito! Leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Outlander de Diana Gabaldon
  1. A viajante do tempo (Título original: Outlander)
  2. A Libélula no Âmbar (Título original: Dragonfly in Amber)
  3. O Resgate no Mar 1ª Parte e O Resgate no Mar 2ª Parte (Título original: Voyager)
  4. Os Tambores de Outono 1ª Parte e Os Tambores de Outono 2ª Parte (Título original: Drums of Autumn)
  5. A Cruz de Fogo 1ª Parte e A Cruz de Fogo 2ª Parte (Título original: The Fiery Cross)
  6. Um sopro de Neve e Cinzas 1ª Parte e Um sopro de Neve e Cinzas 2ª Parte (Título original: A Breath of Snow and Ashes)
  7. Ecos do Futuro 1ª Parte e Ecos do Futuro  2ª parte (An Echo in the Bone)
  8. Escrito com o sangue do meu coração (Written im my own heart's blood)
  9. Go tell the bees that I am gone (sem previsão de lançamento)
Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de fevereiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO