Um amor e nada mais - Mary Balogh

>>  segunda-feira, 30 de agosto de 2021


BALOGH, Mary. Um amor e nada mais. São Paulo: Editora Arqueiro, 2021. 272p. (Clube dos sobreviventes, v.7). Título original: Only beloved.

"- Gostaria de saber, Srta. Debbins, se me daria a imensa honra de se casar comigo.
Às vezes, palavras eram ditas e ouvidas com clareza, mas como uma série de sons separados e não conectados, no lugar de frases e sentenças que continuam significado. Era preciso algum tempo para unir aqueles sons e compreender a mensagem. 
Dora ouvia as palavras, mas por alguns instantes não compreendeu o significado. Ficou apenas olhando para as mãos entrelaçadas, sentindo uma espécie de desapontamento estranho e tolo, porque afinal ele não estava ali para pedir que ela tocasse harpa ou piano naquela noite. 
Só para se casar com ela.
O quê?" p.21

Eu gostei tanto de Clube dos sobreviventes, que termino a série já com um sentimento de saudade, vou sentir falta desses protagonistas tão amados. Mas a série termina com chave de ouro, tendo como protagonista o fundador do "clube", um homem mais velho, íntegro e solitário. Confiram o que achei de Um amor e nada mais da Mary Balogh.

George Crabbe, o duque de Stanbrook, tem 48 anos e esteve viúvo por mais de 12 anos, depois de mais de 20 anos casado. Ele se casou aos 17 anos, obrigado pelo pai em seu leito de morte, e só conheceu a noiva, Miriam, quando fez o pedido na frente dos pais de ambos. E foi depois da morte do único filho e da esposa se matar com a dor do luto, que ele resolveu abrir sua casa e seu coração para o que ficou posteriormente conhecido, como o "Clube dos sobreviventes". Ele recebeu em sua casa, transformada em hospital, muitos doentes e feridos de guerra, física ou psicologicamente. 

Do grupo, restaram 6 deles, que junto com George, nunca mais se distanciaram. Eles tornaram-se melhores amigos e se reencontravam uma vez ao ano. Ao longo dos últimos anos, todos voltaram à vida "normal", seguiram em frente. Se casaram, encontraram a felicidade. Menos George, ele guardava suas dores bem no fundo do coração, e esteve presente para todos os amigos. Um pai, um irmão, um amigo, um ombro forte à disposição. Agora, ele também precisava encontrar um caminho, seguir em frente. 

E é assim, que George resolve se casar novamente. E ele já tem em mente uma certa dama que conhecera por acaso no ano anterior, na casa de Vincent e Sophia. Resta saber o que ela irá achar de seu pedido de casamento inesperado.

Dora Debbins, 39, já desistira há muitos anos de se casar e ter uma família. Seu pai se divorciou da mãe de forma escandalosa quando ela tinha 17 anos. Ela não teve seu debut social e ficou em casa para cuidar da irmã mais nova, com apenas 5 anos. Quando seu pai se casa novamente, ela se muda de cidade e compra um pequeno chalé, onde vive sozinha e dá aulas de música. Eximia musicista, Dora tem uma vida organizada e tranquila. Seu mundo solitário se abre novamente quando sua irmã mais nova Agnes, fica viúva e vai morar com ela. Mas a irmã logo se casa novamente e ela fica sozinha, mais uma vez (ver Uma paixão e nada mais). 

Qual não é sua surpresa, quando um Duque bate em sua porta em uma tarde qualquer. Ele muda tudo o que ela planejou para o futuro quando a pede em casamento.  

~~~~~~

Esse livro fecha uma série excelente com chave de ouro! Eu adorei a série como um todo, alguns livros não me encantaram tanto, outros eu amei, mas no geral é uma série ótima. E George é um personagem que se destaca lá desde o primeiro livro, eu estava ansiosa pela sua história e não me decepcionei.

George foi quem criou e uniu o grupo que ficou chamado de Clube dos sobreviventes. Ele abriu sua propriedade enorme na Cornualha para cuidar dos feridos da guerra, soldados que voltaram vivos, mas com traumas físicos e psicológicos terríveis. Mais de 20 feridos passaram por lá, mas 7 deles eram especiais. Seis homens e uma mulher que se tornaram um grupo unido, e os melhores amigos que George poderia ter.  Mesmo depois de saírem de lá, eles continuaram se encontrando anualmente, um encontro para falar dos problemas e comemorar vitórias. 

Ao longo dos últimos dois anos, todos eles se apaixonaram e se casaram, todos seguiram em frente, menos George. Ele está muito feliz por todos os amigos, que não só encontraram uma parceira, como verdadeiramente se apaixonaram e encontraram o amor. Mas cada vez mais, sentia um vazio dentro de si. E é assim que ele também resolve se casar. E com Dora, uma musicista que já conhecíamos de outro livro. Eu adorei a escolha, adorei o casal! Curti muito a forma como logo no início ele já a pediu em casamento e tudo passou muito rápido. O livro quase todo se passa depois do grande dia. 

Os dois formaram um casal ótimo e muito querido. Ambos mais maduros, pessoas altruístas que abriram mão de muito para cuidar de outros. George que cuidou de tanta gente, empurrando seus traumas do passado para o fundo do coração. E Dora, que abriu mão de sua temporada social e do casamento, para criar a irmã que ficou sem a mãe. Ela também tinha suas mágoas, com o pai ausente, com a mãe que a abandonou e fugiu com outro homem. Foi lindo acompanhar essas feridas sendo curadas aos poucos, os dois se abrindo, contando sobre o passado e se apaixonando. 

Minha única ressalva, é que a parte romântica do livro é bem sem sal. Não temos muitas cenas sensuais, tudo é muito tranquilo. Eles se acham muito maduros para grandes "arroubos de paixão". E gente, ele com 48, ela com 39... eu me senti uma idosa lendo isso! Eles se acham tão velhos para tudo kkkk. Mesmo isso mudando no decorrer do livro, eu esperava mais da parte sexual. Apesar disso, achei os dois fofos e o romance lindo, mesmo sendo descrito de forma tão sutil. 

No final temos o esperado reencontro de todos eles! E eu amei o livro terminando assim. Todos os casais juntos, em um momento descontraído. Um grupo de 6 homens e 1 mulher se transformando em 14 adultos e 17 crianças, isso mesmo, 17! Como esse povo de antigamente procriavam não é mesmo? (um brinde aos contraceptivos! kkkk).

Eu amei a série e indico para todos os fãs de romances. Uma série mais madura, que quebra vários tabus e foge do comum do romance de época. Nada de mocinhas perfeitas e príncipes encantados, aqui temos muitos casais reais se apaixonando, eu amei! Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Clube dos sobreviventes da Mary Balogh: 
  1. Uma proposta e nada mais (The proposal) - Hugo e Gwen 
  2. Um acordo e nada mais (The arrangement)  - Vincent e Sophia
  3. Uma loucura e nada mais (The escape) - Benedict e Samantha
  4. Uma paixão e nada mais (Only enchanting) - Flavian e Agnes
  5. Uma promessa e nada mais (Only a promisse) - Ralph e Chloe
  6. Um beijo e nada mais (Only a kiss) - Imogen e Percy
  7. Um amor e nada mais (Only beloved) - George e Dora.
Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO