Testemunha fatal - Robert Bryndza

>>  segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

BRYNDZA, Robert. Testemunha fatal. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2023. 304p. (Erika Foster, v.7). Título original: Fatal Witness.

"Desejou que a morte viesse rápido, mas os três longos minutos  antes de realizar esse anseio equivaleram a uma eternidade." p.8

Erika Foster é uma série de ficção policial mais simples, ótima para leitores iniciantes no gênero. As tramas não são tão complexas e a narrativa flui bem. Confiram o que achei do sétimo volume com Testemunha fatal do Robert Bryndza.

Esta resenha pode conter spoilers sobre livros anteriores, apenas sobre a vida pessoal dos protagonistas.

A detetive-inspetora chefe, Erika Foster, acaba de se mudar para um bairro "tranquilo" e residencial em Londres. Depois de anos morando de aluguel, ela decidiu comprar um casarão caindo aos pedaços, que precisa de muita reforma e investimentos. Conhecendo Erika, ela apenas leva todas as suas caixas para lá e se muda, sem nem ter uma cama. Exausta depois de dormir no chão, em uma casa congelante e sem calefação, ela tenta seguir sua rotina. Sua única alegria foi um gato lindo que apareceu por lá, e parece ter adotado Erika. 

Ao andar pela vizinhança ao voltar da lanchonete depois do jantar, Erika escuta um grito desesperado de uma mulher. Ao chegar a casa, encontra uma mulher desesperada que informa que sua irmã foi assassinada. Vicky Clarke é uma jovem atriz, fracassada, que acaba criando um podcast sobre crimes e estava indo muito bem nas narrações. Ela foi assassinada de forma brutal.

Ao começar a investigar a equipe tem dificuldade em seguir com o caso. Eles desconfiam que o motivo pode ter algo haver com o podecast. Como suspeitos eles têm um vizinho sinistro, que pode estar ligado a um episódio onde gatos são mortos e desmembrados. E um novo episódio, investiga uma agressor sexual que ataca jovens atrizes nas moradias estudantis da faculdade de arte, onde Vicky estudou anos atrás. 

O caso fica mais complicado quando uma reviravolta muda toda a investigação. Cada vez mais frustrada, Erika e sua equipe tentam dar um rumo à investigação. 

~~~~~~~~~~~~~~~

Eu fiquei em cima do muro com este volume da série, os primeiros ainda são meus favoritos. Por um lado eu adorei que Erika finalmente começou a superar suas perdas e a seguir em frente. Ela parou de beber, algo que me incomodava muito em todos os livros e está bem melhor. Por outro lado, a parte da investigação foi bem morna.   

A série é bem simples, os casos não são muito complicados e muitas vezes conseguimos seguir a linha investigativa e matar a charada. Eu suspeite do culpado neste volume, mas também tinha outros suspeitos. Mas o que me incomodou foram os erros bobos que a polícia comete, Erika é experiente demais para dar essas mancadas toscas! Primeiro a polícia simplesmente leva uma testemunha para casa, que tentaram matar, e deixa lá. Como não colocaram uma escolta? Não pensam que podem tentar voltar para pegar a pessoa? Bem ridículo. E no final, Erika começa a falar tudo o que sabe para o assassino, parece aquelas cenas toscas de filme de ação, óbvio que a pessoa faz o quê? Tenta matá-la!

Os personagens seguem bem interessantes. Gosto muito da Erika e amei ela tomando rumo na vida! Parando de beber, comprando uma nova casa, tentando superar sua atração pelo parceiro, Peterson, que já está casado com outra pessoa.  E até desenvolvendo um novo interesse amoroso, com um homem que fazia parte do seu passado. Gostei bastante dele, espero que desenvolvam esse relacionamento.   

Com a parte investigativa mais sem graça, o final foi bem morno e achei o drama muito forçado. É como se, ao fazer isso, o autor deixasse a Erika como uma péssima policial, porque não é possível aquilo tudo que aconteceu lá na casa. Então esse para mim foi só ok, mas sigo gostando da série e esperando ansiosa pelo próximo livro, que está previsto para 2024 nos EUA. 

Quem leu me conte se gostou, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Erika Foster do Robert Bryndza:
  1. A garota no gelo (The girl in the ice)
  2. Uma sombra na escuridão (The night stalker)
  3. Sob águas escuras (Dark water)
  4. O último suspiro (Last breath)
  5. Sangue frio (Cold blood)
  6. Segredos mortais (Deadly secrets)
  7. Testemunha fatal (Fatal Witness)
  8. Lethal Vengeance (ainda não lançado no Brasil)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO