A estrela do diabo - Jo Nesbø

>>  sexta-feira, 16 de dezembro de 2022


NESBØ, Jo. A estrela do diabo. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2021. 420p. (Harry Hole, v.5). Título original: Marekors.

"E por um momento esqueceu o que estava em vias de perder. O trabalho. Rakel. A alma.
Porque era hoje o dia.
E havia começado bem.
Mal dava para acreditar." p.244

Hoje tem Harry Hole por aqui, uma série policial que só vem melhorando desde o primeiro livro, estou amando! Finalmente consegui ler o 5º volume, confiram o que achei de A estrela do Diabo do Jo Nesbø. 

Os primeiros livros são mais individuais, mas este está diretamente ligado aos dois anteriores, Garganta Vermelha e A casa da dor. Esta resenha contém spoilers sobre os livros anteriores!

A obsessão do inspetor Harry Hole pela morte de sua parceira, que foi assassinada, o leva ao fundo do poço. Ninguém acredita em sua teoria, ele não tem provas contra seu maior inimigo, seu colega de trabalho, o investigador Tom Waaler. Tom é o policial em ascensão da equipe e todos o respeitam... e o temem. Desesperado, Harry se entrega mais uma vez à bebida e para de trabalhar. E logo depois sua namorada, Rakel, termina com ele. Depois de colocá-lo de "férias", seu chefe não tem mais o que fazer a não ser demiti-lo, a menos que ele entre nos trilhos, mais uma vez.  

No verão, Oslo atinge altas temperaturas, e todos que podem tiram férias e vão para algum lugar menos quente. Quando uma moça é assassinada, Harry é um dos poucos investigadores que ainda estão na cidade. Ele é chamado para o caso pelo chefe, que o avisa que vai trabalhar junto com Tom. Beate Lonn é a perita que está no caso, uma das melhores da equipe.

A única coisa que consegue manter Harry longe das bebidas é um bom mistério. Camilla Loen morava sozinha e foi encontrada assassinada no banheiro com um único tiro, um dedo foi cortado. Em seguida, uma atriz é sequestrada, e apenas seu dedo é enviado para a polícia. Harry logo intui que eles estão atrás de um sociopata e uma grande equipe de investigação precisa ser montada. 

"O psicopata é quase sempre um indivíduo mal ajustado, sem trabalho, sem formação, com uma ficha criminal e vários problemas sociais. Ao contrário do sociopata, que é inteligente, aparentemente bem-sucedido, vivendo uma vida normal. O psicopata se destaca e se torna facilmente um suspeito, enquanto o sociopata some na multidão. " p.147

As pistas são poucas, os crimes estão ligados de forma bizarra. Um diamante vermelho em cada corpo, um dedo faltando, o símbolo da estrela do diabo gravada no local. Harry precisa encontrar o culpado, enquanto o grande confronto de sua vida se aproxima.

~~~~~~~~

Uau!! O melhor livro da série até então, que livro fantástico! É incrível como o autor vai construindo seu protagonista meio anti-herói desde o primeiro livro e tudo o que aconteceu desde então, culmina aqui, no quinto volume. Harry será confrontado pelo seu pior inimigo e está em seu pior estado... bêbado, desacreditado, sozinho e sem esperança.  

Jo Nesbo arrasa nesse enredo denso, bem construído, que evolui aos poucos até um final sensacional. E é engraçado que olhando no Skoob, vi várias resenhas não tão positivas, mas todas as pessoas tinham lido esse livro de forma aleatória. Por isso eu sempre falo da importância de ler os livros de uma série na ordem, mesmo os policiais que geralmente são mais independentes. Os personagens já são conhecidos, a trama anterior está ligada a essa, não dá para ler simplesmente esse livro! O leitor perde tanto e nem entende tudo o que acontece, fico arrasada hahaha. 

Voltando a história, aqui temos de novo um serial killer e são as minhas investigações favoritas. Um criminoso inteligente, um crime muito bem feito e com pouquíssimas pistas. Tudo o que eles sabem é que um motoboy mascarado aparentemente cometeu os crimes.  Aos poucos, Harry começa a ligar alguns pontos e formar novas teorias. O processo investigativo dele é muito interessante. 

Ao mesmo tempo que o caso está com a pilha toda, acompanhamos com desespero o protagonista no fundo do poço. Harry está bebendo mais do que nunca, a namorada terminou com ele, ele sente falta também do filho dela que é um amor. Ele simplesmente para de trabalhar e quando é informado que será demitido, parece não se importar muito. E Waaler claro, adorando ver Harry desacreditado. Waaler é o vilão perfeito, com cara de policial competente para todos e um humano escroto por dentro. Eu passei o livro todo sem acreditar que ele iria ser pego tão rápido. 

E o autor magistralmente enganou os leitores direitinho, eu até suspeitei do culpado logo no início, mas logo mudei de ideia e minha suspeita o livro inteiro estava errada.  Quando prendem um suspeito, eu duvidei que seria o culpado, e fiz várias teorias. No final fiquei feliz por estar enganada, que final!!  

Eu estou amando a série e indico para todos os fãs de ficção policial que tenham experiência com o gênero. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Harry Hole do Jo Nesbø:
  1. O Morcego (The bat)
  2. Baratas (Cockroaches)
  3. Garganta vermelha  (The redbreast)
  4. A casa da dor (Nemesis)
  5. A estrela do diabo (The devil’s star)
  6. O redentor (Frelseren)
  7. Boneco de neve (The snowman)
  8. O leopardo (The leopard)
  9. Fantasma (Plantom)
  10. Policia (Police)
  11. A sede (The thirst)
  12. Faca (Knife)
  13. Blodmane (ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO