O diário da Princesa de Meg Cabot

>>  sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


CABOT, Meg. O diário da Princesa. Rio de Janeiro: Record, 2002. 284p. (O diário da Princesa, v.1)

"O que quer que aconteça, disse ela, não pode mudar uma coisa. Se sou uma princesa em trapos e andrajos, posso ser uma princesa por dentro. Serie fácil ser princesa se eu estivesse vestida com tecido de fios de ouro, mas é um triunfo muito maior ser princesa o tempo todo, sem ninguém saber." Frances Hodgson Burnett
O diário da Princesa de Meg Cabot é o primeiro volume da série O diário da Princesa que já encontra-se no seu décimo livro com dois filmes lançados. Coleção do gênero literatura infanto-juvenil ou teen chick-lit (segundo a Ju, especialista no assunto do Lost in Chick-lit) conquistou leitores de todas as idades.


Sinopse: Mia é uma adolescente como qualquer outra mas, um belo dia, sua vida vira de cabeça para baixo. Normalmente ela só vê o pai no Natal. O pai é na realidade um príncipe, e descobre que não pode ter mais filhos. Mia torna-se a única herdeira do trono de Genovia, transformando-se numa celebridade. Mas descobre que a vida de uma princesa pode ser muito dura. O livro se transformou em filme nas mãos do diretor Garry Marshall e conta com a participação de Julie Andrew e Anne Hathaway.


Mia Thermopolis é uma típica adolescente americana, cheia de dúvidas e incertezas. Não faz parte da turma das populares da escola, está com problemas com álgebra e não gosta de sua aparência e nem de seu cabelo, reclama da sua altura, falta de seios e pés enormes. E para piorar, ela descobre que sua mãe está namorando seu professor de álgebra.

Mia vive com sua mãe Helen - uma pintora excêntrica-, e vê seu pai Philipe Renaldo apenas nas férias. Até que Mia descobre que seu pai é na verdade o Príncipe de Genovia e Mia a única herdeira do trono. Segundo seu pai, ela não é mais Mia Thermópolis e sim Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, Princesa de Genovia.

O problema é que ao contrário da maioria das garotas que iria adorar ser uma Princesa, Mia quer se apenas uma garota normal, então resolve esconder de todos a novidade, até mesmo de sua melhor amiga Lily Moscovitz. Agora além de suas aulas extras de álgebra, ela também terá aulas com Grandmère - sua avó-, sob como ser uma princesa.

Mas quando a notícia se espalha, a menina simples e desajeitada é agora a mais popular da escola, sai na capa dos jornais e é perseguida por paparazzi. Até o lindo e popular Josh Richter, por quem Mia sempre teve uma queda mais nunca falou com ela, quer levá-la ao "Baile da diversidade cultural". Será que Mia irá conseguir lidar com a nova vida de princesa e tamanha popularidade?

O primeiro livro é meio enjoativo e como é narrado pela personagem, tem uma linguagem meio boba e imatura. Acredito que a série evoluirá conforme o amadurecimento de Mia, o que veremos nos próximos livros. Apesar disso gostei do livro por ser uma história leve e divertida. Deixa também uma lição: a de que as aparências enganam, muitas vezes damos valor as pessoas erradas e não enxergamos quem está do nosso lado e nos aceita como somos.

Série O diário da Princesa
  1. O diário da Princesa
  2. A princesa sob os refletores
  3. A Princesa apaixonada
  4. A Princesa à espera
  5. A Princesa de rosa-shocking
  6. A Princesa em treinamento
  7. A Princesa na balada
  8. A Princesa no limite
  9. Princesa Mia
  10. Princesa para sempre
  11. O casamento da princesa (Royal Wedding).
Livros interligados
Lições de princesa (Princess lesson)
O presente da princesa (The princess present)
Perfect Princess
Holiday Princess

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO