Percy Jackson e os Olimpianos: A maldição do Titã

>>  quarta-feira, 28 de julho de 2010


RIORDAN, Rick. A maldição do Titã. Rio de Janeiro:  Intrínseca, 2009. 316p. (Percy Jackson e os Olimpianos, v.3).

“A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha, 
Campistas e Caçadoras, cada um, brilha,
A maldição do Titã um deve sustentar, 
E, pela mão do pai, um irá expirar.”

Os deuses do Olimpo estão de volta em mais uma aventura eletrizante, repleta de humor, muita ação e cheia de surpresas. Esta ótima série juvenil de fantasia mistura mitologia no cotidiano adolescente, criando humanos semi-deuses, poderosos, inconseqüentes e aventureiros. No meio de toda a confusão a gente sempre pode contar com aparição de um Deus milenar e poderoso e descobrir mais sobre Zeus, Poseidon, Hades, Atenas, Afrodite, Ares e muitos outros. 

Se você ainda não começou a ler esta série (sério? corra, leia, leia logo) confira as resenhas anteriores de O ladrão de raios e O mar de monstros. No terceiro e mais emocionante livro da série, até o momento, acompanhe Percy Jackson e seus amigos em A maldição do Titã.

Percy mais uma vez conta com uma caroninha de sua mãe em outra missão para o Acampamento Meio Sangue. Atendendo ao chamado de Grover e na companhia de Thalia e Anabeth eles vão para um colégio em busca de duas crianças que podem ser meio sangues. Mas o que deveria ser uma missão de resgate acaba em luta, quando um  monstro tenta pegar Nico e Bianca. A missão não termina nada bem.

De volta ao acampamento eles descobrem que um poderoso monstro foi despertado, e para piorar, a única Deusa que poderia enfrentá-lo está desaparecida. Ártemis – a deusa da caça – deverá ser resgatada em uma semana ou tudo estará perdido. Uma profecia determina a missão, os cinco são escolhidos, mas nem todos voltarão. 

Cronos – o rei dos Titãs – está cada vez mais forte, seu exército arquiteta um plano perigoso e os Deuses do Olimpo correm mais perigo do que nunca. Acompanhe Percy e seus amigos, conheça Ártemis, Apolo, Afrodite e mais alguns seres mitológicos nesta perigosa caçada.

“Olhei para Thalia e Zoë e concluí que não seria a pior coisa do mundo morrer lutando ao lado de amigos assim. 
- Agora – disse eu.
Juntos, atacamos.”

Eu não canso de dizer que tenho uma saudade eterna de Harry Potter, e esta série é a única neste estilo que, para mim, pode ser equiparada a saga mais famosa dos últimos tempos. E quando digo isso não estou falando das semelhanças, até porque são bem diferentes e Riordan foi um gênio ao se inspirar na mitologia grega para criar seus personagens. Uma boa fantasia, com magia, aventura, ação e uma dose de aula de história. Eu gostei de todos os livros, mas este é meu preferido até o momento. 

Percy está mais adulto embora continue meio inseguro, sente que o fato de ter sido criado como humano sempre o deixa de fora da história dos Deuses. Seus amigos continuam fieis, mesmo com todas as brigas e provocações e garantem boas risadas durante a leitura. Sempre aparecem personagens encantadores no decorrer da história, senti falta do Tyson que eu adoro e quase não apareceu. 

“- Os dragões mastigam folhas de eucaliptos?
- Acredite em mim – disse Zoë -, se vós tivésseis hálito de dragão, também mastigaríeis eucalipto.”

É este tipo de diálogo que Zoë, uma das novas personagens, garante durante todo o livro. Dei muita risada com ela, com o inconseqüente Apolo e o atrapalhado como sempre, Grover. Também amei os bichos, dois tão fofos, Bessie um estranho ser marinho e o pegaso Blackjack. 

Ah... o livro também tem um final revelador, que me fez quase cair para trás e ficar doida para saber o que acontece no próximo volume. Não vou contar claro, então não deixe de ler Percy Jackson e os Olimpianos.
Percy, Grover e Anabeth

"Existem festas, e existem festas enormes, espetaculares, estrondosas. E existem também as festas olimpianas. Se você um dia tiver a chance, escolha a olimpiana."

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO