Infinito - Alyson Noel

>>  terça-feira, 20 de setembro de 2011

NOËL, Alyson. Infinito. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. 240p. (Os imortais, V.6). Título original: Everlasting.

“Há uma ligação entre todos os seres vivos, plantas, animais e pessoas que habitam o planeta.
Todos somos um.
E, embora possamos entrar e sair da vida, nossa alma, nossa energia, nossa essência nunca desaparecem.
Somos seres infinitos – cada um de nós." p. 111

Qual será o preço da imortalidade? Damen ainda muito jovem tomou um elixir que garantiu vida eterna a ele e alguns órfãos com quem vivia em um orfanato. A atitude irá ter conseqüências para sua longa vida, como o ódio de Roman, a perseguição de Drina e a perda de seu grande amor repetidamente. Ever voltava sempre, reencarnava e morria antes de concretizar seu amor, com ela voltava Jude, que lutava uma batalha perdida para conquistar Ever. Alma, destino, reencarnação, karma... descubra tudo que você sempre quis saber sobre Os imortais no livro final da série - Infinito de Alyson Noel.

Atenção: Contém spoilers se você não leu os volumes anteriores.

Enfim estamos livres de Raven (comemora!), mas os problemas de Damen e Ever ainda não terminaram e para ficarem juntos de verdade eles ainda precisam descobrir o antídoto para o veneno de Roman. Os dois se sentem frustrados com a situação, Ever não tem mais dúvidas de que Damen é o amor de sua vida, mas algo sempre os impede de ficarem juntos de verdade.

O pavilhão de Summerland é o único lugar em que eles realmente podem se tocar, lá eles revivem várias vidas anteriores de Ever, conseguem reviver lindas cenas de amor e observar todas as vidas que viveram juntos. Ever está preocupada com a conseqüência destas ações, insiste que o lado negro de Summerland continua crescendo e quer descobrir mais sobre as sombras e seus mistérios. O terreno é árido, sombrio e nebuloso, a magia não funciona e uma estranha senhora insiste em falar com ela.

Damen só quer encontrar o antídoto e finalmente ter Ever em seus braços, ela sabe bem lá no fundo que algo está errado, que precisa descobrir onde tudo começou e consertar o que está errado para ficarem em paz. Lótus é o nome da senhora que canta para ela, que diz que ela tem uma missão e deverá cumpri-la sozinha. Uma missão que poderá mudar a vida de várias pessoas. Ever não sabe exatamente do que se trata, mas sabe que precisa cumprir seu destino.

O futuro dos dois está novamente em jogo, uma grande decisão deverá ser tomada para que possam seguir em frente, Ever está disposta a tudo para consertar o passado, Jude está em sua própria busca e Damen só quer o antídoto e não aceita nada bem as novas escolhas de Ever – principalmente quando sua eternidade fica em risco.

Sem dúvidas Alyson Noel conseguiu amarrar bem o final da trama de Os imortais, tudo fica muito bem explicado e várias das nossas eternas dúvidas são bem solucionadas. A autora trabalha vários conceitos de forma muito inteligente, como a evolução da alma, a reencarnação e o preço que pagamos por nossas ações. Damen fala durante vários livros de seu karma e aqui entendemos o conceito como um todo, vemos com uma atitude errada pode ter conseqüências para a sua vida e as das pessoas ao seu redor. Fala de escolhas, de livre arbítrio e do verdadeiro amor.

A série termina bem, mas a muito deixou de me conquistar. Por isso mesmo, até superou minhas expectativas, mas minha avaliação dela como um todo ficou comprometida depois da trama chata dos livros 3 e 4 principalmente. A surpresa aqui foi o amadurecimento de Ever, a personagem erra e mete os pés pela mão ao longo da série, mas ninguém pode falar que ela não é persistente e que não corre atrás de sua felicidade.

Damen é o mocinho mais frustrante de todos os tempos, depois que Jude raspou aqueles dreds nojentos eu até torci por ele rs.  Damen não faz nada! Ele só reclama, por mais lindo que ele seja se eu fosse a Ever ele já tinha ganhado um chute na bunda há algumas encarnações passadas rsrs. Acho que a autora quis demonstrar que como ele não reencarnou, ele não evoluiu... mas é muito frustrante acompanhar sua eterna lenga lenga e suas dúvidas sem fim. 

No final o melhor de Os imortais são os conceitos que a autora desenvolve, o leitor tem a chance de tirar várias lições da historia e pode amadurecer algumas delas no desenrolar da série. O final é lindo, o melhor para mim foi o desenvolvimento do conceito de espiritualidade e o pior foi o protagonista. Quem leu me diga aqui o que achou. =] 

Série The Immortals - Os Imortais
Site oficial: http://alysonnoel.com

   1. Para Sempre (Evermore)
   2. Lua Azul (Blue moon)
   3. Terra das Sombras (Shadowland)
   4. Chama Negra (Dark Flame)
   5. Estrela da noite (Night star)
   6. Infinito (Everlasting).

Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO