Paixão - Lauren Kate

>>  quarta-feira, 16 de novembro de 2011

KATE, Lauren. Paixão. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011. 378p. (Fallen, v.3). Título original: Passion. 

“Se, a princípio, nos desencontrarmos, não desanimes.
Se não me achares aqui, procura-me ali;
em algum lugar estarei esperando por ti.”
Walt Whitman, Canção de mim mesmo

A série Fallen é uma daquelas séries sobrenaturais polêmicas, muita gente ama e outros acharam muito fraca e pararam no meio. Eu gostei de Fallen, adorei Tormenta e estava ansiosa pela continuação. Hoje vou falar o terceiro livro da série, com vocês Paixão de Lauren Kate.

“A cada momento, todo o seu corpo se aproximava mais da luz. Esse era o único caminho verdadeiro de volta a Daniel, saindo de uma vida mundana e entrando em outra. Luce morreria mil vezes alegremente, desde que pudesse estar com ele novamente do outro lado.”p. 207

Contém spoilers apenas para quem não leu Fallen e Tormenta.

Luce e Daniel se conheceram na escola Sword & Cross, lá eles lutaram contra párias e demônios em nome de um grande amor. Mas esta era apenas mais uma das vidas de Luce, antes disso eles se encontraram por muitas vidas. De lá Luce foi obrigada a estudar em Shoreline, um refúgio para os nefilins, onde ficaria protegida contra seus inimigos.

Mas ela buscava mais, ela precisava saber o que tinha acontecido no passado. Luce queria conhecer a maldição que a fazia morrer jovem e reencarnar todas às vezes. Em todas estas encarnações ela conhecia Daniel, eles se apaixonavam, eles se beijavam e ela morria. De alguma forma a Luce de agora adiou ou quebrou esta maldição, ela ainda está viva e quer descobrir o porquê de tudo isto.

Seu amor por Daniel é mais forte do que tudo, mas será que deveria ser assim? O que a faz se apaixonar por ele repetidamente mesmo quando tem conhecimento do que vai lhe acontecer. O que o faz esperar por ela todos os anos, até que ela nasça e cresça novamente... Separados ela poderia viver uma vida normal? Ele poderia encontrar o alívio para tanto sofrimento? Porque todos os outros: anjos, demônios e párias estão tão interessados nela?

Luce tem muitas perguntas e nenhuma resposta, então em um momento de desespero ela resolve mergulhar em um Anunciador e reviver suas vidas passadas. Ela viaja e viaja, por muitas de suas outras vidas, com tanta dor, tanto sofrimento... mas sempre, tanto amor.

Na Rússia de 1941 em plena 2ª Guerra Mundial ela era Luschka e corria enquanto a terra tremia; em Milão de 1918 desta vez durante a 1ª Guerra Mundial ela era uma enfermeira e Daniel um soldado ferido; ela passa pela Inglaterra de 1854, Polinésia em 1775, Tibet em 1740, França de 1723... chegando até ao Egito de 3100 A.C.

Daniel a segue através do passado, ele precisa encontrá-la antes que ela faça alguma besteira e mude o passado, alterando então sua vida presente. Mas não é só ele que procura por ela, os nefilins Miles e Shelby, Cam e os outros anjos também estão viajando pelo passado. A resposta para tantas perguntas, a maldição que os persegue pode mudar a vida não só de Luce e Daniel, mas de todas as pessoas.

Paixão foi para mim uma espécie de história interligada, não acontece quase nada na trama que mudará algo no que ocorre atualmente, ao invés disso a autora usa o livro para explicar como tudo começou e mostra a história de amor dos dois contando todas as vidas em que eles estiveram juntos.

Eu sei que muita gente gostou mais de Paixão, mas para mim foi o livro mais fraco da série até agora e vou explicar o motivo: Tudo começou muito bem, adorei a vida de Luce de Moscou, passando para Milão e depois para a Inglaterra. Nesta passagens nos observamos o amor imortal do casal, sempre de forma linda e com um final tão triste. Pensamos nas tantas famílias que Luce deixou para trás, enquanto morria tão jovem todas as vezes. Só que depois... a ladainha é a mesma e a mesma até o antepenúltimo capítulo do livro.

Eram tantas vidas, tantas Luces e a mesma história sempre...  vai ficando extremamente cansativo. Quando chegou em A.C. eu pensei, bom agora vai aparecer a Luce de mulher das cavernas e Daniel com um porrete na mão falando “Luce minha” e puxando ela pelos cabelos kkkk. E juro que chegou perto, mais 1.000 anos e a gente chegava lá rsrs.

Próximo livro ^^
Fora isto Luce conhece uma espécie de guia que a ajudará a visitar suas vidas anteriores, achei muito esquisita esta história, só serviu para ela ter sempre uma roupa da época em mãos sem ter que passar aperto em nenhuma das viagens.

Paixão é um livro explicativo, ele serve para contar como o amor dos dois é forte, porque ele ultrapassa as barreiras do tempo e como surgiu a tal maldição. Para mim é muito livro para pouca história. Cam quase não aparece nem nenhum outro personagem interessante além dos protagonistas.

Os dois últimos capítulos me fizeram acordar e salvaram o final do livro, ou seja, não gostei tanto deste, mas mais uma vez a autora me deixou curiosa para ler a sequencia. Quem já leu me diga o que achou, e agora vamos aguardar Rupture.


Série Fallen de Lauren Kate
In: http://laurenkatebooks.net
 http://www.fallenbooks.co.uk
  1. Fallen (Título original: Fallen)
  2. Tormenta ( Título original: Torment)
  3. Paixão ( Título original: Passion)
  4. Êxtase (Título original: Rapture).
Interligado
Apaixonados (Fallen in love)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO