Viaje comigo #68

>>  sábado, 8 de setembro de 2012



Em: Na dúvida, nota 3...

Outro dia estava escrevendo uma resenha para o blog e comecei a pensar em como muitas vezes é complicado achar as palavras certas para descrever determinado livro, e é ainda mais complicado avaliá-lo. Não me conformo com o SKOOB por limitar em notas inteiras as avaliações, acabamos muito restritos e a maioria das resenhas fica com nota 3. Andei até pensando em tirar os “anõezinhos” do blog, já que muitas vezes um 3 é um elogio, é um livro bom, legal, mas que eu não morri de amores. E o mesmo 3 pode ter conotação de vazio, daqui a uma semana nem vou lembrar mais deste livro, mas não é tão ruim quanto os que eu dou 2, entendem o drama?rs.

Além de avaliar o livro de ruim a ótimo, nós também temos que avaliá-lo dentro da categoria a qual pertence. É claro que se, por exemplo, eu dei uma nota 5 para Diário de uma garota nada popular, eu não estou querendo dizer que o livro é melhor do que Garotas de vidro que levou um 3. Estou querendo dizer que dentro da categoria a qual o livro se destina, as meninas a partir de 10 anos, o livro é perfeito. Sei que parece óbvio, mas muita gente não consegue fazer esta separação.

Agora uma coisa que eu não aguento é ver uma resenha dizendo assim “Não posso indicar Artemis Fowl, o livro é chato e muito infantil e eu não gosto de livros juvenis.” Então por que razão você não lê somente livros adultos, o inteligente?! Eu não suspiro lendo “Como treinar o seu dragão”, mas eu sei que os meninos na faixa etária certa vão adorar este livro. E é uma história fofa, bem escrita, com ilustrações legais. Já pensou se eu fizesse uma resenha para dizer “este livro é horrível porque eu não gosto de histórias de dragões.” Ahnn?? E eu vejo isso em críticas direto!

Já que hoje estou de língua solta, vou aproveitar para falar tudo. Ah e já esclareço que são eventos aleatórios, não estou citando ninguém nem insinuando nada. É só a minha opinião... Apesar de que você é um bocó se odeia dragões e ficar resenhando livro de dragão para falar que odeia... já entenderam... ok. Como estava dizendo, devo estar de TPM ler sempre as mesmas comparações sobre 200 livros diferentes me dá nos nervos:

- Eu não gostei deste livro, é a CÓPIA de Crepúsculo. O cara conhece a menina na aula de Biologia. Vamos esclarecer! Adolescentes de nível médio frequentam a escola todos os dias, é o lugar mais provável de qualquer romance acontecer. Solução para seu problema meu querido: Não leia livros juvenis deste estilo.

- Eu não gostei deste livro, porque ele é a CÓPIA de Crepúsculo. Ele não pode ficar com ela, mas eles se amam desde que se olham e a besta é bem capaz de morrer por ele de tão cega. Solução para seu problema: Leia Romeu e Julieta! Pelo menos você vai ter mais uma comparação para fazer na sua “resenha crítica”.

- Eu não gostei deste livro porque é cheio de cenas indecentes e eu não gosto de ler sobre cena de sexo, sobre futebol, sobre homossexualismo, sobre pais alcoólatras, sobre... Não leia! Você pode não gostar do livro porque o enredo é ruim, porque é mal escrito, porque os personagens são fracos e por ai vai. Mas se você não gosta do estilo, leia outra coisa.  E, ainda mais importante, respeite quem goste. Uma coisa é dizer que um livro é fraco e você não indica, outra coisa bem diferente é dizer que ninguém deveria ler e dar entender que quem gostou é menos “inteligente” que você.

Ah, eu poderia continuar eternamente, mas vocês já entenderam o espírito da coisa. E longe de mim dizer que o livro é bom e que a pessoa deveria ter gostado, cada um tem seu gosto, eu só acho graça neste tipo de argumento. Na verdade só estou com este assunto na cabeça porque comentei sobre em uma das minhas resenhas desta semana.

E por que estou eu aqui hoje neste blablabla todo? Ah sei lá, pode ser que eu estivesse sem assunto para o Viaje comigo de hoje; mas na verdade eu sempre reflito sobre meus próprios textos, e principalmente sobre esta questão de dar nota para os livros. Tenho pensando em tirar a nota, ou em tentar um critério de avaliação alternativo, mas como no Skoob já avalio assim, por enquanto vou mantendo.

Mudando de assunto, espero que todos já tenham visto a Promoção de 3 anos de Viagem Literária. São muitos livros legais, mas o sucesso de uma promoção cultural depende do apoio de todos vocês, então participem. Porque todo mundo vive pedindo promoção diferente, porque no twitter é difícil de ganhar... mas na hora de participar das promoções culturas aparecem meia dúzia de pessoas rsrs. Espero vocês ok?

Ahhh e Viaje comigo na semana do blog. J

>>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:
  1. Viaje com as séries #23 – Novas séries – Parte 1 na coluna da Kellen.
  2. Resenha de O inverno das fadas da Carolina Munhóz.
  3. Resenha de Predestinados da Josephini Angelini.
  4. Viajantes sortudos #21: E o prêmio vai para... na coluna do Yago.
  5. Resenha de Gregor e a profecia de sangue da Suzanne Collins.

>>> PROMOÇÕES <<<

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Promoção Cordeluna TERMINA HOJE dia 08/09/2012.
  2. Promoção Ruas Estranhas TERMINA HOJE dia 08/09/2012.
  3. Promoção Kit Quebra de confiança + Jogada mortal vai até dia 15/09/2012.
  4. Promoção Tempest vai até dia 22/09/2012.
  5. Promoção Kit Garotas de Vidro vai até dia 22/09/2012.
  6. Promoção O toque da morte vai até dia 22/09/2012.
  7. Promoção Top Comentarista de setembro vai até dia 29/09/2012.
  8. Promoção 3 anos de Viagem Literária vai até dia 22/09/2012. (Sorteio via twitter, sorteio via comentário no post, promoções culturais. São 7 kits com 16 livros, não deixem de conferir!

Amanhã, bem no final do dia porque estarei viajando rs, tem resultado das duas primeiras promoções e promoções novas de O inverno das fadas e Predestinados.

>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<


O que recebi esta semana das Editoras parceiras:


Da Editora Fantasy – Casa da palavra chegou Rebelde do Jack Whyte (SKOOB). Livro 1 da Trilogia Corações Valentes. A sinopse me deixou ansiosa, o livro promete.

 
Da Editora Companhia das Letras chegou Toda sua da Sylvia Day (SKOOB). Livro 1 da série Crossfire, mais um dos que vieram na onda dos livros de cunho sexual maior. Será minha estreia no estilo, ainda não me decidi em ler ou não o famoso 50 tons. :P


Da Editora Seguinte novo selo da Companhia das Letras chegaram dois dos lançamentos. A seleção da Kiera Cass #1 (SKOOB) e É o primeiro dia de aula... sempre do R. L. Stine (SKOOB). Estou curiosa para ler A seleção, mais uma distopia.


Da autora Eddie Van Feu do meu queridinho Lua das fadas chegou a esperada continuação, O Trono sem rei (SKOOB). Eu amei o primeiro livro e estou ansiosa para ler este.


Do autor Renato Rodrigues chegou Os dragões de titânia: A queda do Cézar #2 (SKOOB). Eu tenho o primeiro livro e até hoje não li. :P

E o que vocês leram/estão lendo esta semana? Eu terminei Gregor e a profecia de sangue (SKOOB), li Não me abandone jamais (SKOOB), Desejos dos mortos (SKOOB) e Belo desastre (SKOOB). Complicado eleger um favorito com tantos estilos diferentes, Não abandone jamais é um livro diferente de tudo o que eu já li e extremamente triste em sua concepção. Belo desastre é uma loucura total, mas eu cai de amores por ele. 

Balanço da semana:
115 livros lidos no ano até o momento.
204 livros na fila não lidos.

É isso pessoal, um beijo a todos e até semana que vem. =]

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO