Dexter em cena - Jeff Linday

>>  segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LINDSAY, Jeff. Dexter em cena. São Paulo: Planeta, 2013. 416p. (Dexter, v.7). Título original: Double final cut.

“- Nossa – ele disse. – Isso é muito legal mesmo. – Olhou-me com um sorriso. – Não é assim tão ruim quando está seco e em uma lâmina. Quer dizer, eu até conseguiria gostar disso.
Eu poderia ter dito que compartilhava desses sentimentos, que eu gostava tanto de sangue em seu estado seco que tinha em casa uma caixa de jacarandá com cinquenta e sete gotas de sangue seco, cada qual em sua própria lâmina, cada uma delas uma pequena recordação de um amigo especial, agora falecido. Porém, eu nunca tinha acreditado muito nessa história surgida recentemente de dividir seus pensamentos e sentimentos, sobretudo os relacionados a um assunto tão pessoal; então, só sorri e acenei e lhe entreguei mais umas amostras para brincar. ” p.142

Notícia imperdível para os fãs de Dexter! A série de TV que teve um final polêmico e desagradou os fãs, volta para mais uma temporada ainda sem datas definidas! E com isso eu quero saber como terminam os livros! Hoje vou falar sobre o penúltimo volume de Dexter com Dexter em cena do Jeff Lindsay.

Dexter vive o disfarce de um cara normal muito bem, esconde de todos aquilo que chama de seu Passageiro das Trevas. Ele caça os monstros que a polícia deixa escapar. Ele é um assassino de psicopatas!

A partir daqui pode conter spoilers para quem não leu os livros anteriores!

Para todos os efeitos, Dexter Morgan é um pacato homem de família. Casado com Rita, pai adotivo de Cody e Astor, dois adolescentes que também têm um lado maléfico, e pai do bebê Lilly Anne. Ele é analista de borrifos de sangue para a polícia de Miami, irmão de uma detetive, Deborah, que sabe tudo sobre sua psicopatia. E assim ele segue com sua vida pacata de pai de família, e sua vida noturna para limpar as ruas de Miami da escória.

A forma simples como Dexter sempre enxergou a vida: Trabalho, casa, boas refeições quentes e uma família que serve para manter os olhares longe dele, irá mudar completamente. Ele sempre afirmou não ter sentimentos, mas sempre tentou se adaptar e fazer o seu papel entediante de marido e pai. Tudo muda quando ele conhece uma bela atriz de Hollywood.

Um novo seriado policial será filmado em Miami e o chefe da polícia aceita a proposta da rede de TV, para auxiliar os atores em uma espécie de oficina. Os atores irão acompanhar policiais e técnicos de verdade fazendo o seu trabalho. E é assim que Deborah vira babá da belíssima Jackie Forrest e Dexter do galã Robert Chase.

Quando uma mulher é encontrada morta em uma caçamba de lixo, brutalmente espancada, esfaqueada, sem um olho e abusada em algumas cavidades grotescas, Dexter é chamado como perito. Deborah está fora do caso, mas vai a cena para mostrar seu trabalho para Jackie, um papel que ela está odiando! Quando eles ligam a morte a outro crime semelhante, sabem que estão à procura de um serial killer.  Mas o Passageiro de Dexter enxerga ainda mais longe, as mulheres mortas são muito parecidas com Jackie. 

E é assim que Dexter vira guarda-costas de uma atriz de Hollywood. Um louco está obcecado por ela e quer matá-la, ninguém melhor para protegê-la do que um caçador de assassinos. O problema é que Dexter fica encantado com sua nova vida de luxos e comodidades e já se vislumbra ele mesmo, como uma celebridade. Hotéis cinco estrelas, restaurantes excelentes, tudo do bom e do melhor. E uma mulher maravilhosa ao seu lado. Dexter que diz nunca sentir nada, se vê babando por uma bela mulher.

Pela primeira vez um Dexter inseguro, vulnerável e distraído, pode pôr tudo a perder.

~~~~~~~~

O livro começa bem interessante! Ele é diferente dos anteriores, com uma narrativa mais densa e com muitas novidades. Atores, Dexter com alguém ao seu lado o dia inteiro, uma bela atriz como distração. E um Dexter também bem diferente, muito humano, cheio de desejos e inseguranças. Eu gostei da leitura, mas não curti os desdobramentos que o autor escolheu.

Eu sempre tinha receio de chegar nesse livro, que era muito criticado pelos fãs da série. Eu imaginei que era porque, na época, ele parecia ser o último; Dexter está morto só foi lançado uns dois anos depois. Mas depois de ler, percebi que foi muito mais do que isso, eu não odiei a leitura, mas vários acontecimentos foram difíceis de engolir.

Dexter sempre afirmou não ter sentimentos, então o fato dele começar a enxergar Rita como “uma chata cheia de rugas” e as crianças como “um trabalho que ele não quer” não me desgostou. A família para ele era um meio para um fim: poder matar sem atrair suspeitas. Eu fiquei com muita dó da Rita, mas não foi uma surpresa. Mas o fato dele ficar todo babão pela atriz gostosona e completamente tapado com o que acontecia ao seu redor, isso sim foi meio inacreditável. Ele sempre foi inteligente, perspicaz, aqui o assassino estava na cara e ele nada!!

Dexter se comportou como um pateta o livro todo e a parte de suspense foi a mais fraca de todos os livros. Praticamente não tem ação, são páginas e páginas descrevendo o hotel, as comidas, a atriz, as comidas rs. O livro é bem repetitivo, com vários diálogos interrompidos, como se todo mundo deixasse o pensamento morrer no meio da frase (é algo que Rita sempre fez e incomoda Dexter desde sempre, era até engraçado).

O final é completamente aberto e não curti os desdobramentos. Agora entendo porque a série de TV mudou tanto o enredo!! Esse livro nem aparece na série de TV! [ALERTA DE SPOILER] Na série de TV, Rita morre bem antes, assassinada por um serial killer que matava as mulheres na banheira. Nos livros Dexter já matou esse cara faz tempo, então eu sempre ficava com medo por ela. Aqui no final do livro, Astor meio que foge com um ator pedófilo, Dexter os encontra, mas Rita chega antes e é morta por ele. Astor mata o tal ator. E Dexter fica lá na casa, sabendo que provavelmente vai ser preso e acusado dos dois crimes e de um outro que aconteceu pouco antes. Ele teria provas de estar ou não em determinado local, depoimentos de testemunhas, achei muito estranho ele já achar que será culpado, agora é aguardar o último livro. [FIM DO SPOILER]

Eu terminei de queixo caído, meio triste com os acontecimentos, mas ao mesmo tempo ansiosa para ler o último volume.  De toda forma eu adoro a série e a indico como um todo, nesse volume o autor errou a mão e fez uma lambança. Agora é torcer para um final decente!

Quem leu me conte se curtiu!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Dexter de Jeff Lindsay
  1. Dexter: A mão esquerda de Deus (Darkly Dreaming Dexter)
  2. Querido e Devotado Dexter (Derly devoted Dexter)
  3. Dexter no Escuro (Dexter in the dark)
  4. Dexter – designer de um assassino (Dexter by Design)
  5. Dexter é delicioso (Dexter is Delicious)
  6. Duplo Dexter (Double Dexter) 
  7. Dexter em cena (Dexter's final Cut)
  8. Dexter está morto (Dexter is dead)

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO