Poirot Investiga – Agatha Christie
>> sexta-feira, 25 de março de 2022
CHRISTIE, Agatha. Poirot
Investiga. Rio de Janeiro: Editora BestBolso, 2010. 238p. Título original: Poirot
Investigates.
Poirot Investiga é o quarto
livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE. Foi publicado em 1924 e traz o primeiro livro
de contos da autora, todos protagonizados e conduzidos pelo detetive belga
Hercule Poirot. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem
Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua
obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um
livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e
compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as
informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.
Confesso que fui com muita sede ao pote e tenho dois projetos literários correndo simultaneamente: estou lendo os livros de Agatha Christie com vocês ao mesmo tempo que sozinha me aventuro nos livros de Sherlock Holmes. Já temos resenhas publicadas dos três primeiros livros (e vocês conferem todas elas AQUI) e a do quarto já está em preparação. Pela sincronicidade das minhas leituras e pelo assunto estar muito vivo em minha mente, adianto que já no quarto livro de Agatha Christie vou trazer a velha comparação com as aventuras do detetive de Conan Doyle. Na verdade, não me sinto muito culpada, pois a própria autora abriu essa porta no livro anterior, Assassinato no Campo de Golfe (que vocês podem ler AQUI), ao sutilmente criticar os trejeitos sherlockianos. O fato é que para mim essa comparação foi inevitável, especialmente na leitura deste livro, Poirot Investiga, o primeiro livro de contos da autora. Além disso, quase todos meus comentários se relacionam àqueles da resenha do primeiro livro de contos de Arthur Conan Doyle para a série Sherlock Holmes, As Aventuras de Sherlock Holmes (que vocês conferem AQUI), então não consigo fugir das comparações neste momento. Vamos lá?
Agora com quatro livros de
Agatha Christie consigo decifrar mais sobre o estilo da autora. Creio que com
91 obras na lista algumas características ficarão enquanto outras serão
substituídas, como é natural do amadurecimento do escritor. Ouso dizer que já
consigo identificar algumas coisas, que imediatamente comparo com outros livros
do gênero, especialmente Sherlock Holmes.
Agatha Christie é uma excelente
contadora de histórias, e acho que seu charme está no carinho com que ela trata
a história. Temos Hercule Poirot, o detetive belga inigualável como protagonista,
mas todas suas histórias (e aqui insiro os 14 contos deste livro) tem enredos
muito bem bolados com personagens interessantes e vida própria. Dou dois
exemplos nestes livros, dos contos que mais gostei. Em “A Tragédia de Marsdon Manor”, segundo
conto do livro, o detetive investiga a morte suspeita de um homem pouco tempo
após contratar um substancial seguro de vida. Já em “A Dama de Véu”, décimo
segundo conto da obra, Poirot declara seu desejo de atuar como criminoso ao
ajudar uma jovem mulher a recuperar uma carta indiscreta que pode atrapalhar
seu futuro noivado. Essas suas histórias possuem em comum personagens
interessantes que vão além das habilidades investigativas de Poirot, aliadas
com um cenário interessante e uma sensação de “quero mais” de um enredo
inteligente e divertido. E eles são perfeitos para explicar as razões para eu
não ter gostado tanto deste livro quanto dos anteriores.
Agatha Christie sabe contextualizar
sua história com tanta maestria que isso vai em seu desfavor no formato contos.
Desde o último ano tenho lido um pouco mais do gênero, especialmente policiais,
e gosto do ritmo acelerado e compacto que ele traz. Essas características são
desfavoráveis às habilidades de Christie, que tece tão bem as circunstâncias e
os personagens secundários que queremos um livro inteiro, não uma história
curta. Várias vezes a sensação que tive foi uma frustração por ter a resposta
tão rápida, e explicada por Poirot de um jeito muito simples. São os detalhes e
as diversas camadas dos crimes aquilo que mais gosto em Christie, e perdemos
isso em seus contos. Acredito que tanto “A Tragédia de Marsdon Manor” quanto “A
Dama de Véu” tem material suficiente para virar um livro, e eu fico aliviada em
saber que a autora não se aventura tanto assim no gênero. E é exatamente o oposto
do que eu penso de Arthur Conan Doyle.
O autor escocês falha exatamente
onde Christie brilha: na descrição da trama e suporte de personagens. Os casos resolvidos
por Sherlock Holmes realmente são melhor contados em um jeito sucinto, muito
pela característica metódica do personagem principal. Nunca é dado muitas
informações sobre os investigados, somente aquilo que é repassado a Holmes na
consulta inicial. Assim, é mais interessante saber a linha de raciocínio e o
desenvolvimento, o clássico “pá pum”. Já em Poirot, é incrível acompanhar o
detetive observando as diversas interações entre os inúmeros suspeitos,
analisando tudo enquanto cuida do seu bigode de estimação, e vai recolhendo
essas nuances de relacionamentos para desvendar o mistério. Isso é algo que
demora mais para se desenvolver e explicar, razão pela qual eu prefiro os
romances de Christie, mas os contos de Doyle.
Resolvi para esse livro dar
uma nota separada para cada conto, sendo a nota final uma média daquela
recebida pelos 14 contos. Vou falar um pouco sobre cada um, com a avaliação.
1. A Aventura do Estrela do
Ocidente (The Adventure of "The Western Star"): Uma famosa atriz
americana procura Poirot após receber ameaças de roubo de seu diamante. Aqui, novamente
Hastings é o destaque negativo, e creio que a atuação profissional de Poirot
seria muito melhor sem ele. No mais, histórias de diamantes roubados sempre são
interessantes, me lembrando um pouco de Grace Kelly e Cary Grant. Não é um
conto muito longo, mas é de leitura fácil. Podia ser melhor. 2.5/5
2. A Tragédia de Marsdon
Manor (The Tragedy at Marsdon Manor): Achei bem melhor que o
primeiro, talvez por que dessa vez Hastings não está muito irritante. Poirot é
contratado por uma seguradora para investigar a morte de um homem que faleceu
muito pouco tempo depois de ter adquirido um substancial seguro de vida. Dinâmico
e divertido, misturando até um pouco de psicanálise e muito teatro. 4/5
3. A Aventura do
Apartamento Barato (The Adventure of the Cheap Flat): A
premissa do "bom demais para ser verdade", que não é incomum em
contos policiais. Um casal aluga um quarto por um preço extremamente baixo em
uma área nobre de Londres, o que intriga Poirot. Acabamos envolvendo com
espionagem e serviço secreto. Legal, mas poderia ser melhor, muito corrido. 3/5
4. O Mistério de Hunter's Lodge (The Mystery of Hunter's Lodge): o Sr. Harrington Pace foi assassinado e a família procura a ajuda de Poirot para descobrir o culpado. Porém, ele está acamado com uma forte gripe e Hastings assume a investigação. Mesmo preso numa cama e somente com escassas informações por telegrama, Poirot consegue mais uma vez superar seu amigo e Japp. 3.5/5
5. O Roubo de Um
Milhão de Dólares em Obrigações do Tesouro (The Million Dollar Bond Robbery):
Poirot investiga o roubo de títulos bancários, envolvendo chaves, pastas e
sincronismo portuário. Ele faz tudo! Interessante, mas beira o confuso. 2.5/5
6. A Aventura na Tumba Egípcia
(The Adventure of the Egyptian Tomb): Poirot é supersticioso!
Descobrimos esse seu lado ao embarcar na investigação de algumas mortes
suspeitas de pessoas que participaram da escavação de uma tumba no Egito. Bom
começo, final abaixo do esperado. 3/5
7. O Roubo da Joias no
Grand Metropolitan (The Jewel Robbery at the Grand Metropolitan):
Mais um roubo de joias, acho que a autora foi ficando sem itens de valor para
se furtar! Parem seus cronômetros, pois esse é um caso interessante. As pérolas
da Sra Opalsen sumiram e as suspeitas são a camareira e a dona de companhia.
Cada uma ficou poucos segundos sozinha no quarto, e agora, quem foi? 3/5
8. O Primeiro-Ministro Sequestrado (The Kidnapped
Prime Minister): A premissa de Poirot ajudando a encontrar um chefe de
estado sequestrado, evitando uma crise internacional é boa, mas me decepcionou pelo
ritmo dado à narrativa. 2/5
9. O Desaparecimento do Sr.
Davenheim (The Disappearance of Mr. Davenheim): Poirot aposta com
Japp e Hastings que consegue resolver o caso do desaparecimento de um bancário
sem sair da sua cadeira. E quem é louco de apostar contra? Esse conto até que
foi divertido, mas fiquei com a sensação de que queria mais detalhes. Essa é a
questão desse livro, a prosa da Agatha Christie é tão boa que os contos são
muito curtos. O exato oposto de Conan Doyle e seu Sherlock Holmes. 3/5
10. A Aventura do Nobre
Italiano (The Adventure of the Italian Nobleman): Poirot e Hastings
ajudam um médico que recebeu um telefonema alarmante de seu paciente, o
italiano Foscatini. O conto tinha uma boa premissa e adorei a parte da refeição
(confesso que me deu fome), mas acaba sendo muito corrido e não consegue
desenvolver bem. 2/5
11. O Caso do Testamento
Desaparecido (The Case of the Missing Will): O início foi uma
estranha mistura de arrastado com acelerado, mas melhorou no final. O desespero
de Poirot saindo do trem foi divertido. Apesar da solução divertida, achei
muito pouco explicada e sucinta. 2.5/5
12. A Dama de Véu (The Veiled Lady): Um bom conto! Uniu o conto anterior de forma surpreendente e algumas informações soltas lançadas no início da história. Agora, Poirot tentando ser um criminoso realmente é algo formidável. Mais uma vez reclamo que foi um pouco rápido demais, mas... 4/5
13. A Mina Perdida (The
Lost Mine): ao justificar seus motivos para não entrar em investimentos
de alto risco, Poirot conta o caso de um chinês que desapareceu e
posteriormente foi encontrado morto no Tâmisa por causa de documentos de um
desses "negócios imperdíveis". Boa premissa, execução fraca. Mediano.
2.5/5
14. A Caixa de Bombons (The Chocolate Box): Poirot narra um caso onde ele cometeu um erro. Uma boa premissa com algumas falhas na execução. 2.5/5
E vocês, o que acharam?
Até mês que vem, dessa vez com a apresentação de um novo
personagem recorrente: Coronel Race! Esse é nosso quinto livro, O HOMEM DO
TERNO MARROM, nos dando uma pausa nos trejeitos de Hercule Poirot!
Adicione ao seu Skoob!
Série Hercule Poirot
1. O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
2. Assassinato no campo de Golfe (The Murder on the Links), 1923
3. Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
4. O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
5. Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
6. O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
7. Café Preto (Black Coffee), 1930
8. A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
9. Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
10. Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
11. Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
12. Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
13. Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
14. Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
15. Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
16. Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
17. Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
18. Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
19. Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
20. O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
21. The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
22. Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
23. Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
24. Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
25. Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
26. A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
27. Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
28. Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
29. Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
30. Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
31. Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
32. A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
33. Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
34. Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
35. A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
36. Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
37. A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
38. Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
39. Os Relógios (The Clocks), 1963
40. A Terceira Moça (Third Girl), 1966
41. A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
42. Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
43. Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
44. Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5): 2.86
Confesso que fui com muita sede ao pote e tenho dois projetos literários correndo simultaneamente: estou lendo os livros de Agatha Christie com vocês ao mesmo tempo que sozinha me aventuro nos livros de Sherlock Holmes. Já temos resenhas publicadas dos três primeiros livros (e vocês conferem todas elas AQUI) e a do quarto já está em preparação. Pela sincronicidade das minhas leituras e pelo assunto estar muito vivo em minha mente, adianto que já no quarto livro de Agatha Christie vou trazer a velha comparação com as aventuras do detetive de Conan Doyle. Na verdade, não me sinto muito culpada, pois a própria autora abriu essa porta no livro anterior, Assassinato no Campo de Golfe (que vocês podem ler AQUI), ao sutilmente criticar os trejeitos sherlockianos. O fato é que para mim essa comparação foi inevitável, especialmente na leitura deste livro, Poirot Investiga, o primeiro livro de contos da autora. Além disso, quase todos meus comentários se relacionam àqueles da resenha do primeiro livro de contos de Arthur Conan Doyle para a série Sherlock Holmes, As Aventuras de Sherlock Holmes (que vocês conferem AQUI), então não consigo fugir das comparações neste momento. Vamos lá?
4. O Mistério de Hunter's Lodge (The Mystery of Hunter's Lodge): o Sr. Harrington Pace foi assassinado e a família procura a ajuda de Poirot para descobrir o culpado. Porém, ele está acamado com uma forte gripe e Hastings assume a investigação. Mesmo preso numa cama e somente com escassas informações por telegrama, Poirot consegue mais uma vez superar seu amigo e Japp. 3.5/5
12. A Dama de Véu (The Veiled Lady): Um bom conto! Uniu o conto anterior de forma surpreendente e algumas informações soltas lançadas no início da história. Agora, Poirot tentando ser um criminoso realmente é algo formidável. Mais uma vez reclamo que foi um pouco rápido demais, mas... 4/5
14. A Caixa de Bombons (The Chocolate Box): Poirot narra um caso onde ele cometeu um erro. Uma boa premissa com algumas falhas na execução. 2.5/5
E vocês, o que acharam?
Adicione ao seu Skoob!
2. Assassinato no campo de Golfe (The Murder on the Links), 1923
3. Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
4. O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
5. Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
6. O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
7. Café Preto (Black Coffee), 1930
8. A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
9. Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
10. Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
11. Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
12. Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
13. Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
14. Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
15. Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
16. Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
17. Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
18. Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
19. Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
20. O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
21. The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
22. Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
23. Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
24. Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
25. Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
26. A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
27. Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
28. Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
29. Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
30. Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
31. Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
32. A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
33. Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
34. Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
35. A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
36. Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
37. A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
38. Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
39. Os Relógios (The Clocks), 1963
40. A Terceira Moça (Third Girl), 1966
41. A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
42. Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
43. Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
44. Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5): 2.86