Morte na Mesopotâmia – Agatha Christie
>> sexta-feira, 28 de junho de 2024
CHRISTIE, Agatha. Morte na Mesopotâmia. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2021. 240p. Título original: Murder in Mesopotamia.
"- Eu conto piadas, mademoiselle - falou -, e dou risadas. Mas há coisas que não são piada. Há coisas que minha profissão me ensinou. E uma dessas coisas, a mais terrível delas, é esta: matar é um hábito." p. 130
Morte na Mesopotâmia é o 30º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Não tinha autora melhor para esta ideia, a Agatha diversifica muito; é interessante acompanhar o quanto a autora foge da fórmula comum. Aqui temos Hercule Poirot de volta, mas com o livro sendo narrado por uma nova protagonista. Confiram o que achei!
A enfermeira Amy Leatheran estava trabalhando com uma família em Bagdá, mas logo seu contrato se encerraria e ela voltaria à Londres. Ela então é procurada pelo Dr. Leidner, chefe de uma escavação em Hassanieh, no Iraque. Ele faz uma proposta de trabalho para ir para o local cuidar de sua esposa, Louise Leidner, que aparentava estar muito nervosa e assustada, sem motivo aparente.
Chegando ao alojamento onde todos da escavação estavam vivendo, Amy conhece todos os membros e começa a imaginar qual o motivo do medo constante de Louise. Ela gosta da Sra. Leidner imediatamente, bela e muito interessante, é uma mulher que chama muito a atenção. Mas outros moradores da casa parecem odiá-la, embora tentem disfarçar.
Louise conta para Amy que já foi casada antes, com um soldado alemão que foi assassinado por traição. Até que ela começa a receber cartas assustadoras, aparentemente do marido morto, ameaçando sua vida por estar com outra pessoa. Ela não sabe se ele sobreviveu de alguma forma, ou se seu irmão mais novo, uma criança na época, poderia estar fazendo isso.
Algumas pessoas acreditam que tudo não passa de invenção ou imaginação de Louise, outros acham que ela escreveu as cartas, apenas para chamar a atenção. Tudo muda, quando alguém é realmente assassinado!
No meio do nada, eles chamam a polícia local. E para sorte (ou azar) deles, Hercule Poirot estava por perto, e viaja para o local para investigar o crime.
"Não sei o que eu havia imaginado, algo como Sherlock Holmes, alto e esguio com um rosto esperto e arguto. É claro, eu sabia que ele era um estrangeiro, mas eu não esperava que ele fosse ser tão estrangeiro assim, se é que você me entende. Dava vontade de rir só de olhar! Ele era como algo saído dos palcos ou de um filme. Para começo de conversa, não tinha mais do que 1,60 metro, acho eu - um homenzinho peculiar, roliço, um tanto velho, com um bigode enorme e uma cabeça em forma de ovo. Ele parecia um cabeleireiro em comédias." p.91
~~~~~~~~~~~~~~~~
O que sempre me admira a cada livro do projeto que leio, é a versatilidade da Agatha, ela sempre se reinventa! Temos sim uma trama policial, a investigação de um assassinato, mas são muitas maneiras diferentes de se contar esta história. Aqui temos uma enfermeira como narradora, que conta suas memórias de algo acontecido no passado, e Poirot mesmo demora bastante a aparecer na trama.
Eu me diverti muito com Amy e sua narrativa intimista e descontraída. Era como se ela tivesse contando um caso, com muitos detalhes sobre as pessoas envolvidas e um cenário muito bem ambientado. Eu achei engraçado como ela desdenhava e esperava pouco de Poirot o tempo inteiro. E suas descrições dele me fizeram rir, já que Poirot é um homem muito vaidoso e se tem na mais alta conta. Para ela, era um detetive risível e com poucas chances de sucesso.
Achei o desenvolvimento um pouco lento, algumas passagens me deixaram um pouco entediada. Talvez por só mostrar as entrevistas de Poirot, e não sua linha de pensamento, como estamos acostumados nos livros com Hastings. A morte não me surpreendeu, já estava esperando isso. E durante o livro tive alguns suspeitos, mas acabei indo em direção a pessoa certa. No final eu acertei o culpado, mas não comprei a ideia de alguns dos desdobramentos. [ALERTA DE SPOILER] Eu desconfiei do marido, a gente sempre desconfia do cônjuge hehe. Até por Louise ser muito bonita e atrair muitos homens. E eu acertei, ele a matou por ciúme. Até aí tudo bem, mas o que não acreditei é que o Dr. Leidner, era na verdade o primeiro marido dela, que sobreviveu e adotou um novo nome e personalidade. Mesmo se passando muitos anos, ela não reconhecer nada do marido, nem de fisionomia, nem da personalidade ou até mesmo na cama... isso para mim ficou muito forçado. [FIM DOS SPOILERS]
Eu estou adorando ler um livro da autora por mês, e logo volto com a próxima aventura, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Hercule Poirot
- O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
- Assassinato no campo de Golfe (The Murder onthe Links), 1923
- Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
- O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
- Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
- O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
- Café Preto (Black Coffee), 1930
- A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
- Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
- Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
- Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
- Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
- Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
- Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
- Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
- Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
- Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
- O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
- The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
- Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
- Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
- Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
- A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
- Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
- Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
- Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
- Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
- Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
- A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
- Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
- Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
- A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
- Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
- A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
- Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
- Os Relógios (The Clocks), 1963
- A Terceira Moça (Third Girl), 1966
- A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
- Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
- Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
- Cai o Pano (Curtain), 1975
Avaliação (1 a 5):