Academia de Vampiros: O beijo das sombras

>>  domingo, 29 de novembro de 2009


RICHELLE, Mead. O beijo das sombras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 319 p. (Vampire Academy, V.1).

O Beijo das Sombras de Richelle Mead é o primeiro volume da série Vampire Academy e o único ainda lançado no Brasil. Depois de Twilight, mas muito diferente dele, em minha opinião a melhor série de vampiros lançada ultimamente.

Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Lissa e Rose retomam a rotina de estudos na São Vladimir. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Para começar é bom esclarecer alguns termos da mitologia romena que estão no livro:
Dhampir ou dampiros
Criança de um vampiro com um humano, com os poderes dos vampiros mas nenhuma de suas fraquezas. Se alimentam apensas de comida, podem sair normalmente ao sol, etc. No livro os Dampiros nascem apenas de Dampiros com Moroi e são treinados a vida inteira pra protegê-los.
Moroi
São vampiros completos e são mortais. Bebem sangue para se fortalecer mais não o suficiente para matar. Sua mordida é prazerosa a vítima, dando-lhes um sentimento prazeroso. São a realeza da sociedade e guardados pelos Dampiros.
Strigoi
Vampiros imortais que se originam dos Moroi que mataram para se alimentar. Somente podem ser mortos com uma estaca de prata no coração, decapitado ou pelo fogo. Podem transformar outros humanos, moroi ou dampiros em Strigoi. Perseguem a realeza Moroi pois este sangue os deixa mais fortes e poderosos.


Lissa e Rose são amigas desde o jardim de infância, cresceram juntas e ficam mais unidas ainda quando toda a família de Lissa morre em um acidente de carro. No mesmo acidente Lissa salva a vida de Rose, criando um laço especial e desconhecido entre elas. A partir de então, Rose pode sentir o que se passa na cabeça de Lissa e até mesmo entrar dentro da cabeça dela e vivenciar o que Lissa está vivendo ou passando; o que é muito útil à uma guardiã mais bastante constrangedor para uma adolescente.

Elas vivem e estudam na escola São Vladimir. Rose, como a maioria dos Dampiros desenvolve suas habilidades de força e luta para proteger Lissa. A princesa Lissa, única sobrevivente de sua família, é cuidada e treinada para fazer parte da realeza. Os Moroi trabalham com magia, são treinados e se especializam em um elemento – terra, fogo, água ou ar. Lissa não se especializa, mas desenvolve a estranha habilidade de curar, o poder de compulsão – convencer os outros a fazerem o que ela pedir; ambos os poderes enfraquecem sua mente e são proibidos, portanto Rose mantém este segredo.

Para esquentar o livro tem também muito romance: Rose conhece o guardião Dimitri Belikov – forte, bonito e com um lindo sotaque russo. Dimitri também é guardião de Lissa e alguns anos mais velho, o que impediria um relacionamento entre os dois. Enquanto isso, Lissa está namorando o bonitinho Aaron mais começa a se envolver com o misterioso Christian Ozera – membro da realeza Moroi cujos pais viraram voluntariamente Strigoi, uma vergonha para a sociedade.

Estranhos acontecimentos colocarão Lissa em constante perigo, e caberá a Rose protegê-la e salvá-la.

O primeiro livro da série é bastante introdutório, explica a divisão da sociedade vampírica, a divisão da realeza em doze famílias reais, a função dos Dampiros e a ameaça dos Strigoi. No início a rebeldia de Rose parece bastante gratuita e Lissa parece frágil e bobinha demais. Até que Dimitri entra e bota fogo na história, a narrativa muda, sabemos mais sobre o treinamento de Rose e seu laço com Lissa. O final do livro é eletrizante, mais o melhor mesmo está na continuação da série. Em minha opinião a melhor série de vampiros lançada ultimamente, vale muito a pena conferir.


Richelle Mead inova criando uma hierarquia de vampiros, enfatiza a força feminina, da voz ativa a seus personagens, mostra o poder do amor incondicional e da redenção e cria uma série inovadora e assustadora.


Estranhei muito a escolha da Editora Nova Fronteira pelo título e pela capa do livro. O título “O beijo das sombras” é o mesmo do terceiro livro em inglês e a capa está horrível, não tem nada a ver com a série. Para quem é fã da série também não entendeu o descaso da editora e a demora no lançamento da continuação. Pelo jeito as reclamações foram ouvidas, pois o livro será lançado com uma nova capa e o segundo livro Frostbite está previsto para fevereiro de 2010.


"- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. impeça-a Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

"De repente me dei conta de que Dimitri ainda me mantinha imobilizada no chão. A pela dos seus dedos estava quente segurando junto os meus pulsos. O rosto dele estava a centímetros do meu, e suas pernas e seu tronco estavam de fato pressionados contra o meu corpo. Mechas de seu longo cabelo castanho caíam-lhe rente ao rosto, e ele parecia estar me observando também, quase do mesmo jeito com que me estudara naquela noite na saleta. E, ai, meu Deus, que cheiro bom ele tinha. Então foi ficando difícil respirar, e isso não tinha nada a ver com os exercícios ou com o fato de meus pulmões estarem sendo esmagados."

"E depois, do nada, ele se inclinou para frente e a beijou. Foi um beijo quente, rápido e furioso, uma efusão de raiva, da paixão e do desejo que Christian sempre mantivera trancados dentro de si. Lissa nunca fora beijava daquele jeito, e eu senti que ela correspondeu ao beijo, correspondeu a ele. Ele de fato conseguiu fazer com que ela se sentisse bem mais viva do que com Aaron ou com qualquer outro."



Série Academia de Vampiros (Vampire Academy) de Richelle Mead.

  1. O beijo das sombras (Vampire Academy)
  2. Aura Negra (Frostbite)
  3. Tocada pelas sombras (Shadow Kiss)
  4. Promessa de Sangue (Blood Promise)
  5. Laços do espírito (Spirit Bound)
  6. Último sacrifício (Last Sacrifice).


    Postar um comentário

      © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

    TOPO