Viaje comigo #145

>>  sábado, 12 de abril de 2014

To be continuous..
Vale a pena começar uma série?

Esta semana o Yago lançou uma nova coluna muito interessante, Viagem Aleatória, e no primeiro post ele comentou sobre as séries literárias, Você já terminou de ler todas as suas séries? Pois é, com certeza não rs. Eu abordei o mesmo assunto ano passado no Viaje comigo #104, não sei se vocês viram.

Porque séries são ótimas?

1) Séries viciam!
Você não tem aquela sensação que o livro não terminou bem o suficiente ou no ar demais porque você sabe que em breve poderá ver mais sobre a história que tanto gostou. Você começa e quer ler todos os livros – mesmo que muitas vezes desande no meio do caminho -, porque abandonar série é como parar de ler um livro no meio, você nunca vai saber como aquilo terminou. Eu pelo menos penso assim, é muito difícil de eu desistir, só se a história foi ruim demais mesmo rs.

2) Séries ficam lindas na estante!
Ah todo mundo que não abre mão de seus livros e monta sua coleção gosta delas, ficam lindas, com capas parecidas, cores combinando, numeração na lombada. Claro que algumas Editoras fazem caca nas capas e melam a coisa toda, mas no geral vale a pena ter todos lindos na estante.

3) Você não fica órfão das histórias preferidas cedo demais.
Imagina se HP só tivesse 3 livros? Sete para mim foi pouco, eu queria o dobro de livros, para mim Voldemort podia ter 15 Horcrux rsrs. Você revê personagens, eles evoluem ao longo do tempo, alguns morrem, outros chegam para roubar o lugar. Veja as grandes séries policias, a série Mortal tão adorada e muitas outras.

4) Fama, filmes e redes sociais.
Todo mundo começa a falar de uma série e você precisa ler, você precisa conhecer também porque parece que você é a ÚNICA PESSOA NO MUNDO que ainda não conhece a história. Se vira filme então, a coisa estoura. Foi assim com Jogos Vorazes, Twilight, Irmandade da Adaga Negra, Eragon, As crônicas de gelo e fogo e muitas outras.

5) Tudo é familiar.
Se você gostou do início você já conhece a narrativa, os personagens, a trama em si e já sabe o que esperar. Não é muito melhor mergulhar em algo que você gostou e sente saudade do que se aventurar no desconhecido? Por que começar algo novo se você já conhece e gosta tanto daquele autor?

Porque não vale a pena começar uma atrás da outra?

1) A demora no lançamento.
Algumas séries ótimas demoram mais de um ano para sair outro livro, e o ruim, é que as vezes você nem se lembra mais dos detalhes. Ou pior, você mudou, seus gostos mudaram, e você não gosta mais daquilo tanto quando como começou a ler. Isso aconteceu com a maioria das séries sobrenaturais que eu acompanho, quando enfim lançava eu já estava enjoada de sobrenatural e não curtia muito a história. E outras eu vou morrer sem que termine no Brasil, o que sempre me lembra de Anita Blake da Rocco.

2) As Editoras abandonam a série.
O segundo problema são aquelas que as editoras abandonam na maior cara de pau, citei inúmeras no outro Viaje comigo, mas a cada dia aparece uma nova sem continuação.  Os livros de série que tenho da Underword estou pensando em colocar tudo para troca, a editora sumiu... faliu... sei lá, e não dá mais as caras faz tempo.
E têm séries ótimas, é culpa dos preços altos, falta de divulgação dos livros, entre outras. As Editoras deveriam começar a pensar que ao abandonarem uma série porque os livros “não venderam o esperado”, ela perde credibilidade. E perde vendas. Porque quando chega outra série o leitor pensa assim “vou esperar lançarem tudo para comprar, vai que param no meio”.

3) Dinheiro não nasce em árvore.
Com poucas exceções, séries são caras. São muitos livros para comprar e você simplesmente para no meio porque não consegue completar. Ou abandona as mais ou menos e só termina as que realmente ama. Editoras como a Novo Conceito e a Arqueiro estão detonando a concorrência neste quesito, lançam mais rápido e com preço melhor. Agora, começar uma série grande da Rocco? Da Record? Tem que fazer hora extra, vender bijuteria, sei lá, tem que rebolar para encaixar todos os livros no orçamento  hehe.

4) Livros lançados fora da ordem.
Este acaba comigo, me dá vontade de gritar e pular e falar “Nãoooooooooooo! Por que meu Deus?! Por quê?!! O que fiz para merecer isso?? Ahhhhhhhhhhh!!”
Ontem terminei Esconda-se da Lisa Gardner, o segundo livro da série em que o primeiro não foi lançado. Na verdade a Novo Conceito  lançou o 4, o 5 e o 2. Vocês conseguem entender isso? Muita gente fica por aí falando que é tudo independente, mas vocês só acham que é independente porque não leu os anteriores rsrs. Sério! Um personagem aparece e para você ele é um Zé Ninguém... Mas não é, o tal Zé Ninguém escapou no livro tal e agora está matando de novo. Você reclama da protagonista porque ela é rígida demais, solitária demais e cruel. Mas você não sabe que no livro tal ela foi agredida, quase violentada e morta, compreendem? São exemplos aleatórios, mas é isso que acontece. Isso quando não é uma continuação direta, como Esconda-se. O primeiro livro Alone é praticamente dissecado na continuação, se lançarem agora nem vai ter tanta graça porque praticamente já sei o final.

5) Olho grande dos autores.
Tem série que faz enorme sucesso no lançamento e os autores simplesmente esticam e esticam porque acha que assim vende mais. E os fãs acompanham até certo ponto, ou talvez leiam até o final, mas ai um livro que era um 5 garantido vira uma série de notas 3, porque são arrastados, nada acontece, você só não abandona porque é meio masoquista.

6) Elas não terminam nunca.
Você não sabia quando começou, mas a série é uma caixa de Pandora. ^^
Elas são boas, você gosta, mas era uma trilogia que virou uma série de 6 livros. Era uma série que de repente vai ter 12 livros (Alô The House of night). São excelentes, mas podem durar a vida toda, como a famosa série Mortal.

7) Tempo!
Ninguém consegue ler tanto quanto gostaria, nós simplesmente não temos tempo o suficiente para dar conta de tudo. Então o que é melhor? Terminar o que já começou, ou, começar uma nova série?
E agora me digam vocês! Vale a pena começar uma nova série?

E agora Viaje comigo na semana do blog. ^^

>>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:
  1. Viaje com as séries #103 – Chicago PD na coluna da Kellen.
  2. Resenha de Cidades de papel do John Green.
  3. Resenha de Por toda a eternidade #2 da Kristin Hannah.
  4. Viagem aleatória #1 – Você já terminou de ler toda as suas séries? na coluna do Yago.
  5. Resenha de Convergente #3 da Verônica Roth.


>>> SORTEIOS <<<

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Sorteio O passado é um lugar da Tana French TERMINA HOJE 12/04/2014.
  2. Sorteio Kit Top comentarista de abril com 1 livro da lista a escolha + brindes vai até 30/04/2014.
Amanhã tem resultado da promoção acima e promoção nova do John Green.


>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<


Chegaram para análise das Editoras parceiras:

Da Editora Novo Conceito vou mostrar mais alguns da caixa:


- A escolha do coração da Amanda Brooke (SKOOB). Pelo jeito parece ser um drama, ainda não vi comentários sobre ele e não conheço a autora.

- O menino dos fantoches de Varsóvia da Eva Weaver (SKOOB). Outro que não sei bem o que esperar, mas tudo nele me lembra O menino do pijama listrado que eu amei, será?

Da Editora Suma das Letras chegou Entre o agora e o sempre #2 da J. A. Redmerski (SKOOB). Ah quero muito ler, adorei o primeiro livro, achei uma continuação meio desnecessário, mas já que teve, vamos conferir. ^^

Da Editora Bertrand chegou O canto das sereias da Val McDermid (SKOOB). Adoro policial e estou ansiosa para ler, ainda não li nada da autora, mas a Hérida me falou super bem dela. J

Da Editora Arqueiro chegaram:

- O julgamento de Gabriel do(a) Sylvain Reynard (SKOOB). Gostei muito de O inferno de Gabriel e estou curiosa para ler a continuação.

- O duque e eu da Julia Quinn (SKOOB). Segunda série de romances de época da Arqueiro que vou começar, eu adoro os da Lisa Kleypas e estou ansiosa para começar mais uma.

>>> ANDEI LENDO <<<


E vocês, leram/estão lendo o que esta semana?

No domingo comecei Peça-me o que quiser, agora e sempre da Megan Maxwell, a continuação de Peça-me o que quiser, romance erótico. Eu devo ter algum problema com este estilo, porque o livro tem uma média bem alta de nota no Goodreads (3,94) e no Skoob (4,1), mas eu queria esganar a protagonista! Assim não é uma leitura lenta ou que você sofre para terminar, o enredo é interessante, os personagens também e é dos eróticos em que realmente coisas diferentes acontecem. Eu gostei do primeiro, não amei, mas gostei. Agora este parece uma repetição do primeiro livro. Eles brigam, voltam, brigam de novo – não consigo entender um casal que deixa o outro transar com outra pessoa na frente dele porque isso é sexy e ao mesmo tempo seja tão ciumento. E o final é praticamente um replay do final do primeiro livro. Gente, a Judith parece ter 15 anos! Que mulher imatura, ela sabe que está errada, ou sabe que é melhor deixar as coisas esfriarem e grita, grita, se ofende, fala besteira, grita mais um pouco, ameaça ir embora. Ai que ladainha, deu vontade de atirar na parede. Ufa, desabafei rs.

Na terça li Perto de você da Bella Andre. Bem no estilo de livro que eu devoro em um dia, romance fofo, ótimo casal, história bonitinha. Não foi dos meus preferidos da série – contradizendo muita gente que tem ele como favorito -, mas acho que é meu estilo mesmo. Eu gosto muito das cenas com os irmãos e a família toda, como grande parte do livro se passa no set de filmagem, os outros Sullivans aparecem bem menos. É o que tem mais cena de sexo, e isso me dá preguiça rsrs. Ah é sempre a mesma coisa, as mesmas descrições, acho um porre, quase pulo de tanto tédio kkk. Tirando isso, a Valentina é uma das mocinhas mais legais e o Smith, bem, dispensa comentários. Apesar que achei ele tão perfeito que é meio surreal rsrs.

Depois na quarta comecei Esconda-se da Lisa Gardner. Segundo da série, mas o terceiro que leio da Detetive D. D. Warren. Eu já reclamei lá em cima, queria bater a cabeça na parede por estar lendo fora da ordem. É uma continuação direta do primeiro que não foi lançado no Brasil, Alone. Eu só li porque amo a autora e já tinha lido mesmo o 4 e o 5, então a merda já estava feita rsrs. Mas ele está muito preso ao livro um, personagens, situações, e isso fez muita diferença. Achei também o final meio corrido, tirando isso, amei. A autora é excelente, suas tramas são ótimas. E este é um dos livros de perseguição mais tensos que já li, a vítima passa por situações de arrepiar os cabelos, achei demais esta parte. Prometo que se um dia a NC corrigir a burrada e lançar o resto eu releio tudo na ordem rs.

Balanço da semana
Lendo 2 livros
41 livros lidos em 2014
334 livros na fila de não lidos. 

Falei mais que o normal hoje. :P

Um ótimo final de semana para vocês e até semana que vem. ^^

Comente e participe do Top comentarista de Abril, não se esqueça de preencher diariamente o formulário.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO