Viaje comigo #104

>>  sábado, 1 de junho de 2013


Sobre séries, autores e Editoras.

Há algum tempo algumas coisas tem me incomodado muito em relação as séries, principalmente juvenis, que estão sendo lançadas no Brasil. É um assunto delicado para se falar, mas acho importante que as Editoras tomem uma outra atitude em relação as séries que trazem para cá.

Vamos começar com os autores, acho que a mania de todo juvenil virar série veio, claro, do sucesso mundial de Harry Potter, seguido do crescimento deste segmento literário com o estrondoso sucesso de Twilight. De lá para cá só se fala em séries, algumas sabem a que veio, os livros são bons e não são pura enrolação. Mas em algumas séries os autores erram a mão, e escrevem livros com pouca história e muitos volumes. Os imortais e Diários do vampiro são exemplos de algumas séries que poderiam ter sido contadas na metade dos volumes, tanta enrolação - aqui por parte do autor-, faz com que percam leitores durante o caminho. Tem aqueles que sim, aguentam a ladainha toda – como eu hehe – para chegar até o final, mais muitos desistem e deixam o final da historia para lá.

E agora vem o segundo problema, as Editoras que compram infinitas séries no exterior e não conseguem acompanhar o ritmo de lançamento. Claro que com todo o processo de tradução os livros não irão acompanhar os lançamentos americanos, mas se esperar um ano ou mais para conseguir ler a sequencia de uma historia vem se tornando comum. O maior exemplo do momento é com Academia dos vampiros, no Brasil  lançado pela Editora Agir. Uma das melhores séries sobrenaturais de vampiros, teve seu penúltimo livro lançado no início de 2012 – Laços do espírito – e até hoje não confirmou o lançamento do último volume, Last sacriface. Falaram que era no final do ano passado, depois seria no início deste ano e agora já estão falando em segundo semestre. Perde-se leitores! Quem pode compra seu exemplar em inglês e termina a série, os outros, na grande maioria, já conseguiram algum E-book traduzido para concluir a leitura. Conte todos que abandonaram, leram em inglês e leram os e-books ilegais... conseguem imaginar o prejuízo no lucro? Pelo visto a Editora não.

Pior ainda são algumas séries que simplesmente são deixadas de lado, e as Editoras afirmam que “provavelmente não irão mais lançar”. Isso me deixa tão arrasada! Independente do livro não ter sido um sucesso de vendas, existem leitores que leram e gostaram, e claro, esperam pela continuação. Ainda na Agir, Firelight foi deixada de lado porque afirmaram não fazer muito sucesso; vi realmente algumas resenhas negativas, mas eu adorei e claro, queria terminar a série. 

A série de sucesso Sookie StackHouse – que deu origem a série de TV Trueblood – teve até o sexto volume lançado pela Editora Saraiva, que informou que a série foi vendida para outra Editora. Não consegui descobrir mais nada sobre o assunto e nenhum outro livro foi lançado até agora. Ainda da Saraiva a série Beautiful Dead teve dois volumes lançados e pelo jeito, não vão lançar os outros livros. Como assim? A série conta com quatro livros, eles começaram e simplesmente vão abandonar porque não vendeu como deveria? E os fãs? E os leitores que compram muitos outros livros da Editora?

Outra Editora que desistiu de lançar uma continuação foi a Intrínseca, com o livro delicioso e divertido Cotoco. Mais uma vez porque não vendeu como deveria, mas a série é ótima! Para mim faltou foi uma capa mais bonita e um maior trabalho de publicidade com os livros. Fico arrasada, e provavelmente, irei comprar os próximos livros em Portugal.

Editoras grandes lançam livros esporadicamente, mas precisamos esperar séculos pela continuação. A Editora Rocco vai por este caminho, séries como Anita Blake, que pasmem, tem mais de 20 livros lançados nos EUA, ainda está no quarto livro por aqui, a Editora lança na média 1 livro por ano da série. E é assim com várias outras séries. Vejo leitores afirmando que preferem comprar em inglês para não ter que esperar, outros afirmam que só compram quando tiver tudo lançado para não correr o risco da historia ficar sem final.

Agora, pelo outro lado, vejo Editoras que não lançam tantos livros, mas que mantém um lançamento constante das continuações, não fazendo com que seus leitores esperem anos por um livro. Neste quesito estão, por exemplo, a Universo dos livros e Novo Conceito, pelo que vi até agora estão seguindo bem suas séries e com um bom tempo entre os livros. O Grupo Editorial Record, pode demorar mais do que esperado a lançar algum livro, mas o leitor confia que os livros serão lançados.

Texto gigante, mas está na hora das Editoras se conscientizarem e respeitarem mais seus leitores, se começamos uma série, queremos que a mesma seja lançada até o final.

>>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:
  1. Resenha de Fazendo meu filme: O roteiro inesperado de Fani #3 da Paula Pimenta.
  2. Viaje com as séries #59 - Critics' Choice Television Award na coluna da Kellen.
  3. Resenha de A maldição do tigre #1 da Colleen Houck.
  4. Resenha de Não diga uma palavra! da Jennifer McMahon.
  5. Resenha de Não posso me apaixonar #3 da Bella Andre.

>>> PROMOÇÕES <<< 

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Promoção TOP COMENTARISTA de maio TERMINOU 31/05/2013.
  2. Promoção KIT Identidade roubada + É melhor não saber vai até 08/06/2013.
  3. Promoção KIT EON + EONA vai até 15/06/2013.
  4. Promoção Sangue no verão vai até 22/06/2013.

Amanhã tem resultado do Top comentarista de maio e o kit de junho.
Tem também promoção nova de Não posso me apaixonar e mais duas promoções surpresas para vocês, não percam!

>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<
 
Tobby hoje só quer dormir, não quis saber de fotos rs

Chegaram para análise das editoras parceiras:


Da Editora Jardim dos Livros chegou Simplesmente irresistível da Rachel Gibson (SKOOB). Chegou em ótima hora, tem tempos que eu  não leio um chick-lit divertido, e esta capa está tãooo linda!


Da Editora Arqueiro chegou Quando você voltar da Kristin Hannah (SKOOB). Mesma autora de O caminho para casa, que eu amei! Estou ansiosa ^^


Da Editora Cia das Letras chegou Restos mortais #3 da Patrícia Cornwell (SKOOB). Mais um volume da série policial Kay Scarpetta.


Da Editora Intrínseca chegou A síndrome [E] do Franck Thilliez (SKOOB). Outro policial que promete, vi muitos elogios em outros blogs e quero muito ler.


Da Editora Galera Record chegou O futuro de nós dois de Jay Asher e Carolyn Mackler (SKOOB). A Editora está apostando muito neste lançamento, ainda não sei muito sobre a historia, mas espero gostar.


Da Editora Fantasy chegou Os últimos dias de Krypton do Kevin J. Anderson (SKOOB). Não faço ideia se vou gostar, nunca fui de ler muito sobre Superman não rs.


Da Editora Uni Duni chegou Benjamin, o menino feliz do Rogério Fernandes. Livro infantil e o que posso dizer é que meu afilhado adorou. Depois vou tentar fazer ele contar algo da história para vocês. ^^


>>> ANDEI LENDO <<<

E vocês, leram/estão lendo o que esta semana?
 
Vozinha lendo Em busca de abrigo :)


Comecei a semana com O discípulo de Las Vegas #2 do Ian Hamilton. Eu estou adorando esta série Ava Lee, gostei até mais do segundo volume, é um thriller contábil cheio de ação, a protagonista é inteligente, dura na queda e perita em artes marciais. Parece que você está lendo um “filme de ação”, uma leitura rápida e bem divertida.

Li também O livro do amanhã da Cecelia Ahern.  Gente, quem acompanha o blog sabe que eu adoro a autora, e infelizmente, este foi o livro que menos gostei dela até agora. Não que seja horrível, mas a protagonista é tãoooo chata – ando numa maré de protagonista chata putz – que custei para tolerar o livro até a página 130 mais ou menos. Depois melhora muito, tem um suspense por trás bem interessante e o livro termina bem, mas não rolou, menina chata e mimada dos infernos rsrs.

Terminei a semana muito bem obrigada J, lendo Entre o agora e o nunca da J. A. Redmerski. Ah que livro fofo!! Já vou logo falando que estou no time das que amaram, embora ele não tenha levado nota 5 por alguns pequenos motivos que vou explicar melhor na resenha. Bom, o livro é classificado neste novo estilo que vem dando o que falar, new adult. É aquela mesma pegada de Belo desastre, então quem odiou Belo desastre não creio que irá gostar mais deste. Tem sua cota de palavrões, bastante sexo e um romance apocalíptico. Mas tem diferenças, o mocinho aqui é o legítimo bom moço – embora em certo ponto ele tenha sua cota de brutamontes ciumento -, e o romance evolui naturalmente, gostei muito de não ter aquela coisa de amor a primeira vista.

Balanço da semana
66livros lidos em 2013
256livros na fila de não lidos.


Um ótimo final de semana para vocês, e até semana que vem! ^^

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO