Laços de sangue - Richelle Mead

>>  sexta-feira, 4 de julho de 2014

RICHELLE, Mead. Laços de sangue. São Paulo: Editora Seguinte, 2013. 430p. (Bloodlines, v.1). Título original: Bloodlines.

"De repente também percebi que - tão improvável quanto parecia - Adrian e eu tínhamos muito em comum. Nós os dois estávamos constantemente encaixotados pelas expectativas dos outros. Não importava que as pessoas esperassem tudo de mim e nada dele. Continuávamos na mesma, constantemente tentando sair do caminho que os outros tinham definido para nós e sermos nós mesmos."

Eu sou fã de carteirinha de Vampire Academy, para mim a melhor série YA de vampiros, ótimos personagens, enredo excelente a uma narrativa perfeita. Mesmo assim, não achava que precisava de outra série no mesmo universo; mas como fã eu não podia deixar de conferir. Hoje vou falar do primeiro volume do spin-off com Laços de sangue da Richelle Mead.

ATENÇÃO: Não indico a leitura dessa série antes de VA, primeiro por claramente ter spoilers do final da série anterior. Segundo, porque você fica meio perdido se não conhece a mitologia toda que envolve a hierarquia Moroi. Sei que muita gente fez isso e acha que não perdeu nada, mas juro que não é verdade. :P Esta resenha NÃO contém spoilers de VA.

Sydney Sage tem uma vida complicada, o mundo dos alquimistas é muito fechado e com regras rígidas e pensamentos pré concebidos, eles são os únicos humanos que têm conhecimento sobre a sociedade vampírica, e são responsáveis para cuidar dos danos e manter o segredo. Eles foram criados para temer e odiar os vampiros, sua magia é considerada antinatural e assustadora. Sydney foi serialmente penalizada por suas atitudes no passado, o fato de ajudar a dampira Rose Hathaway, deixou os Alquimistas horrorizados e sua carreira em risco, seu pai fez questão de mostrar todo o seu desagrado.

Com sua vida em pausa, Sydney se surpreende quando é chamada para uma reunião com outros Alquimistas sobre uma nova missão. Na reunião, descobre que sua irmã mais nova poderá ser enviada em seu lugar – devido as suas recentes falhas – e faz de tudo para poupar Zoe dessa vida sem escolhas.

A missão é proteger a moroi Jill, que corre perigo de vida. Jill precisa ficar escondida, vivendo como uma simples humana onde ninguém procuraria por ela. Elas deverão viver na Escola Preparatória de Amberwood, em Palm Springs, Califórnia. É um lugar com pouquíssimos vampiros, devido ao sol quente e calor excessivo. Junto com Jill está Eddie Castile, seu guardião, que também irá fazer parte do disfarce.

Sydney está preparada para assumir a tarefa, ela sabe que não deve ficar próxima ou “gostar” de vampiros, mas é difícil não se simpatizar com Jill. Mais difícil ainda é suportar Keith Darnell, um Alquimista que Sydney despreza e que já causou muitos problemas no passado. Outro moroi está sempre por perto, e apesar do seu jeito desligado, Sydney começa a sentir uma estranha simpatia por Adrian Ivashkov.

Já na escola, Sydney descobre a existência de estranhas tatuagens, que parecem conferir poderes em quem as usa. Caberá a ela descobrir mais sobre o ocorrido, afinal os Alquimistas dominam a arte dessas tatuagens, e muito mais pode estar envolvido do que apenas uma nova moda entre os alunos.  Mal sabe ela que irá colocar em risco sua vida e a missão para a qual foi designada.

~~~~~

Eu adorei, mas muito disso foi por gostar tanto de VA e estar com saudade de todos os personagens. É muito legal rever meus queridinhos, mesmo que eles só façam uma rápida aparição durante o livro. A trama começa bem lenta, pouca coisa acontece de importante no primeiro volume, mas não é algo que eu estranhe no estilo da autora. O beijo das sombras, é também o primeiro e o mais parado de VA, ou seja, provavelmente só vai melhorar. ^^

Sydney é inteligente, mas não sabe lidar muito com o dia a dia escolar, ela nunca passou por isso e fica meio perdida nas intrigas normais do ensino médio. É divertido vê-la toda perdida socialmente, mas logo conseguindo se virar e resolver vários problemas. Ainda não consigo ver Jill se destacando na trama, ela é tão sem sal, ainda bem que temos Adrian, adoro suas tiradas sarcásticas. Eddie também ficou como coadjuvante, queria mais do personagem, vamos ver como será a continuação.

Ainda não vi nem sombra de romance, no máximo uns elogios trocados, mas não sei ainda como irá se desenvolver, até porque a cultura toda de Sydney é completamente contrária a existência dos vampiros. A trama se passa basicamente no dia a dia escolar, nos novos personagens, nas dificuldades de Jill e problemas de Sydney com Keith, sujeitinho detestável.

Acho que se não fosse a ligação com Vampire Academy, ele seria um nota 3, mas como eu gosto tanto da autora e desse universo, isso me fez curtir bem mais a leitura, estava com saudade.  Estou ansiosa para ler a continuação, espero que a trama seja mais envolvente e com mais dilemas a ser resolvidos. Leiam!

Série Bloodlines da Richelle Mead
  1. Laços de sangue (Bloodlines)
  2. O lírio dourado (The golden Lily)
  3. O feitiço azul (The índigo spell)
  4. Coração ardente (The fiery heart)
  5. Sombras prateadas (Silver shadows)
  6. O círculo rubi (The ruby circle).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO