O inimigo - Lee Child

>>  segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CHILD, Lee. O inimigo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. 447p. (Jack Reacher, v.8). Título original: The enemy.

“No fim das contas, os dominós caíram para todo lado e terminaram em posições que não fizeram ninguém parecer muito bem. Principalmente eu, porque eu tinha cometido muitos erros, incluindo um grande que eu sabia que voltaria para me atormentar”.  p.353

Sou louca por séries policiais, quero todas lindas, enormes na estante e na ordem da série, claro. Essa é uma das minhas favoritas, fico sempre torcendo para a editora lançar logo todos, morro de medo de pararem no meio. Esse volume tem uma enorme diferença, ele se passa no passado, dez anos antes dos outros livros da série. Jack Reacher chega ao seu oitavo volume com O inimigo do Lee Child.

Jack Reacher, 29 nove anos, é um Major servindo na 110ª Unidade Especial do Exército Americano, na Carolina do Norte. Ele acabou de ser designado para o local, depois de ser retirado do Panamá sem nenhuma explicação. O mundo passa por uma grande mudança, na virada do ano de 1990 o Muro de Berlim, maior símbolo da Guerra Fria, deixa de existir. O exército irá mudar, muitos têm medo da diminuição da força, e consequentemente, demissão dos soldados.  Eles irão fazer de tudo para impedir certas mudanças.

Quando o General Kramer é encontrado morto em um motel da beira da estrada, na noite da virada, Reacher é enviado para controlar a situação. O General era casado, isso deveria ser feito com descrição, afinal, qualquer um pode ter um ataque cardíaco fulminante. Porém, quando horas depois, a esposa do general é assassinada, tudo muda.

O Coronel Willard, exige que Reacher abafe o caso, resolva tudo de forma discreta e não investigue mais nada. Ele é seu superior direto. Quando um soldado morre em circunstâncias suspeitas, Reacher sabe que existe algo maior, e que as mortes estão ligadas. Então contrariando todas as ordens, ele continua a investigar. Ao seu lado está a Tenente, Summer, que embarca na investigação buscando por justiça.

Paralelamente, Reacher recebe a notícia que sua mãe está muito doente, e embarca para a França para visita-la, ao lado do irmão, Joe.  Tão alto quanto o irmão, Joe é dois anos mais velho e trabalha em algo relacionado com o Departamento do Tesouro. Ele se preocupa com o futuro do irmão no exército,  já Reacher não costuma se preocupar com nada por antecipação.

Dos EUA, para a França e para a Alemanha, Reacher e Summer embarcam em uma investigação perigosa e mortal, tentando desvendar uma conspiração engenhosa. Dentro do exército não se aceita nada menos do que obediência total, e Reacher pode acabar se tornando o bode expiatório perfeito.

~~~~~~

Um dos melhores livros da série! Ainda mais para quem já leu os anteriores como eu. Porque aqui tudo acontece no passado, então conhecemos um outro Reacher, 10 anos mais novo, que ainda tinha a mãe e o irmão. O leitor percebe claramente que ele se tornou mais duro, mais solitário e inconsequente após deixar o exército. Gostei muito dessa nova abordagem, não sei se terá outros livros assim, espero que sim. O próximo, O último tiro, que é aquele que virou filme, já se passa no presente.

Gostei muito de conhecer a mãe de Reacher e de conhecer melhor Joe, que só é citado depois como o seu falecido irmão, e conta-se bem pouco sobre ele. Que triste, eles não se viam muito, mas eram muito unidos do jeito deles. A mãe deles estava muito doente e foi tão triste. Aqui já fica bem claro o jeito do Reacher de não ligar para nada, ele manda doar a parte dele do apartamento da mãe. E eu desesperada pensando, fica com esse dinheiro, você vai precisar no futuro rs.

A investigação é interessante, bem diferente dos livros anteriores. Estamos acostumados com um Reacher que faz o que quer, como quer, sem ligar para as consequências. Aqui ele é um soldado, dentro do possível segue as ordens e a cadeia de comando. Mas quando o Coronel manda ele abafar tudo e deixar para lá, ele está se lixando para ele e continua em frente em busca da verdade. Seu código de honra é bem severo, no final isso fica claro. Com ele sendo penalizado e se recusando a mentir, sendo rebaixado para Capitão. 

Como sempre tem aquele envolvimento dele com uma bela mulher, que termina em pizza. Adorei Summer, mas já sabia que não ia passar disso, já sei bem como é ele no futuro rs. Isso é bem James Bond sabem? É manjado, tem em todos os livros, mas adoro. Reacher é sexy com seu jeito brucutu, que homem minha gente.

Eu sou super fã e estou feliz que já tenho mais dois livros para ler. O último tiro, que lançaram fora da ordem por causa do filme (o com o baixinho kk), aí eu comprei e não li ou assisti ao filme. E o décimo que a Editora Bertrand lançou este ano. Que saiam logo todos, pelo amor...

Esse só não foi favorito porque é bem lento em alguns momentos. Tem todas as descrições sobre o exército, funcionamento, cadeia de comando, sobre armas e outras coisas. O final compensou, embora tenha sido rápido eu adorei a sequência de ação.

Eu amo essa série e indico para todos que curtem policiais. E lembrem, series enormes tem um motivo para ser assim, é porque elas são excelentes! Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Jacy Reacher do Lee Child
  1. Dinheiro Sujo (Killing Floor)
  2. Destino: Inferno ( Die Trying)
  3. Alerta final (Tripwire)
  4. Caçada às cegas (Running Blind)
  5. Miragem em chamas (Echo Burning)
  6. Serviço secreto (Without Fail)
  7. Acerto de contas (Persuader)
  8. O inimigo (The Enemy)
  9. O último tiro (One Shot) 
  10. Por bem ou por mal (The hard Way)
  11. Bad Luck and Trouble (os demais não lançados no Brasil)
  12. Nothing to Lose
  13. Gone Tomorrow
  14. 61 ours
  15. Worth dying
  16. The affair
  17. A wanted man
  18. Sem retorno (Never go back)
  19. Personal
  20. Make Me
  21. Night School
  22. The midnight  line
  23. Past tense
  24. Blue Moon.
Avaliação (1 a 5): 4.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO